Ontem, um voo da KLM partiu do Aeroporto Schiphol de Amsterdã para Cingapura como parte do The Aviation Challenge. Este desafio é iniciado pela SkyTeam e desafia as companhias aéreas a conduzir suas operações da forma mais eficiente e com o menor impacto ambiental possível. Os resultados desses testes são compartilhados entre as companhias aéreas participantes, com o objetivo de compartilhar conhecimento e ajudar as companhias aéreas a realizar suas atividades com um menor impacto ambiental.
A KLM reconhece seu impacto no meio ambiente e no clima e vê que há limites para o que nosso planeta pode suportar. Ação é necessária para operar dentro desses limites. Ao testar várias inovações durante as operações de voo e a bordo, a KLM avalia seus resultados com o objetivo de ampliá-los e implementá-los como práticas padrão.
Antes do voo
Tanto durante a preparação quanto durante o voo, a KLM testou várias iniciativas. Em termos de transporte de carga, a KLM espera eventualmente substituir todos os paletes de carga por alternativas leves de papelão. Essa mudança economiza 150 kg de material por voo necessário para o transporte de carga. A KLM espera economizar quase 0,05% de CO2 (6 quilotons) anualmente por meio dessa medida (Escopo 1 e 3). Além disso, tantos processos elétricos de solo quanto possível são usados, e a aeronave é rebocada para a pista, economizando 400 kg de combustível. Isso testa como funciona rebocar uma aeronave mais em direção à pista em um ambiente operacional para que os motores possam dar partida mais tarde.
A otimização do peso de carga também pode ajudar a reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2. Ao distribuir o peso a bordo da forma mais otimizada possível, uma pequena elevação sob o nariz é criada, resultando em menos resistência do ar e, portanto, um voo mais eficiente.
Os passageiros da World Business Class são solicitados a pré-encomendar suas refeições. Isso ajuda a KLM a levar a bordo exatamente a quantidade de comida necessária para o voo, reduzindo o desperdício de alimentos. Os passageiros também são incentivados a levar pouca coisa.
A KLM também começou a aconselhar os passageiros a não imprimirem seus cartões de embarque. Isso levou a uma redução de 84% nos cartões de embarque impressos desde maio de 2024.
Iniciativas a bordo
Durante o voo, louças mais leves são usadas na World Business Class, um resultado do Challenge em 2022. Isso economiza 5 kg por voo, resultando em uma economia anual de 150 toneladas de emissões de CO2 para toda a frota da KLM. Além disso, os passageiros da World Business Class recebem uma casa KLM mais leve impressa em 3D em vez das casas KLM de porcelana comuns.
Os passageiros também podem comprar combustível alternativo (SAF) a bordo do voo, que normalmente só está disponível com antecedência. O SAF adquirido adicionalmente não está no voo para Cingapura, mas será usado pela KLM mais tarde. A tripulação de cabine usa um novo uniforme feito de tecido mais sustentável de PET reciclado e com mais elasticidade, proporcionando mais conforto ao trabalhar a bordo. A tripulação de cabine também usa os tênis KLM implementados anteriormente da Filling Pieces.
O Desafio da Aviação
O Desafio da Aviação é inspirado na histórica World’s Greatest Air Race, que ocorreu de Londres a Melbourne em 1934. A corrida tinha como objetivo tornar o mundo mais acessível e conectar pessoas. Hoje, os desafios da aviação não estão mais em encurtar distâncias, mas em tornar as operações mais sustentáveis. A SkyTeam desafia as companhias aéreas participantes a conduzir voos comerciais regulares com o menor impacto ambiental possível.