A parceria representa um voto significativo de confiança na Virgin Australia e na aviação australiana;
Consolida uma parceria estratégica mais profunda que fortalecerá a competição nos céus da Austrália, criando mais opções e melhor valor para os australianos;
O investimento de capital do Qatar Airways Group desbloqueará novas áreas de cooperação com a Virgin Australia, todas as quais ajudarão a gerar benefícios econômicos e ao consumidor adicionais. Sujeita à autorização da ACCC, essa cooperação permitirá que a Virgin Australia lance voos de Brisbane, Melbourne, Perth e Sydney para Doha, conectando-se perfeitamente à rede global da Qatar Airways. Esses voos extras abrirão mais de 100 novos itinerários de conexão pela Europa, Oriente Médio e África para viajantes australianos. Os serviços de arrendamento com tripulação propostos começarão em meados de 2025, permitindo que a Virgin Australia avalie os méritos e a viabilidade de longo prazo de aeronaves de fuselagem larga voando, ao mesmo tempo em que oferece aos australianos maior concorrência local para suas necessidades de viagens de longa distância no curto prazo.
O acordo de codeshare e colaboração expandido fornecerá acesso a uma gama maior de destinos internacionais com horários e frequências aprimorados, maiores oportunidades de ganho e resgate para membros do Velocity e do Privilege Club da Qatar Airways, e acesso mais amplo a tarifas de grande valor para viajantes a lazer, pequenas e médias empresas e clientes corporativos.
A parceria aprofundada tem o potencial de sustentar empregos significativos e crescimento econômico, não apenas na Virgin Australia, mas em ambos os setores mais amplos de aviação e turismo na Austrália. Uma área importante de foco futuro é a sustentabilidade, incluindo o desenvolvimento de Combustível de Aviação Sustentável. A parceria também chega em um ótimo momento para explorar oportunidades à medida que o novo Aeroporto de Western Sydney e seu ecossistema econômico são desenvolvidos.
O CEO do Qatar Airways Group, Engr. Badr Mohammed Al-Meer, disse: “Estamos realmente satisfeitos em anunciar nosso investimento estratégico proposto na Virgin Australia hoje. O alinhamento de nossas duas companhias aéreas é significativo, os relacionamentos são profundos e não poderíamos estar mais orgulhosos de trazer ainda mais valor e escolha para todos os australianos. O investimento demonstra ainda mais nosso alinhamento estratégico com a Virgin Australia e nossa ambição coletiva de oferecer o melhor serviço e valor possíveis aos passageiros australianos.
“Não apenas isso, acreditamos que a competição na aviação é algo bom e ajuda a elevar o nível, beneficiando, em última análise, os clientes. Este acordo também ajudará a apoiar empregos, empresas e a economia em geral na Austrália.”
A CEO do Virgin Australia Group, Sra. Jayne Hrdlika, disse: ““Esta parceria traz a peça que faltava para a estratégia de longo prazo da Virgin Australia e é um grande voto de confiança na aviação australiana. Mais importante, ela fortalecerá ainda mais a capacidade da Virgin Australia de competir no longo prazo, o que inevitavelmente se traduzirá em mais opções e tarifas aéreas ainda melhores para os consumidores, bem como empregos adicionais na aviação australiana.
“A Qatar Airways é uma valiosa parceira de codeshare da Virgin Australia desde 2022. Este investimento da melhor companhia aérea do mundo aprofundará uma parceria já forte, trazendo escala crítica e a melhor experiência do setor para dar suporte à nossa competitividade e crescimento de longo prazo.
“Este investimento proposto está sujeito à aprovação regulatória. Não tomamos isso como garantido e fizemos submissões descrevendo os benefícios da transação para a aviação australiana, viajantes australianos e a economia australiana.”
Refletindo sobre os novos serviços de longa distância propostos entre a Austrália e Doha, a Sra. Hrdlicka observou que eles foram estimados para gerar um benefício econômico de ~A$3bn para a economia australiana por meio de fluxos incrementais de visitantes nos próximos cinco anos. Benefícios adicionais fluirão do aumento da capacidade de frete, apoiando as exportações de alto valor da Austrália para mercados como Oriente Médio e Europa.
Ela continuou: “Estou muito feliz que nosso relacionamento mais próximo nos permita colocar o ‘pé na água’ em relação a voos internacionais de longa distância, bem como a capacidade de aprofundar outras áreas de cooperação existente, incluindo entre nossos respectivos programas de fidelidade e acordos de compartilhamento de código.”
A Sra. Hrdlicka observou que estava particularmente animada com o potencial de expandir o relacionamento das duas companhias aéreas para novas áreas, como sustentabilidade e desenvolvimento do ecossistema de aviação do oeste de Sydney, incluindo empregos mais amplos e oportunidades de treinamento.
Ela declarou: “O Combustível de Aviação Sustentável desempenhará um papel crítico no esforço de descarbonização de longo prazo da aviação. A Virgin Australia tem sido uma participante ativa no Jet Zero Council do Governo Federal, e esperamos que nossa parceria com a Qatar Airways apoie as oportunidades de SAF de uma maneira consistente com a agenda Future Made in Australia do Governo Federal.
Ela concluiu: “Ambas as companhias aéreas estão entusiasmadas com a oportunidade de trabalhar mais juntas, o que trará benefícios significativos aos viajantes australianos e à economia.
“Estou super orgulhoso de toda a equipe da Virgin Australia. Juntos, eles fizeram um trabalho maravilhoso, colocando a Virgin Australia de volta em uma posição saudável e competitiva de longo prazo, o que atraiu a melhor companhia aérea do mundo como um investidor em potencial. Cada membro da nossa equipe contribuiu para esse resultado fantástico.”
O sócio da Bain Capital, Sr. Mike Murphy, disse: “A Virgin Australia desempenha um papel fundamental na conexão dos australianos entre si e com o mundo. Nos últimos quatro anos, tivemos o privilégio de trabalhar ao lado de uma equipe que demonstrou a dedicação e a tenacidade necessárias para revitalizar a companhia aérea. Após uma década de perdas resultando em administração, a Virgin Australia emergiu como uma empresa forte e lucrativa com uma posição de mercado atraente, uma base de clientes leais e uma trajetória de crescimento promissora.
“Temos o prazer de receber o Qatar Airways Group como parceiro nesta fase para desenvolver a sólida base da Virgin Australia.”
Nota para o editor:
- O Virgin Group e a Queensland Investment Corporation manterão participações na Virgin Australia.
- Grupo Virgin Australia: corporateaffairs@virginaustralia.com
- Bain Capital Austrália: Stuart Carson (+61) 0403 527 755
O Virgin Australia Group foi fundado no ano 2000 por Sir Richard Branson e agora é uma das maiores companhias aéreas australianas operando uma extensa rede doméstica, bem como serviços internacionais de curta distância, operações de fretamento e carga, e seu programa de fidelidade, Velocity Frequent Flyer. O Grupo emprega mais de 7.800 pessoas e ostenta mais de 12 milhões de membros Velocity que podem usar seus pontos para resgatar voos para mais de 600 destinos ao redor do mundo através da Virgin Australia e da extensa lista de transportadoras parceiras internacionais da companhia aérea.