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Candidato à Prefeitura do Rio, Eduardo Paes se encontra com diversos setores do turismo

O candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro Eduardo Paes esteve presente nesta quarta-feira, dia 25, a um encontro com representantes de diversos setores do turismo. Na reunião, realizada no Windsor Excelsior Hotel, em Copacabana, ele debateu os problemas da área e apresentou seus projetos para o setor.

O evento, organizado por ABIH-RJ (Associação de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro) e HotéisRIO (Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro), contou com a presença de representantes da ABAV RJ, da Bito (Associação Brasileira de Turismo Receptivo), da ABEOC RJ (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), da Apresenta (Associação dos Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento e Afins), da Orla Rio e da Anttur (Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento).

O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, ressaltou a organização de grandes eventos, como o show da Madonna e o G20, que movimentam a economia e a área turística. “Mas seria importante termos acesso a essa programação com antecedência, para podermos oferecer aos turistas”. Lopes solicitou que o prefeito avalie uma forma de tornar permanente o desconto de 40% no IPTU dos hotéis, que vigora desde a gestão Cesar Maia, mas que precisa ser renovado a cada quatro anos. “Nosso setor precisa de previsibilidade. Por isso, gostaríamos que o próximo prefeito estudasse a possibilidade de estabelecer um orçamento para a promoção turística, baseado, por exemplo, no recolhimento de ISS, já que o turismo é o quinto maior arrecadador desse imposto”.

Atual prefeito e candidato a reeleição, Eduardo Paes destacou que a vocação da cidade é entretenimento, um dos polos mundiais desse setor. “O Rio tem um branding de cidade sexy, desejada. Isso é resultado de um longo processo de construção de imagem, inclusive de prefeitos anteriores a mim. Quando o Alfredo fala do show da Madonna, é a esse conceito que ele se refere. Espetáculos internacionais como esse são caros, mas dão ótimo retorno em mídia espontânea e beneficiam a imagem da cidade”.

Paes lembrou que por trás da realização de eventos como esses e da recuperação de equipamentos como o Galeão há toda uma articulação estatal. “É uma ação política, de política pública, de atração de investimentos”. No entanto, ele disse que há o que melhorar, como a elaboração de ações promocionais. “Já fizemos campanhas digitais, mas acho mais efetivo atuar diretamente com operadoras e companhias aéreas estrangeiras”. Segundo ele, ainda é preciso avançar em questões como segurança e ordem pública. “Mas vocês, do setor privado, podem – e devem – cobrar. Assumo um compromisso: se reeleito, receberei vocês para reuniões bimestrais, nos quais vocês farão pleitos e levarão demandas. Encontros rápidos, para a tomada de decisões”.

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