Setembro, 2024 – O Salvador Bahia Airport oferece uma experiência diferente para quem passar pelo terminal nestas quinta-feira (19) e sexta-feira (20). Na ocasião, turistas e visitantes poderão realizar um tour gratuito, usando óculos de realidade virtual, pelo Complexo Sustentabilidade, localizado na área operacional do aeroporto.
A ação, que acontece entre 12h e 14h, em frente ao check-in, busca aproximar o público das iniciativas ambientais que fizeram do Aeroporto de Salvador um dos mais sustentáveis do Brasil. Em uma área de 935 m², o Complexo da Sustentabilidade abriga uma moderna estação de tratamento de efluentes; a central de resíduos sólidos, onde é feita a segregação e destinação adequada de todos os materiais descartados nos terminais e aeronaves; a composteira acelerada, que transforma orgânicos em efluente para água de reuso, e o centro da biodiversidade, que conta com viveiro e uma equipe de profissionais responsáveis pela identificação, tratamento e manejo correto dos animais encontrados no sítio aeroportuário.
Próximo ao Complexo, na lateral da pista principal de pouso e decolagem, está a primeira usina de energia solar em aeroportos do Brasil. Esta estrutura também poderá ser visitada vitualmente pelos interessados.
Desde 2018, quando assumiu a concessão do aeroporto da capital baiana, a VINCI Airports investe em infraestruturas que auxiliam no atingimento das metas ambientais ambiciosas definidas para todos os aeroportos da rede, alçando o grupo à vanguarda da transição ambiental. No último semestre, por exemplo, o Salvador Bahia Airport foi reconhecido como o segundo aeroporto mais sustentável do Brasil pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Anteriormente, o aeródromo foi eleito o mais sustentável do país por três anos seguidos, graças a uma série de iniciativas que começaram a ser implantadas no início da concessão, há seis anos. Além de ser “zero aterro” e “zero efluente”, o aeroporto baiano é o primeiro do país a ter uma usina solar de energia solar – capaz de produzir cerca de 30% da demanda energética do terminal -, e a conquistar a ISO 14001 – certificação que atesta seu compromisso com a gestão ambiental.
Recentemente, no final de 2023, a instalação de 1125 painéis fotovoltaicos na cobertura do Terminal Internacional de Cargas (TECA), também ajudou a alavancar o processo de geração de energia limpa do aeródromo. O Salvador Bahia Airport, inclusive, também se orgulha de ser o primeiro aeroporto brasileiro a possuir uma usina solar. A partir da implantação de painéis solares antirreflexo, para evitar atração de aves, geramos mais de 4,2 MW.
O Aeroporto de Salvador já reduziu em 89% suas emissões de carbono e em mais de 40% o consumo de água. O trabalho promovido pelo Salvador Bahia Airport nesse âmbito também contempla atividades educativas e de conscientização junto à comunidade.
Por isso, os interessados em conhecer essas iniciativas presencialmente também podem realizar uma visita física ao Complexo Sustentabilidade. A iniciativa é especialmente voltada a comunidade escolar – com ênfase em instituições da rede pública. Os interessados podem verificar mais informações por meio do website https://www.salvador-airport.com.br/ ou diretamente pelo e-mail visitas.salvador@vinci-airports.com.br