O evento realizado pelo Ministério do Turismo em agosto deste ano promoveu uma série de ações com foco em práticas sustentáveis inovadoras
O Salão Nacional do Turismo 2024, realizado entre 8 e 11 de agosto no RioCentro, Rio de Janeiro, reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade ao adotar práticas que contribuíram para a redução dos impactos ambientais, o fortalecimento de comunidades locais e a promoção de práticas sustentáveis inovadoras. O evento, organizado pelo Ministério do Turismo, buscou integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), nas suas atividades.
Com o tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”, o Salão trouxe avanços em comparação à edição de 2023. Entre os resultados, estão a compensação de 68 toneladas de carbono e a geração de renda para a Cooperativa de Catadores Coopquitungo, que arrecadou R$ 8.800,00 com os serviços de separação dos resíduos, além de R$ 4.336,50 com a venda de materiais recicláveis.
O Coordenador de Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo, do Ministério Turismo, Edson Barros, ressaltou a importância de grandes mobilizações contribuírem com iniciativas similares:
“Os eventos são produtos turísticos que geram um importante volume de resíduos. A adoção de protocolos, como o que articulamos para essa edição do Salão do Turismo, traz benefícios nos três pilares de sustentabilidade. Os resultados obtidos retratam o impacto positivo que os eventos podem proporcionar, se houver o engajamento adequado de todas as partes envolvidas”.
A educação ambiental foi outro tema abordado durante o evento, a partir de treinamentos e workshops voltados para colaboradores. Foram realizados alinhamentos com as equipes de limpeza e expositores, que receberam orientações sobre a correta segregação de resíduos e os procedimentos de coleta. Além disso, um Guia de Sustentabilidade do Fornecedor, elaborado e as boas práticas de sustentabilidade, como o lixo zero e a compensação de carbono, foi amplamente divulgado por meio de um estande institucional e vídeos explicativos, inclusive nos telões dos shows.
A edição de 2024 do Salão do Turismo foi marcada também pela inclusão, com a instalação de infraestruturas acessíveis, como rampas e áreas reservadas, garantindo a participação de pessoas com deficiência.
LIXO ZERO – Uma das estratégias implementadas no evento foi o gerenciamento de resíduos seguindo a metodologia Lixo Zero, promovendo o consumo responsável e a economia circular. Os resíduos orgânicos foram acondicionados em bombonas e enviados para compostagem, gerando adubo, enquanto os recicláveis foram separados pela cooperativa e enviados para a reciclagem.
As lonas do evento foram doadas para projetos sociais, como o Sustenta Carnaval/Mulheres do Sul Global, além da Escola de Turismo, o Projeto de Extensão Observatório e o Escritório de Projetos de Turismo/UNIRIO, vinculados à Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A ação de sustentabilidade do Salão do Turismo 2024 foi apoiada pelo Itaipu Parquetec, em parceria com o Ministério do Turismo, e executada pelo Instituto Lixo Zero. Ao todo, a ação desviou 75,13% de resíduos do aterro sanitário, gerou 2.352kg de resíduos recicláveis, 460,9kg de compostáveis e destinou 726kg de lonas para doação aos projetos sociais citados.
Por Cláudia Bispo
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo