Joanesburgo, 10 de setembro de 2024 – A South African Airways (SAA) observa e apoia totalmente a ação tomada pela Autoridade de Aviação Civil da África do Sul (SACAA) contra a Dra. Nonhlanhla Sishaba, uma funcionária da SAA na função de Diretora Médica, por suposta conduta imprópria e fraudulenta em seu trabalho.
Entre outros, a Dra. Sishaba supostamente emitiu certificados de aptidão médica para pessoal da aviação, não apenas da SAA, mas de outras companhias aéreas, quando seu status de Examinadora Médica de Aviação Designada (DAME) expirou em 31 de março de 2024.
A SAA suspendeu o Dr. Sishaba com efeito imediato até que as investigações da SAA e da SACAA sejam concluídas.
O Diretor Executivo Interino da SAA, Prof. John Lamola, diz que “o bem mais precioso da SAA é seu histórico de segurança impecável. Em nossa indústria, a manutenção da mais alta cultura de segurança não é negociável, e na SAA temos tolerância zero a qualquer violação dos regulamentos de segurança da aviação em nosso ambiente de trabalho. É por esse motivo que a Dra. Sishaba foi colocada em suspensão preventiva imediata enquanto a CAA e a SAA estão investigando sua conduta”.
“Nós asseguramos aos nossos clientes que todas as medidas são tomadas para manter os padrões, práticas e procedimentos de segurança em todos os voos, e a SAA espera integridade e comprometimento com a segurança de todos os seus funcionários.” Lamola acrescentou.