Cias Aéreas

Dia da Amazônia: Azul conecta Amazônia ao mundo com transporte de produtos e capacitação de produtores

Produtores da região amazônica receberam gratuitamente capacitação em comércio exterior, em Campinas;
Parceria com a Azul Cargo garante o transporte de produtos artesanais com desconto de 80%.
São Paulo, 06 de setembro de 2024 – Brincos, colares, anéis e pulseiras produzidos com matéria-prima coletada por comunidades ribeirinhas vendidas em grandes metrópoles como Nova York e Londres. Essa realidade já existe, com joias que são feitas com os biomateriais de fios e tecidos da borracha, retirados da Ilha de Cotijuba, no Pará, por comunidades ribeirinhas e caboclas. E para estreitar ainda mais as conexões dos produtores com o mundo, a Azul, que já distribui as obras, ofereceu também aos produtores uma capacitação gratuita, realizada nesta quinta (05), quando é comemorado o Dia da Amazônia.
O evento, que aconteceu em Campinas, na UniaAzul, e foi promovido pela Azul em parceria com a Kuehne+Nagel, reconhecida como líder em logística global, foi organizado para debater os caminhos da exportação de produtos feitos na região Amazônica.
Todo o processo de produção das joias é feito de maneira sustentável com a finalidade de preservar os recursos do meio ambiente e da floresta. Os produtos já são vendidos no Brasil, ligando a Amazônia com o país, e também são comercializados no exterior, de maneira indireta, em cidades como Lisboa e Zurique. A parceria com a Azul permite que a Azul Cargo, braço de logística da Companhia, faça a logística de transporte com 80% de desconto.
“Já estamos desenvolvendo joias com povos indígenas do México. E a Itália, um país tão tradicional com a moda, também está experimentando os nossos produtos alternativos, similares ao couro, porém de matéria prima vegetal e renovável”, conta Tainah Fagundes, proprietária da empresa Da Tribu.
Ela e mais dezessete pequenos e médios produtores, que fazem parte do projeto ARA – Todas as Amazônias sob o Mesmo Céu – da Azul Linhas Aéreas, em parceria com a ASSOBIO (Associação dos Negócios de Sociobioeconomia da Amazônia), participaram da capacitação.
“A ideia do projeto era que os especialistas da Kuehne Nagel, uma empresa de transporte de cargas, junto com os profissionais da Azul, passassem suas experiências para os produtores, o passo a passo do que deve ser feito, caso eles decidam e queiram exportar seus produtos, conectando assim a Amazônia com o mundo”, explica o Gerente de Sustentabilidade da Azul, Filipe Alvarez.
Estes empreendedores são apenas uma parte dos integrantes do projeto ARA. Os outros 63 empresários espalhados por toda a Amazônia Legal com produtos diversos como alimentos, cosméticos, roupas, bolsas, bebidas, bijuterias também tem como objetivo fomentar cadeias justas, desenvolver a região norte e gerar empregos, nas cidades que estão espalhadas pelos 5 bilhões de quilômetros quadrados, que fazem parte da Amazônia Legal.
“Além do curso, a gente também cedeu gratuitamente 25 acessos para a plataforma online da UniAzul, que contém diversos outros cursos, desde como montar um powerpoint até como apresentar uma proposta de negócios. A ideia é que eles possam se conectar com o conhecimento e se desenvolver. Sendo mais eficientes nos negócios. E assim a gente espera que um negócio bem feito na Amazônia gere um impacto positivo na socioeconomia e na manutenção da floresta em pé”, complementa Filipe Alvarez.
De acordo com a ASSOBIO, em dois anos de programa ARA já foram registrados um faturamento de 44 milhões de reais. Cerca de 600 empregos diretos e 86 mil indiretos foram criados. Quase 50 milhões hectares de floresta preservados. E mais de 24 toneladas de itens diversos transportados nos aviões da Azul Cargo, graças à parceria com a Azul.
“Somos feitos por quem acredita que a Amazônia faz a diferença. Utilizamos ingredientes e sabores da nossa biodiversidade. São ingredientes tradicionais da culinária amazônica como Tucupi, Cupuaçu e Camuru que viram geleias, granolas, farinhas e farofas. E agora queremos levar para o mundo o sabor da Amazônia,” conclui Joana Martins, proprietária da Manioca.
Sobre Projeto ARA 
É uma iniciativa desenvolvida pela Azul que oferece vantagens para microempresários e cooperativas que produzem bens alinhados com a conservação ambiental e o progresso social. Em razão da presença da Azul Cargo Express, a unidade de logística da Azul, em 5.000 municípios do país, a companhia tem levado produtos amazônicos para os principais centros comerciais do Brasil com tarifas reduzidas. Desde o início do projeto, mais de 24 toneladas de itens diversos já foram transportadas.
Sobre a Kuehne+Nagel
Moldamos o mundo da logística com uma forte determinação em ligar pessoas a bens através de soluções logísticas inovadoras e sustentáveis. Ao antecipar desafios e aplicar a nossa mentalidade visionária, impulsionamos o comércio global e unimos comunidades.  Atualmente, a Kuehne+Nagel está sediada na Suíça, com uma presença global em mais de 100 países. Concentramos o nosso negócio no elemento mais essencial: as necessidades dos nossos clientes.

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