Tecnologia

Tecnologia de nuvem remodela indústria do turismo e impulsiona a economia

Cloud Computing oferece solução eficiente para as empresas tradicionais de turismo, além de fornecer infraestrutura de segurança robusta que garante a proteção de dados e operações dos usuários

O turismo é uma das atividades mais importantes para a economia global e o Brasil está ativamente inserido nesse contexto. Em 2023, mais de 5,3 milhões de turistas estrangeiros visitaram o país, um aumento significativo em comparação a 2022, quando o número foi de 3,6 milhões, segundo o Portal de Dados da Embratur. Diante disso, a indústria turística tem buscado formas de se renovar constantemente para oferecer respostas em tempo real e em qualquer parte do mundo. Uma delas é a utilização de soluções desenvolvidas em Cloud Computing, associando aplicações e ambiente computacional como ferramenta que facilita reservas e outras transações de forma online, dispensando contato telefônico, por exemplo, comumente utilizado nesses casos.

Há alguns anos, os viajantes tinham que fazer reservas ligando diretamente para os hotéis e companhias aéreas ou visitando agências de viagens físicas para escolher seu destino. No entanto, a computação em nuvem impulsionou significativamente  para que as soluções se tornassem  cada vez mais  eficazes e com custo reduzido para as empresas de turismo e, muitas vezes, para o consumidor.

Com apenas alguns cliques, os turistas podem comparar preços, ler avaliações e fazer reservas instantâneas, tudo isso de qualquer lugar do mundo. As empresas, por sua vez, podem gerenciar suas operações com mais eficiência, oferecer promoções personalizadas em tempo real e melhorar a experiência do cliente, tornando o processo de viagem mais rápido e agradável para todos.

Helder Ferrão, gerente de estratégia de indústrias da Akamai LATAM, compartilha alguns benefícios de migrar as plataformas de turismo para o mundo Cloud:

Melhor atendimento ao cliente com  aplicativos e serviços baseados em cloud, as empresas podem oferecer atendimento personalizado, selecionando previamente sugestões ou comodidades para os viajantes, ajudando na satisfação dos clientes e na economia de custos ao oferecer uma proposta ajustada aos gostos do cliente.

“Algumas companhias aéreas, por meio de comunicação contínua com os passageiros, permitem que eles escolham, antes de seus voos, os filmes, séries ou músicas que desejam ver e ouvir, oferecendo-lhes uma experiência mais personalizada”, explica Helder.

Disponibilidade 24/7 – Estar presente a qualquer momento ou parte do mundo é uma característica essencial que todos os viajantes procuram, por isso as empresas de turismo que concentram suas atividades na nuvem conseguem estar disponíveis para todos os usuários e oferecer mais agilidade, com tempos de carregamento menores e com acesso quase imediato aos arquivos importantes, proporcionando uma experiência mais agradável.

Economia de custos – A cloud computing proporciona uma solução mais econômica para as empresas de turismo em comparação aos sistemas tradicionais, além de incluir uma infraestrutura de segurança robusta, o que não só otimiza os gastos operacionais, mas também garante a proteção de dados e operações.

“Com a transição para a nuvem, as empresas de turismo podem não apenas reduzir custos, mas também melhorar significativamente a segurança e a eficiência de suas operações. A capacidade de acessar e analisar dados em tempo real permite uma tomada de decisão mais informada e ágil, o que é crucial em um setor tão competitivo e dinâmico”, acrescenta Helder.

Escalabilidade sob demanda – As férias de julho e de final de ano são dois picos importantes no turismo do país. Por isso, é  difícil responder e prever o comportamento dos viajantes nesses momentos, mas é possível assegurar que cada segundo é de suma importância. Com os serviços na nuvem, é possível contratar capacidade sob demanda, garantindo assim a informação em tempo real e em questão de segundos para não perder nenhuma reserva.

“A escalabilidade da nuvem permite que as empresas ajustem rapidamente seus recursos conforme a demanda, garantindo que possam oferecer um serviço de alta qualidade aos seus clientes, independentemente das flutuações sazonais ou inesperadas”, completa Helder.

Análise de dados eficiente – A migração para a cloud é recomendada pela facilidade de integração que oferece a múltiplas empresas para a análise de dados. Assim, empresas de análise podem elaborar relatórios de maneira mais eficiente.

Sobre a Akamai

A Akamai é a empresa de nuvem que potencializa e protege a vida online. As principais empresas do mundo escolhem a Akamai para criar, entregar e proteger suas experiências digitais, ajudando bilhões de pessoas a viver, trabalhar e jogar todos os dias. A Akamai Connected Cloud, uma plataforma de nuvem e edge amplamente distribuída, aproxima as aplicações e experiências dos usuários e afasta as ameaças. Saiba mais sobre as soluções de computação em nuvem, segurança e entrega de conteúdo da Akamai em akamai.com/pt e akamai.com/pt/blog, ou siga a Akamai Technologies no Twitter e no LinkedIn.

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo