DESTINOS TURÍSTICOS INTERNACIONAIS

Machu Picchu é a única maravilha do mundo que possui a certificação Carbono Neutro

  • A Cidade Inca acaba de renovar este certificado, graças às suas ações de descarbonização e à implementação de práticas sustentáveis.
  • Em 2021, tornou-se o primeiro destino turístico a obter este importante reconhecimento concedido pela Iniciativa Verde.

Dentro das celebrações do 17º aniversário da sua eleição como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, o Santuário Histórico de Machu Picchu recebeu, mais uma vez, o certificado como “Destino Carbono Neutro”. Esta conquista coloca o Peru na vanguarda na questão da sustentabilidade ambiental e na luta contra os efeitos das mudanças climáticas.

Este ícone e maravilha mundial recebe esta distinção graças ao empenho dos setores público e privado, que unindo forças alcançaram este importante resultado. Por um lado, o grupo motriz formado pela Prefeitura de Machu Picchu, Grupo AJE, Inkaterra e Tetra Pak, e o grupo aliado formado por PROMPERÚ, World Xchange, Luz del Sur, Bosques Amazónico (BAM), Latam e CANATUR.

A certificação foi concedida pela Green Initiative, empresa líder em certificação climática no setor do turismo, que reconhece o cumprimento dos seus objetivos de descarbonização.

Para alcançar este reconhecimento, o Santuário Histórico de Machu Picchu adotou medidas eficazes para reduzir a sua pegada de carbono e compensar as emissões restantes, implementando práticas sustentáveis como a gestão de resíduos sólidos e promovendo uma economia circular.

“Na PROMPERÚ temos o firme propósito de contribuir para o desenvolvimento sustentável e descentralizado do nosso país”, destacou a presidente executiva da Comissão de Promoção do Peru para Exportação e Turismo (PROMPERÚ), Claricia Tirado, na cerimônia realizada em o Manco Cápac Plaza em Aguas Calientes no distrito de Machu Picchu.

“Todos nós que desempenhamos algum papel no setor público ou privado temos a responsabilidade de garantir que os benefícios económicos gerados sejam acompanhados por uma gestão sustentável”, acrescentou.

É importante destacar que a certificação tomou como base os resultados de emissões de carbono de 2019 e teve como foco estimular ações para redução, tratamento e gestão correta dos resíduos gerados. Também incluiu a sensibilização dos residentes, empresas e hotéis.

Nessa linha, foram implementados quatro processos de reaproveitamento de resíduos: instalação de uma planta compactadora de plástico PET e papelão; uma planta de biodiesel, para processar óleos usados de restaurantes e cassinos; uma usina de pirólise de resíduos orgânicos, que gera carvão natural, e duas trituradoras de vidro para transformar garrafas em areia para construção e decoração.

Este modelo de economia circular permite dar uma nova vida a resíduos reutilizáveis como plástico, cartão, embalagens Tetra Pak e vidro, além do tratamento de óleos.

PROMPERÚ – entidade peruana responsável pela promoção do turismo no Peru – continua a promover e trabalhar no turismo responsável e sustentável.

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo