21.5 C
Brasil
sábado, novembro 23, 2024
spot_img

MTur recebeu centenas de gestores municipais durante XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

O Ministério do Turismo esteve presente nos quatro dias da 25ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Além de participar da abertura e dos debates, a Pasta fez parte do estande do Governo Federal, prestando esclarecimentos e tirando dúvidas sobre emendas parlamentares, ações e programas. Os gestores municipais também foram recebidos na sede do MTur, na Esplanada dos Ministérios, onde puderam apresentar demandas diretamente ao ministro Celso Sabino. O MTur recebeu cerca de 250 dirigentes municipais no período do evento.
‎  ‏ ‍
Para o ministro do Turismo Celso Sabino, a XXV Marcha possibilitou maior interação com os executores das políticas públicas federais. “Foi uma ótima oportunidade para fazer a escuta qualificada das demandas dos municípios. Pudemos realizar diálogos resolutivos, como o ingresso no Mapa do Turismo Brasileiro; esclarecer dúvidas sobre o nosso Fungetur e outros programas do ministério; sanar pendências de convênios e tratar sobre emendas parlamentares”, afirmou Sabino.
‎  ‏ ‍
A assessoria do MTur foi proveitosa, segundo relato do prefeito André Bringsken, de Vila Bela da Santíssima Trindade (MT), a primeira capital mato-grossense. “Nós estamos inseridos em rotas turísticas, porque Vila Bela tem um potencial enorme no turismo histórico e cultural. O que precisava era recurso e descobrimos que podemos trazer projetos que o Ministério do Turismo financia. Foi uma novidade muito boa, pois queremos mais investimentos na área.”
‎  ‏ ‍
Quem também aproveitou o assessoramento do MTur foram as vereadoras Thaís Santana, de Natividade (TO), e Josiane Pimenta, de Almas (TO). As duas contam que, apesar do potencial de seus municípios, nenhum deles integra rotas turísticas e elas querem contribuir para mudar essa realidade. “Descobri os benefícios que posso levar para o município. Temos uma cidade histórica, temos a Festa do Divino, cachoeiras, romaria e turistas que passam sempre por lá”, destaca a vereadora Thaís Santana.
‎  ‏ ‍
Tarcísio Lopes, prefeito de Caiçara (PB), explica que o atendimento de forma pessoal, num espaço físico, fez toda a diferença para ele. “A gente não tem muito acesso à informação e, também por isso, não temos ações no turismo. Mas, temos interesse em desenvolver o setor para aproveitar as festas tradicionais que ocorrem na cidade. A gente sabe que é uma atividade que gera renda e empregos”. Munido de instruções, ele quer, futuramente, apresentar projetos e buscar apoio e financiamento no MTur.
‎  ‏ ‍
Prefeita em Sítio Novo (RN), Andrezza Brasil agradeceu a recepção do Ministério do Turismo. “Fomos bem recebidos e conseguimos sanar nossas dúvidas, conhecer possibilidades de parcerias”, contou a gestora que está entusiasmada para explorar melhor as atrações de aventura, como rapel e escalada.
‎  ‏ ‍
EVENTO MUNICIPALISTA – A XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios foi organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O ministro do Turismo, Celso Sabino, participou da abertura do evento, no dia 21 de maio, ao lado de outros ministros e do Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva. A Pasta também se fez presente do Painel “Turismo Rural: Desafios e perspectivas”, que contou com o secretário nacional de Políticas de Turismo, Milton Zuanazzi, como palestrante.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles