O Sindepat aconteceu em Foz do Iguaçu e contou com o apoio do Ministério pelo terceiro ano consecutivo
Pelo terceiro ano seguido, o Ministério do Turismo foi um dos apoiadores de um dos maiores eventos da indústria de parques no país. O Sindepat Summit acontece anualmente e reúne entidades do setor em três dias de palestras, painéis e exposições. O evento de 2024 trouxe o lançamento da segunda edição da pesquisa Parques, atrações turísticas e entretenimento no Brasil: panorama setorial e novos investimentos. O estudo teve como propósito dar sequência a pesquisa setorial elaborada em 2023, que destaca os principais novos investimentos em planejamento no setor.
Dentre as previsões apontadas pelo estudo está a de que a confiança no setor de entretenimento permanece positiva para 2024, impulsionada principalmente pelo contínuo aumento no número de visitantes, também refletido nas projeções orçamentárias do setor. A pesquisa aponta ainda, mais de R$ 9,5 bilhões em novos investimentos, além de 97 projetos identificado, o que resulta na estimativa de 15 mil empregos fixos diretos gerados pelo setor.
Na ocasião, a diretora do Departamento de Investimento, Crédito, Parcerias e Concessões no Turismo (DEINV) Viviane de Faria expôs dados sobre o turismo brasileiro, apresentou aos participantes o Fundo Geral do Turismo (FUNGETUR) – mecanismo de crédito essencial ao fomento do turismo como negócio e estratégia para o desenvolvimento social e econômico -, bem como os agentes financeiros de cada região do país e os fundos garantidores.
“Os parques e atrativos representam uma indústria pujante e indutora de destinos nacionais. Recentemente o presidente Lula expressou seu desejo que o povo brasileiro pudesse viajar mais para conhecer o nosso país, e é uma diretriz do ministro Celso Sabino ao lançar o Programa Conheça o Brasil, que reúne várias ações para estimular e fomentar o turismo interno.”, afirmou a diretora
CONHEÇA O BRASIL- Coordenado pelo Ministério do Turismo, o movimento tem o objetivo de incentivar e facilitar as viagens dos brasileiros pelo país. Entre as propostas da iniciativa estão: a ampliação da conectividade e mobilidade entre destinos nacionais, com especial ênfase nas localidades turísticas regionais, e o aumento do número de turistas nos destinos brasileiros, estimulando a geração de negócios aos prestadores de serviços turísticos e fomentando a competitividade no setor. O Programa também intensifica a geração de emprego e renda nas comunidades que recebem visitantes, promovendo, assim, um impacto positivo e sustentável no desenvolvimento econômico local.