CURSOS E CAPACITAÇÕES

Oficinas práticas gratuitas do APP EU VIVI são oportunidade de aprimoramento profissional para alunos de cursos de gestão de turismo

Serão selecionados cinco cursos no primeiro semestre e sete cursos no segundo semestre de 2024. Os facilitadores da Associação Férias Vivas construirão uma oficina prática junto com os alunos sobre a prevenção de acidentes no turismo.

Frente aos acidentes de turismo recentes, o mercado está evoluindo rápido para criar ações de prevenção. Para contribuir na profissionalização dos alunos no que tange ao gerenciamento de risco no turismo, uma nova iniciativa está tomando corpo em parceria com cursos universitários e técnicos de turismo. Serão oficinas práticas gratuitas do Aplicativo EU VIVI, uma ferramenta inédita de mapeamento da segurança turística.

Na oficina, os alunos serão convidados a mapear casos reais de acidentes em viagens e a refletir sobre os desafios do setor de turismo, como overtourism, a falta de fiscalização, a sinalização insuficiente, entre outros. Nesse momento, a discussão de casos é utilizada para ilustrar que a profissão tem uma responsabilidade legal e social.

O projeto piloto da oficina foi realizado em dezembro de 2023, na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo. “Sobre a contribuição da disciplina, acho que a atividade proposta foi fundamental para o aprendizado dos alunos. Ela tem uma relação muito direta com o assunto tratado que é a segurança, acidentes, prevenção, sobre os riscos. É uma disciplina super importante e eu vejo poucos cursos de turismo com essa preocupação. E isso é muito relevante quando você pensa em organização de viagens, elaboração de roteiros, recepção de turistas em determinados lugares. O trabalho da Férias Vivas da disseminação da informação é muito importante para o profissional do turismo. Só tenho a agradecer e apoiar a iniciativa da oficina prática do APP EU VIVI”, conta o Coordenador Geral dos Cursos de Turismo da UNIP e Professor da FATEC, Prof. Dr. Fábio Pozati.

“Um dos nossos focos de trabalho na Associação Férias Vivas tem sido dar visibilidade para a importância da temática da segurança turística dentro das universidades. Pois em um levantamento inicial realizado em 2016, em que consultamos 194 Cursos de Bacharelado em Turismo, identificamos que apenas 8 destes (uma representação de 4%) possuíam as noções de gestão de risco e de prevenção de acidentes em suas grades curriculares”, destaca a porta-voz do APP EU VIVI, Aline Bammann.

As oficinas serão desenvolvidas para cinco cursos no primeiro semestre e sete cursos no segundo semestre de 2024. Os docentes interessados em participar devem entrar em contato com a Associação Férias Vivas e fazer a inscrição até o dia 30/06/24 pelo link: https://feriasvivas.org.br/sala-de-aula/

 

Sobre o Aplicativo EU VIVI

O aplicativo EU VIVI é uma ferramenta gratuita e colaborativa de mapeamento da segurança em atividades turísticas no Brasil promovida pela ONG Férias Vivas. O seu objetivo é acompanhar turistas e profissionais de turismo na prevenção de acidentes, dando voz aos viajantes que compartilham alertas e boas práticas.

A ferramenta está disponível para download na App Store e Google Play. Os interessados em contribuir com o projeto, podem acessar o site www.feriasvivas.org.br/aplicativoeuvivi/.

Sobre as Férias Vivas

A ONG Férias Vivas é uma entidade sem fins lucrativos, que nasceu em 2002 com a missão de “educar para o turismo e o lazer seguro e responsável”. Motivada por uma tragédia pessoal, a fundadora da ONG Férias Vivas, Silvia Basile explica: “o nosso foco é a prevenção e a segurança em turismo e lazer; a nossa missão, minimizar os acidentes nas viagens. Assim, o conceito da ONG Férias Vivas é o de preservar a vida humana, perseguindo o lema “com segurança você vai mais longe”.

A ONG Férias Vivas conta com o trabalho voluntário e permanente de um grupo de profissionais de turismo, e criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site www.feriasvivas.org.br é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo