21.5 C
Brasil
sábado, novembro 23, 2024
spot_img

KLM implementa inteligência artificial para combater o desperdício de alimentos

A KLM está desperdiçando menos alimentos a bordo de aeronaves, graças à inteligência artificial. Os programas de IA permitem à empresa prever melhor quantos passageiros que reservaram embarcarão em um voo. Isso permite que o número exato de refeições necessárias seja calculado e o KLM alcança até 63% menos desperdício de alimentos com base no número esperado de passageiros por voo. Anualmente, isso representa uma economia de mais de 100.000 kg de refeições.

Investimentos em tecnologia digital são uma prioridade para a KLM. A aplicação da inteligência artificial contribui enormemente para melhorar nossas operações de vôo e torná-las mais sustentáveis. Combater o desperdício de alimentos é um bom exemplo disso, resultando em dezenas de milhares de refeições a menos desperdiçadas em nossos voos a cada ano.

Marjan Rintel, CEO KLM

A KLM está trabalhando no uso de inteligência artificial para determinar o número de refeições a bordo para ajudar a combater o desperdício de alimentos. Nem todas as reservas feitas resultam em um passageiro a bordo de uma aeronave KLM. Dependendo da classe, entre 3 e 5% dos passageiros reservados não aparecem ( a tempo ) para o voo.

O modelo mais recente de IA ( TRAYS ) é o primeiro modelo desenvolvido especificamente para as atividades de catering da KLM. O modelo de IA prevê o número de passageiros a bordo com base em dados históricos. O sistema de refeições a bordo ( MOBS ) recebe os números esperados de passageiros por voo com previsões separadas para as classes Business, Premium Comfort e Economy. A previsão usando o modelo de IA começa 17 dias antes da partida e continua até 20 minutos antes da partida do voo. Isso significa que o número mais preciso possível de passageiros está previsto para todo o processo de restauração, desde a compra até o carregamento, impedindo assim um excedente de refeições.

O modelo de IA TRAYS foi lançado no final do ano passado pela Kickstart AI. A iniciativa reuniu talentos de empresas líderes, incluindo KLM, bol, Ahold Delhaize, NS e ING, para trabalhar no desenvolvimento desse modelo.

Estamos satisfeitos por termos conseguido dar uma contribuição valiosa para este importante projeto da KLM. Nosso objetivo com a Kickstart AI é acelerar a adoção da IA na comunidade empresarial holandesa e esperamos trabalhar em estreita colaboração com empresas holandesas para que isso aconteça.
Sander Stomph ( CEO e co-fundador Kickstart AI )

Uma análise de três meses mostra que 63% menos alimentos são desperdiçados em comparação com a restauração de todos os passageiros reservados. A maior melhoria pode ser observada nos voos intercontinentais da KLM a partir de Schiphol, onde 2,5 menos refeições ( 1,3 kg ) precisam ser jogadas fora por voo. Anualmente, isso representa uma economia de 111.000 kg em refeições em todos os voos da KLM atendidos em Schiphol.

A KLM também está trabalhando na aplicação de inteligência artificial em outras partes de suas operações comerciais. Por exemplo, a IA é importante para tornar a manutenção de aeronaves mais inteligente. Além disso, os programas de IA são usados para simular os dias previstos de mau tempo, deixando claro com antecedência qual cronograma seria melhor para permitir que os voos continuassem o máximo possível. A AI também ajuda os clientes, dando dicas de viagens personalizadas após a reserva de um voo.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles