A expectativa é que a ação contribua para o aumento do fluxo de turistas entre os dois países, incentivando a troca cultural e o aumento dos investimentos turísticos
Com foco na promoção e no desenvolvimento do turismo entre o Brasil e a República Dominicana, o ministro do Turismo, Celso Sabino, assinou nesta terça-feira (06.02), no Ministério do Turismo, em Brasília, um acordo de cooperação para alavancar o potencial turístico entre os dois países.
O documento tem como objetivo promover o desenvolvimento da cooperação na área de turismo, entre os dois países, tanto no campo institucional, por meio do intercâmbio de informações e de conhecimento, quanto na promoção aos investimentos turísticos.
A expectativa é que a ação contribua para o aumento do fluxo de turistas entre o Brasil e a República Dominicana incentivando, assim, a troca cultural entre essas nações, além da busca pela harmonização de posicionamento em fóruns internacionais e no desenvolvimento de ações de qualificação e treinamento em turismo.
Durante a cerimônia, o ministro Celso Sabino destacou a expectativa com o novo acordo. “Somos parceiros e esperamos que, com a celebração dessa cooperação, haja um estreitamento ainda maior das relações bilaterais entre Brasil e República Dominicana, sobretudo em função do intercâmbio técnico no campo do turismo, especialmente em segmentos turísticos de interesse recíproco, a exemplo do gastronômico, cultural, natureza e de sol & praia”, disse.
A Embaixadora da República Dominicana no Brasil, Patrícia Villegas de Jorge reforçou a importante parceria. “Essa assinatura é uma coisa sem precedentes entre os dois países. Nosso governo tem uma visão muito ampla do que é o turismo, e agora com o ministro Celso Sabino, que também tem uma ideia grande de como projetar o país, eu acredito que a parceria vai ser muito produtiva para as duas nações”, disse.
Com base em informações do Painel de Dados do Turismo, em 2023, o Brasil recebeu 8.665 turistas da República Dominicana, enquanto mais de 18 mil turistas brasileiros visitaram o país caribenho no mesmo ano, especialmente em Punta Cana, famosa por suas praias.
Durante a cerimônia de assinatura do acordo, o Ministério do Turismo da República Dominicana foi representado pela Embaixadora do país no Brasil, Patrícia Villegas de Jorge.
CONECTIVIDADE – Atualmente, a companhia aérea Arajet mantém três frequências semanais entre São Paulo e Santo Domingo, enquanto a Gol opera quatro frequências semanais, também da capital paulista para Punta Cana, a principal atração de praia na República Dominicana.