Opções de lazer e gastronomia, além do sentimento de pertencimento permeiam o coração de quem vive em São Paulo
São Paulo, Janeiro de 2024 – São Paulo, uma das maiores cidades do mundo, completa 470 anos. Além da celebração, para saber o que os paulistas e paulistanos pensam da capital, a Hibou – empresa de pesquisa e análise de mercado – mergulhou fundo entrevistando mais de 1000 pessoas para analisar os desafios que marcam a vida na maior metrópole do Brasil e quarta maior do mundo, em Janeiro/2024.
O lado bom de SP: o que o paulistano mais ama em São Paulo?
Em meio à vastidão urbana que define São Paulo, emerge a identidade única da cidade, traçada pela gastronomia, cinemas, agitação dos shoppings e diversidade pulsante do comércio. Alguns pontos se destacam e movem a paixão dos paulistanos por essa metrópole multifacetada: 61% se encantam com a riqueza da gastronomia, 60% aproveitam as diversas opções de lazer, enquanto 55% destacam a variedade única no comércio local. A entrega por delivery é adorada por 47%, e 43% enaltecem os centros culturais, museus e espetáculos que colorem a vida na cidade.
Profissionalmente, 42% consideram a capital paulista como o melhor lugar para estar, e 37% desejam manter-se próximos de familiares e amigos. A saúde é um ponto forte, com 36% mencionando as excelentes opções no setor. Os parques, a história de vida e o conforto da casa própria representam laços sentimentais para 30%, 27% e 25%, respectivamente.
Além disso, 25% enaltecem a facilidade de transporte e mobilidade, enquanto 9% destacam a infraestrutura da capital, desde o asfalto até os serviços essenciais. A cordialidade e simpatia do povo conquistam 6%, e 2% reconhecem São Paulo como uma capital segura em comparação com outras.
O programa “cultural” de sair para comer e beber é a cara de SP
Em meio ao caleidoscópio de sabores que caracteriza São Paulo, a pizza re-assume seu trono como “comida” típica da cidade, conquistando 39% dos corações gastronômicos. O pastel da feira aparece em segundo lugar, com 29%, seguido por outros pratos como marmita/PF, feijoada, massa, churrasco, hambúrguer, cachorro-quente, e opções orientais como sushi e yakissoba, cada um com sua fatia no apetite dos paulistanos.
No quesito de bebidas, o café mantém sua liderança inquestionável, conquistando 17% das preferências, enquanto o caldo de cana surpreende, elevando-se para 13%. A diversidade de opções, como cerveja, refrigerante, caipirinha, chopp, tubaína, vinho e água, revela o ecletismo dos gostos na terra da garoa.
Todo shopping é shopping em SP
No universo dos shoppings, nenhum nome se destaca com uma porcentagem expressiva, mas o Shopping Center Norte emerge como o mais citado, com 21%, refletindo sua posição singular na mente dos moradores.
Mas o cartão postal da cidade vai para…
Na arquitetura, a Avenida Paulista continua a ser o principal cartão postal paulista, liderando com 20%. Na sequencia estão: Parque do Ibirapuera, Mercado Municipal, MASP, e outros ícones que dão forma à identidade visual de São Paulo.
Ser verdadeiramente “São Paulo” vai muito além do local de nascimento
71% dos respondentes afirmaram ter nascido na cidade, enquanto 29% trouxeram consigo histórias de vida de outros cantos do país. A conexão emocional com a metrópole também se destaca, e 74% declaram se sentir genuinamente parte da capital, independente do berço geográfico de origem. “Observamos que a identidade paulistana se molda por experiências, vivências e o amor cultivado pelos habitantes, consolidando a cidade como um lar acolhedor para uma diversidade de histórias”, afirma Ligia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou.
Sobre a Hibou
A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e insights com atuação há mais de 16 anos no mercado brasileiro. A empresa trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos do ponto de vista do consumidor para produtos, serviços e cotidiano. Com sua expertise, a Hibou produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 25 anos de experiência. Entre seus principais produtos estão: pesquisa (qualitativas, quantitativas; exploratórias; de profundidade; de campo; dublê de cliente; NPS; CSat; NEV (teste de produto e hábitos de consumo e outros), análise e insights em dados já coletados, desk research e tendências baseadas em contexto.