A rede Louvre Hotels Group, segundo maior player da indústria hoteleira na França e na Europa, está implementando um plano estratégico que visa a posicionar cada uma de suas marcas entre as três com melhor desempenho nos segmentos e países onde o grupo atua, até 2028. Com um plano de investimentos inédito, o grupo irá renovar 80% dos seus hotéis, que inclui bandeiras emblemáticas, como Campanile, Kyriad e Première Classe.
Por meio de uma nova estratégia de marca, os designs foram completamente renovados para aumentar a flexibilidade e gerar oportunidades de desenvolvimento. Este plano também reforçará os serviços oferecidos aos franqueados, criando uma plataforma de serviços, redesenhando a plataforma de compras e fidelizando programas, bem como otimizando sistemas de TI e ferramentas de comércio eletrônico.
Esta direção estratégica está estruturada em 3 fases: até 2025, gerir, definir e implementar o novo plano e modelo de negócio, redefinindo os fundamentos de cada marca; impulsionar o crescimento orgânico, entre 2026 e 2027; e, em 2028, explorar oportunidades adicionais.
Marcas fortes sempre posicionadas entre as três de melhor desempenho em cada mercado-chave
O grupo redefiniu a estrutura da sua marca para construir um portfólio de marcas fortes e relevantes, com foco em conceitos e experiências. O objetivo é posicionar as marcas entre as três primeiras do seu segmento e países onde operam.
A nova arquitetura também proporciona maior flexibilidade, ao mesmo tempo em que otimiza custos, transformando as bandeiras em marcas de conversão, atraindo, assim, novos investidores e franqueados.
Este plano foi desenvolvido em torno de marcas líderes nos segmentos econômico e midscale: Première Classe, Kyriad Direct, Kyriad, Campanile e Kyriad Prestige. Completando esta arquitetura, estão as duas marcas híbridas do grupo, Hosho e Tulip Hôtels et Résidences, bem como a Golden Tulip, com uma oferta no posicionamento de luxo.
Campanile, marca emblemática e historicamente significativa dentro do Grupo, reforça a sua posição no segmento midscale para fazer de cada estadia um momento memorável de partilha e convívio. Para entregar essa promessa, os designs foram completamente revisados, permanecendo adaptáveis para fornecer flexibilidade e controle total sobre os custos de renovação. Da recepção aos quartos, incluindo espaços comuns e exteriores, foram criados novos ambientes acolhedores, modernos e confortáveis. A experiência do jantar, pilar da identidade do Campanile, foi repensada com elementos memoráveis inspirados na cozinha tradicional francesa.
Soluções híbridas e inovadoras
Duas das marcas mais recentes, Hosho e Tulip Hotels & Residences, representam soluções híbridas e inovadoras, com conceitos que atendem às preferências de acomodação em evolução dos consumidores: Hosho, que é um modelo de albergue de última geração, firmemente posicionado no segmento econômico, oferecendo uma produto que combina quartos tradicionais com dormitórios que acomodam até oito pessoas; e Tulip Hotel & Residences, que é uma nova marca de médio porte, voltada para o design, que oferece quartos tradicionais e uma abordagem de acomodação de longa duração com estúdios e apartamentos.
Alguns elementos-chave de conforto, como roupas de cama ou chuveiros, foram desenvolvidos para atender à promessa de cada marca e ao seu novo posicionamento. Os clientes encontrarão esses ‘básicos brilhantes’ em todos os estabelecimentos do grupo, elevando consistentemente as marcas acima dos padrões de sua categoria. A meta é que 80% dos estabelecimentos implementem os princípios básicos brilhantes até o verão de 2025.
Plano de renovação para ampliar participação no mercado
O Grupo implementará um extenso plano de renovação hoteleira, com recursos novos, adaptáveis, design moderno, conceitos diferenciados e adaptados a cada hotel. O objetivo é renovar 80% das unidades até 2028. Além disso, ao mesmo tempo em que atualizam essas propriedades, os investimentos irão padronizar o portfólio hoteleiro e reforçar a posição do Grupo no segmento midscale.
Entretanto, o Louvre Hotels Group continuará a reforçar sua presença nos seus principais mercados onde atua e já está firmemente estabelecido com marcas fortes e populares. Na França, mercado histórico do grupo, as ambições de desenvolvimento são reforçadas com a assinatura de mais de 200 novos hotéis entre 2024 e 2028. Na China, onde 265 hotéis serão abertos entre 2024 e 2028, com 40 mil quartos adicionais, o total de 500 operando no país. Na Índia, onde serão criados 50 novos hotéis, alcançará cerca de 200 estabelecimentos, consolidando a posição de liderança do grupo no segmento midscale indiano. Para o resto do mundo, a expectativa é de inaugurar mais de 120 hotéis nos próximos cinco anos.
Plano estratégico com foco em investidores e franqueados
Para focar novamente em seus investidores e franqueados, a rede Louvre Hotels Group implementará novas ferramentas e serviços, garantindo melhor rentabilidade e eficiência, visando à participação de mercado e, ao mesmo tempo, otimizar o modelo operacional e os custos.
Uma plataforma que engloba todos os serviços oferecidos pelo grupo aos seus franqueados será lançada ainda em 2024. Projetado para trazer agilidade, flexibilidade e simplicidade, ao mesmo tempo em que otimiza ainda mais a relação franqueador-relacionamento-franqueado, essa plataforma oferecerá diversos serviços customizáveis e adaptados às necessidades de cada hotel. Isso proporcionará oportunidades de receita adicional para o grupo.
Os serviços disponíveis incluirão assistência técnica e de design para apoiar investidores em reformas hoteleiras, otimização de receitas e política de preços, bem como uma plataforma de compras renovada para maior eficiência. Além disso, as ferramentas digitais de gestão e reserva (como CRS ou PMS) serão otimizadas para facilitar as operações diárias do hotel e garantir maior rentabilidade aos parceiros.
Todas estas inovações servem como motores de crescimento e potencializadores de produtividade para os hotéis da rede, fortalecendo ainda mais a liderança do Louvre Hotels Group no mercado midscale não só na França, como também internacionalmente.
O CEO do Louvre Hotels Group, Federico J. González, comemora: “É um grande orgulho para toda a empresa anunciar este plano estratégico de cinco anos, no qual as equipes trabalharam extensivamente. Estamos extremamente impressionados com seu comprometimento e dedicação na construção deste plano junto com o comitê executivo. Hoje, o Grupo Louvre Hotels entra numa nova fase e, com o apoio do nosso acionista Jin Jiang Hotel, estamos determinados e mobilizados para executá-lo e, juntos, construir o futuro do Louvre Grupo Hotels”.