Quantidade de viajantes domésticos registrada de janeiro a novembro é maior do que a do mesmo período de 2022, quando LATAM transportou 26 milhões de passageiros no País
Mais eficiente e competitiva, LATAM voa atualmente para o seu recorde de mais de 50 destinos no Brasil
A LATAM acaba de registrar a marca de 30 milhões de passageiros transportados em voos domésticos no Brasil entre janeiro e novembro deste ano. O volume é 16% maior ao registrado nos primeiros onze meses de 2022, quando a companhia alcançou a marca de 26 milhões de passageiros. É isso o que apontam os dados operacionais mais recentes da companhia, que se tornou mais eficiente e competitiva após a pandemia de Covid-19 e tem crescido de forma sustentável.
“A LATAM tem como compromisso fazer com que mais brasileiros voem de avião. E obter esses resultados que demonstram um expressivo crescimento no período de um ano é muito gratificante e só reforça que estamos no caminho certo. Isso é ser uma companhia cada vez mais eficiente e estratégica”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
De janeiro a novembro deste ano, a LATAM obteve no Brasil um crescimento de 11% na sua demanda doméstica de passageiros medida em RPK¹ e ampliou em 10% a sua oferta doméstica de assentos medida em ASK² na comparação com o mesmo período de 2022.
A CONECTIVIDADE DA LATAM
A LATAM opera atualmente a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos do País. Em 2023, a companhia também ampliou o seu codeshare com a Voepass, que oferece aos clientes da LATAM acesso a outros 26 destinos brasileiros, principalmente em aeroportos regionais.
Já nos voos internacionais, a LATAM é a companhia aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. No início de novembro, a companhia e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica que prevê ações conjuntas de promoção internacional dos destinos e voos, de qualificação da experiência dos visitantes estrangeiros com uso de inovação tecnológica, além de ações de estímulo ao desenvolvimento do turismo sustentável no Brasil.
Em 2023, celebrou ainda o primeiro aniversário da sua Joint Venture com a Delta Air Lines, que aumentou em 75% a capacidade combinada das empresas e já consolidou para os clientes uma rede de mais de 300 destinos entre a América do Sul e a América do Norte, incluindo rotas inéditas na história da LATAM, como São Paulo-Los Angeles.
Anualmente, a LATAM transporta no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros em voos domésticos e 3 milhões em voos internacionais. São cerca de 700 voos por dia no mercado brasileiro, sendo 650 domésticos e 50 internacionais.
GRUPO LATAM TAMBÉM CRESCE EM NOVEMBRO DE 2023
Em novembro de 2023, a demanda de passageiros (medida em RPK¹) de todo o grupo LATAM teve crescimento de 20% em relação ao mesmo mês de 2022. No mesmo período, a companhia promoveu aumento de 16% na sua oferta de assentos (medida em ASK²). Já na operação cargueira, a empresa ampliou em 11,5% a sua capacidade (medida em ATK³) em relação a novembro de 2022. Confira os resultados completos abaixo:
|
¹ RPK sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.
² ASK sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos.
³ ATK sigla em inglês para Tonelada-Quilômetros Oferecidos.
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.