Inauguração da unidade na região das Américas e Caribe será no dia 15 de dezembro
Falta apenas uma semana para a inauguração do escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) no Brasil. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, a vinda da unidade fortalecerá as ações do turismo para os países das Américas e do Caribe, que poderão realizar projetos conjuntos, impulsionando a atividade turística da região.
A chegada do escritório no Brasil é fruto de uma intensa negociação do ministro do Turismo, Celso Sabino, que falou sobre a proximidade da data de abertura do novo escritório, prevista para 15 de dezembro.
“Estamos ansiosos e animados para o início da atuação direta da OMT no país, onde poderemos planejar e discutir de perto com nossos países vizinhos a execução de ações de qualificação, promoção e atração de investimentos para todo o setor nas Américas e Caribe”, destacou.
O acordo para a instalação da representação da OMT foi assinado pelo ministro Sabino e pelo secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, em outubro durante a 25ª Assembleia Geral da entidade da ONU, que aconteceu no Uzbequistão.
Além da sede da OMT em Madri (Espanha), a entidade possui apenas um escritório regional, localizado na Arábia Saudita.
COMPROMISSO – Em uma iniciativa inédita, o Ministério do Turismo aderiu ao Código Internacional para a Proteção de Turistas (ICPT), um compromisso assumido junto à Organização Mundial do Turismo (OMT).
Trata-se de um conjunto abrangente de princípios e recomendações sobre a proteção de turistas em situação de emergência – não limitado a pandemias – e os direitos dos consumidores, com o objetivo de restaurar a confiança das viagens e fornecer garantias suficientes aos viajantes internacionais em situações adversas.