Desde crianças somos tomados em nosso imaginário sobre as grandes navegações que despontaram mundo afora, conquistando os mares e chegando ao Brasil. E foi nessa terra espetacular que as embarcações de Pedro Álvares Cabral atracaram em 1.500.
De forma exclusiva no país, Porto Seguro retrata este acontecimento, marcado pela chegada dos portugueses e período colonial, com um incrível equipamento turístico inaugurado em 2003, totalmente temático, que faz qualquer um viajar no tempo.
Bem no início da Orla Norte da cidade, próximo à Praia de Itacimirim, está localizado o Memorial da Epopéia do Descobrimento. Trata-se de um grande complexo com jardins botânicos e exposições sobre a história do Brasil, além de uma réplica da caravela, em tamanho real, em que a tripulação chegou às terras brasileiras
IMERSÃO CULTURAL
A réplica da caravela mostra exatamente como eram as caravelas antigas. Ao descer pela escadaria em espiral, que é uma das principais características do navio português, depara-se dentro do navio com objetos e ferramentas importantes para a navegação, como sacos de areia e canhões, quartos com as camas e os diversos tipos de utensílios utilizados pelos marinheiros em seu dia a dia.
O jardim é uma das áreas importantes para conhecer do museu. Preserva plantas raras, muitas delas, utilizadas pelos ancestrais nativos, ou até mesmo pelos europeus recém chegados, no século XVI, chegando a serem utilizadas em comercializações entre europeus e indígenas. Entre elas, estão o Pau-Brasil, Dendezeiro, Aroeiras, entre outras espécies de árvores, flores e ervas.
Também é possível ver quadros, pergaminhos, ladrilhos portugueses e conhecer os principais utensílios indígenas utilizados naquela época, permitindo ao visitante aprender um pouco da cultura e descobrir que, ainda que tenha tido uma grande mudança na cultura brasileira, uma parte se estabelece até os dias de hoje. Bolsas, balaios, relicários e gamelas são apenas alguns dos muitos utensílios expostos nas galerias.
“Vamos compartilhando cultura, dividindo conhecimento e transmitindo história. E a humanidade vai marcando e construindo suas gerações. Essa é a contribuição do Memorial da Epopéia do Descobrimento”, destaca o diretor, Wilson Cruz, citando que o espaço está aberto de segunda-feira a sábado, das 8:30h às 12h, e, das 13:30h às 17h; no domingo abre às 8:30 até 12h.
O local é muito visitado por excursões de estudantes, pesquisadores e famílias que querem um programa cultural durante o período das férias em Porto Seguro. Se quiser conhecer mais sobre o período das Grandes Navegações: marco para as inovações tecnológicas, artísticas, filosóficas, sociais e religiosas até a contemporaneidade, agende sua visita ao Memorial da Epopéia, e garanta um mergulho na história brasileira!