Parceria entre TEVX Motors, Engie e AENA utiliza veículo com zero emissões, reforçando o compromisso da concessionária com sustentabilidade
Outro diferencial do modelo é o piso totalmente baixo e o sistema de “ajoelhamento”, o que melhora a acessibilidade aos passageiros
A partir desta semana, os passageiros do aeroporto de Congonhas, administrado pela Aena, vão contar com mais conforto ao utilizarem o embarque ou o desembarque remoto, realizado com o auxílio de ônibus. Entraram em fase de testes no terminal veículos elétricos HIGER Azure A12BR. Desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro, numa parceria entre a TEVX Motors, a Higer e a Engie, o modelo tem zero emissão de gases e ruídos, com autonomia de 270 km.
Projetado com piso baixo total e um exclusivo sistema de “ajoelhamento” de suspensão, o ônibus permite que o embarque de passageiros com dificuldade de locomoção seja realizado de forma muito mais segura e confortável. Na parte interna, o veículo ainda conta com corredores largos e rampa de acesso na porta central, fundamentais para os passageiros com mobilidade reduzida.
“Esse é mais um passo importante para levar a tecnologia da eletromobilidade para o cotidiano das pessoas, de forma a valorizar a segurança, o conforto e, principalmente a acessibilidade de todos”, enaltece Marcelo Barella, diretor da Higer Bus para a América Latina.
Para o diretor de Infraestrutura, Operações e TI da Aena, Raúl Moya, a parceria entre a Aena e a Engie tem como objetivo oferecer o melhor para os passageiros, tanto em conforto quanto em sustentabilidade. “O nosso objetivo é alcançar a marca de 100% da frota de Congonhas com ônibus elétricos, reafirmando nosso compromisso com a descarbonização e a inovação”, destacou.
Outro diferencial do veículo é a aposta no conforto e na comodidade, como luzes coloridas de LED, um maior número de carregadores USB bem distribuídos e sistema de ar-condicionado ecológico com saídas de ar individuais nas laterais. A solução oferece um ambiente mais climatizado em qualquer estação do ano, o que é complementado por vidros com tratamento UV. Esse será o segundo teste do veículo em aeroportos, a primeira simulação ocorreu no aeroporto do Recife, também dentro da parceria com Engie e Aena.
Sobre a Aena Brasil
Aena Brasil é a marca registrada da companhia espanhola Aena, considerada pelo Conselho Internacional de Aeroportos como a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, com mais de 275,2 milhões em 2019 na Espanha. Desde começo de 2020, administra a concessão de seis aeroportos da região Nordeste: Recife (PE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Maceió (AL). Em 2019, os seis aeroportos somaram 13,7 milhões de passageiros. Agora, a concessionária começa a assumir a gestão de 11 novos aeródromos no país: Congonhas (SP), Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul; Uberlândia, Uberaba e Montes Claros, em Minas Gerais; e Marabá, Carajá, Santarém e Altamira, no Pará. Na Espanha, opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de gerenciar aeroportos no México (12), Colômbia (2) e Jamaica (2), que totalizaram um volume de passageiros de 78,2 milhões em 2019.
Sobre TEVX HIGER
A operação no mercado brasileiro da HIGER BUS – líder mundial na fabricação de ônibus elétricos – está sob a responsabilidade do TEVX Motors Group (voltado para a oferta de soluções de mobilidade sustentável, com atuação na importação dos ônibus, na prestação de serviços de pós-venda, representação técnica das baterias CATL e a oferta de peças de reposição).
Com uma receita anual de US$ 5,5 bilhões e capacidade para produzir anualmente 35 mil ônibus, a HIGER BUS exporta cerca de 30% da sua produção para dezenas de países. E em sua planta chinesa há uma linha dedicada ao portfólio brasileiro Azure.