O ministro do Turismo, Celso Sabino, o prefeito Eduardo Paes e o deputado federal Washington Quaquá (PT-RJ) fizeram nesta terça-feira (31) uma visita técnica ao local onde será o Escritório Regional da Organização Mundial do Turismo (OMT) para as Américas, no centro do Rio. A instalação do escritório no Rio foi decidida após uma visita do ministro e do deputado, em outubro, à direção da OMT em Madri.
Com vista para a Ilha Fiscal, o escritório tem pouco mais de 400 metros quadrados e ocupa um andar cedido pela Fecomércio RJ (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro) em frente à Igreja da Candelária.
“Em um jantar que tivemos com diversas autoridades em Madri, o ministro e eu conseguimos articular a vinda do escritório da OMT para o Rio. Este vai ser um passo importante para incrementar o turismo no Brasil e em toda a América Latina”, afirmou o deputado.
Para o prefeito Paes, a sala é o reflexo da centralidade e do protagonismo do Rio no cenário internacional. “O Brasil é visto como um grande país, mas o Rio é a face desse país e esse passo consolida a cidade como um importante centro de tomada de decisões, trazendo cada vez mais pessoas, atividades e interesses para cá, para que a gente possa desenvolvê-la. Mais um presente do governo Lula para o Rio de Janeiro”, afirmou.
O governo federal investirá US$ 5 milhões anualmente na manutenção do escritório. Os governos estadual e municipal apoiarão eventos no escritório, como o Fórum Global Econômico do Turismo da América do Sul e do Caribe, no próximo ano.
A inauguração está prevista para 15 de dezembro, e o acordo entre o governo e a instituição precisa ser aprovado pelo Congresso. “Vamos agir com o apoio da base governista para que seja aprovado o mais rápido possível. Eu sou da Comissão de Turismo, o ministro é deputado e nós temos uma ótima parceria com o presidente da Casa. Acreditamos que conseguiremos aprovar com facilidade”, disse o deputado Quaquá.
A América do Sul e o Caribe são pouco visitados em comparação com outros continentes, como a Ásia e a Europa. O Escritório Regional da OMT terá o objetivo de ampliar e qualificar esse turismo. “O escritório representa esse novo papel que o Brasil assume no cenário político internacional, tanto na política quanto na economia. É uma iniciativa que trará uma série de benefícios, incluindo a centralização das políticas da ONU para o turismo na região. O mundo passa a ter na América do Sul um novo destino turístico”, disse o ministro.
Antes da visita técnica, Sabino e Quaquá participaram de uma reunião com o prefeito Eduardo Paes, em almoço no Palácio da Cidade, em Botafogo. Já no fim da tarde, se encontraram com o governador Cláudio Castro, no Palácio Guanabara.