Especialista do Grupo Travelex Confidence indica qual a melhor estratégia para adquirir moedas estrangeiras e fugir das variações do câmbio
São Paulo, 29 de julho de 2023 – Com a grande volatilidade do dólar nos últimos tempos, aqueles que buscam a moeda, seja para viajar ou planejar um intercâmbio, se perguntam qual o melhor momento para comprar. São diversos os fatores que contribuem para a movimentação da taxa de câmbio, como o cenário da economia brasileira e internacional, além da retomada do turismo. Para Jorge Arbex, Diretor do Grupo Travelex Confidence, maior especialista em câmbio do mundo, a moeda norte-americana pode ainda manter sua volatilidade nos próximos meses e, neste cenário, em que o valor do dólar vem oscilando diariamente, esperar para comprar de uma vez na “hora certa” pode significar um prejuízo no orçamento.
Adquirir a moeda aos poucos, para garantir um bom preço médio no câmbio é a recomendação de Arbex. “Essa é uma estratégia importante para aqueles que possuem uma viagem marcada com antecedência ou estão planejando um intercâmbio. Separar um valor mensal em reais para realizar a compra de moedas é uma forma de evitar surpresas no orçamento, além de contribuir para uma boa organização financeira”, comenta.
É possível contar também com serviços específicos como o “câmbio programado”, oferecido pela Travelex Confidence, que permite que o cliente agende a compra mensal de uma moeda estrangeira durante um período determinado, com a conversão realizada pelo câmbio comercial*, que é uma taxa mais competitiva. “Com esse serviço, o nosso objetivo é estimular o planejamento financeiro de nossos clientes, além de oferecer valores mais atrativos, comodidade e segurança. O cliente define o quanto pretende desembolsar mensalmente e o prazo, que nós fazemos todo o resto”, finaliza o executivo.
*Como referência será considerada a PTAX, taxa divulgada pelo Banco Central que representa a média das taxas das operações realizadas no mercado, para compra e venda da moeda estrangeira.
Como funciona o Câmbio Programado
Criado para ajudar na organização financeira dos clientes de forma prática, o serviço que acaba de passar por mudanças, pode ser contratado diretamente nas lojas da corretora e, a partir desse mês de julho, os clientes também poderão realizar a contratação diretamente pelo site da Travelex Confidence. O cliente escolhe o valor em reais que deseja desembolsar mensalmente – entre R$500 (valor mínimo) e R$6.000 (valor máximo) – o prazo, de 4 a 12 meses, e realiza o pagamento das parcelas por boleto bancário ou transferência (TED).
O valor depositado é então convertido para a moeda escolhida, pela cotação do câmbio comercial do dia anterior, e ao final do período escolhido o cliente consegue programar o resgate do valor total. Caso o cliente precise cancelar o contrato antes do período programado, poderá ser feito a qualquer momento, sem nenhum custo. Este serviço está disponível para moeda em espécie (dólar americano e euro) ou carga no cartão pré-pago internacional (dólar, euro, libra, dólar canadense, australiano e neozelandês).
Sobre o Grupo Travelex Confidence
A Travelex é hoje uma especialista em câmbio reconhecida mundialmente, marcando presença em mais de 20 países. No Brasil, o Grupo é formado pelo Travelex Bank, primeiro banco exclusivo para operações de câmbio regulamentado pelo Banco Central no País, e pela corretora Travelex Confidence, com mais de 20 anos de experiência no setor. Dentre as operações realizadas pelo Grupo, estão as operações cross-borders como transferências e pagamentos internacionais, importação, exportação, Mass Payments, banknotes, compra e venda de mais de 20 tipos de moedas estrangeiras, troca de cheques internacionais, venda de cartões pré-pagos, seguro viagem, chip internacional para celular, entre outros. Clientes do Grupo Travelex Confidence contam ainda com atendimento omnichannel incluindo loja online, aplicativo exclusivo, internet banking, mesas de operações com atendimento por telefone ou WhatsApp e mais de 120 pontos de atendimento espalhados por todo território nacional.