Pesquisa da Abracorp mostra tendência de migração nas viagens corporativas
A locação de veículos foi um dos principais destaques no setor de viagens corporativas em abril. Levantamento da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) mostra que a venda de diárias de veículos cresceu 31% em comparação a abril de 2019 (antes da pandemia) e 112% em faturamento.
Os R$ 30 milhões faturados em abril deste ano são o dobro em relação ao mesmo mês do ano passado. A participação do setor de locação de veículos saltou para 2,8% entre os 11 segmentos analisados pela Abracorp. Em abril de 2019, esse índice era de 1,39%.
Segundo o presidente executivo da Abracorp, Gervasio Tanabe, esse forte desempenho de locação de veículos indica uma tendência de substituição das viagens aéreas, cujas tarifas tiveram acentuada alta, por aluguel de veículos.
O faturamento dos serviços aéreos foi de R$ 676 milhões em abril, queda de 2,85% ante mesmo mês de 2019. A participação do segmento, que em abril de 2019, chegou a 66%, caiu para 63,4% mês passado.
A ponte aérea, segundo dados da Anac, registrou em abril um aproveitamento de 65%, ante 81% em 2019, com um crescimento na oferta de assentos da ordem de 5%. Ou seja, a demanda foi menor no mês passado, o que pode indicar uma mudança para outros modais, o rodoviário, incluindo a locação de veículos.
Nesse aspecto, um destaque foi a empresa Movida, com um crescimento de 70% em abril/23, fazendo com que sua participação, no estudo da Abracorp tenha saltado de 19% para 24%, de 2019 para 2023.
O setor hoteleiro também teve ótimo desempenho em abril, com faturamento de R$ 285 milhões, 22% acima do registrado em igual mês de 2019.
O consolidado das viagens corporativas fechou abril com faturamento de R$ 1,06 bilhão, 0,87% acima em relação a abril de 2019. “Nesse mês, tivemos 18 dias úteis e em 2019, tivemos 21. Essa diferença é muito importante e mexe com o resultado final”, avalia Tanabe.
A Abracorp estima que o faturamento do ano deva ser 20% superior ao de 2019.
O segmento rodoviário continua em curva ascendente, com a maior variação entre os setores analisados: cresceu 303% em relação a abril de 2019, confirmando uma tendência verificada nos meses anteriores. Além da migração do aéreo, esse impulsionamento deve-se à qualidade dos serviços do setor, como por exemplo poltronas confortáveis, wi-fi e serviço de bordo.
NDC NA PAUTA
O ano começou colocando na pauta do setor a discussão do NDC (New Distribution Capability), que a IATA a define como “um programa lançado para o desenvolvimento e adoção no mercado de um novo padrão de transmissão de dados baseado em XML (Padrão NDC)”.
Ainda segundo a IATA, o padrão NDC aprimora a capacidade de comunicação entre companhias aéreas e agentes de viagens e está aberto a qualquer terceiro, intermediário, provedor de TI ou não membro da IATA, para implementação e uso.
“Nós, da Abracorp, vemos que essa capacidade de comunicação entre companhias aéreas e agentes de viagens está muito aquém do esperado para uma relação de uma transação seamless como as aéras costumam dizer. De maneira sintetizada, trata-se de uma forma de distribuição para a companhia aérea, onde ela detém controle total sobre o conteúdo e o processo de distribuição. Portanto, virá dela o que distribuir, por quanto distribuir, quando distribuir e para quem distribuir”, alerta Tanabe.