Parques Temáticos

Pós-graduação em Gestão de Parques e Atrativos tem inscrições abertas

Idealizado pela Universidade de Caxias do Sul, curso nasce em parceria com Adibra e SINDEPAT

Estão abertas as inscrições para o curso de pós-graduação em Gestão de Parques e Atrativos Turísticos, lançado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), em parceria com a Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra) e o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT). Anunciado durante a última edição do SINDEPAT Summit, o curso será realizado de forma presencial digital (síncrono) e contará com duas semanas presenciais, uma delas na Serra Gaúcha e a outra em São Paulo.

Primeiro do setor no Brasil, o curso de pós-graduação terá início das aulas em 25 de setembro e conclusão em junho de 2025, totalizando carga horária de 360 horas. “Estamos lançando o primeiro curso de pós-graduação em Gestão de Parques e Atrativos Turísticos para potencializar a qualificação profissional de pessoas que já trabalham no setor e também como profissionalização para aqueles que desejam entrar no segmento”, explica o professor doutor e coordenador da pós-graduação em Gestão de Empreendimentos Turísticos da Universidade de Caxias do Sul, Maguil Marsilio.

A pós-graduação Lato Sensu tem dois eixos centrais: Gestão de Serviços Encantadores, com disciplinas voltadas para o design de serviços; e o segundo voltado para o Encantamento Estratégico, com disciplinas que vão instigar o aluno a ter um olhar mais direcionado a médio e longo prazo para esses atrativos, principalmente focados ao Plano de Negócios Turísticos.

“O lançamento da pós-graduação em Gestão de Parques e Atrativos Turísticos marca um importante momento da Educação Adibra. Dados do estudo Parques, atrações turísticas e entretenimento no Brasil – Panorama Setorial e novos investimentos, idealizado pelo SINDEPAT e pela Adibra, apontam o amplo potencial de desenvolvimento do nosso setor. A profissionalização é fundamental. Precisamos estar preparados para atender com excelência a crescente demanda do mercado”, defende a diretora de Educação da Adibra, Cyntia Carneiro.

No primeiro módulo do curso estão as disciplinas introdutórias, como Turismo, Parques e Atrativos; Gestão do Turismo de Experiência; Gestão de Pessoas e Liderança; Marketing em Parques e Atrativos Turísticos; Gestão Financeira em Parques e Atrativos Turísticos; Entretenimento Encantador e o módulo Unidade Integradora I – Encantamento Turístico. No segundo módulo, entram as disciplinas Plano de Negócios Turísticos; Direito Empresarial em Parques e Atrativos Turísticos; Gestão Ambiental em Parques e Atrativos Turísticos; Gestão Encantadora de Alimentos e Bebidas; Gestão Comercial e de Vendas no Turismo; Ecoturismo e Turismo de Aventura; Gestão de Crise e Comunicação Assertiva; Negócios Estrategicamente Encantadores; e a Unidade Integradora II – Inovação em Turismo.

“Esse curso começou a ser idealizado há um ano, quando o SINDEPAT Summit foi realizado em Gramado (RS)”, conta a presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri. “Fizemos uma parceria com a Universidade Caxias do Sul com o objetivo de incentivar a aproximação entre a academia e o mercado de trabalho. Lançar este curso um ano depois é a demonstração de que as parcerias são o melhor caminho para desenvolver e fortalecer nosso setor. O mercado trazendo o que é relevante do ponto de vista da demanda e profissionais e a academia embalando e embasando teoricamente as técnicas”, diz Carolina.

As aulas presenciais digitais vão ocorrer às segundas e terças-feiras, das 19h30 às 22h30, por meio da Plataforma Google Meeting, utilizada pela universidade. Os interessados podem se inscrever pelo site https://www.ucs.br/site/especializacao/detalhes/gestao-de-parques-e-atrativos-turisticos/. Profissionais que trabalham em empresas associadas à Adibra e ao SINDEPAT têm tarifa especial para a realização do curso.

Sobre a Universidade de Caxias do Sul

A Universidade de Caxias do Sul é uma Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES), com atuação direta na região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Foi criada em 1967, sendo a mais antiga Instituição de Ensino Superior da região e já tendo formado mais de 100 mil pessoas. Os avanços da UCS em ensino, pesquisa, internacionalização, empreendedorismo e inovação colocaram a Universidade na lista das mais importantes instituições de Educação Superior do mundo. Pela quarta vez, foi incluída no ranking da revista britânica Times Higher Education (THE), uma das mais tradicionais e respeitadas avaliações sobre o ensino superior em nível internacional, sendo classificada, em 2022, como a terceira melhor universidade do país entre as comunitárias e privadas. Pelo Ranking Universitário Folha, a UCS é a Universidade Mais Inovadora do Brasil entre 89 instituições comunitárias e privadas do país.

Sobre a Adibra

A Associação Brasileira de Parques e Atrações foi criada em 1989 e reúne mais de 100 empresas filiadas, que representam 450 empreendimentos, entre parques aquáticos, temáticos, itinerantes, de trampolim, aquários, atrações turísticas, Centros de Entretenimento Familiar (FEC´s), jogos eletrônicos, buffets infantis e fornecedores do setor. A missão da Adibra é promover a união e desenvolvimento sustentável do setor, consolidando a cultura da segurança e da excelência por meio da educação, inovação, ética e responsabilidade social.

Sobre o SINDEPAT

Fundado em 2003 pelos principais parques e atrações turísticas do Brasil, o Sindepat é uma associação sem fins lucrativos que representa e defende os interesses do setor junto aos Poderes Legislativo e Executivo, imprensa e mercado. O objetivo é estabelecer bases sólidas para um contínuo e saudável crescimento dos negócios no País.

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo