EVENTOS DO TURISMO

Japão estreia na ILTM Latin America como destino de excelência em hospitalidade

O país removeu todas as restrições de entrada e tem recebido um número crescente de visitantes, incluindo personalidades públicas

Sereno, belo, profundo. Ao mesmo tempo, criativo, colorido e pujante. O Japão cativa visitantes com sua cultura contemplativa, detalhista e cuidadosa. Omotenashi é seu conceito único de valorizar a experiência, de antecipar os desejos e necessidades do outro, de surpreender com a delicadeza de um gesto.

Após uma gradual e cautelosa reabertura das fronteiras, o país acaba de suspender todas as exigências adotadas nas fronteiras contra a COVID-19, não sendo mais obrigatória a apresentação de um certificado de vacinação válido, nem certificado de teste negativo para o Coronavírus. Assim, o Japão recebe novamente viajantes em busca de experiências únicas e transformadoras, paisagens de extrema beleza e variedade, excelência em hospitalidade e gastronomia sofisticada para atender aos paladares mais exigentes.

“Viajar para o Japão é uma experiência de luxo em vários sentidos, do minimalista ao mais elaborado, que tem atraído cada vez mais brasileiros”, conta Michiaki Yamada, Diretor Executivo da JNTO New York. “Para contemplar essa procura, a JNTO – Organização Nacional de Turismo Japonês traz os encantos do Japão para a feira de turismo de luxo ILTM Latin America, pela primeira vez. Entendemos que os latino-americanos podem e querem ir além dos destinos mais comuns para ter vivências mais profundas e desejamos atender a essa aspiração”, conclui Michiaki Yamada.

Entre os dias 10 e 12 de maio, a equipe da JNTO terá reuniões com operadoras, agências de viagem e veículos de mídia para apresentar o Japão como destino perfeito para viajantes sofisticados, como também mostrar experiências que estão ao alcance de todos, bastando investir um pouco mais para ter um retorno recompensador e memorável.

Acomodações de primeira classe em estilos diferentes

A hospitalidade é um elemento essencial da cultura japonesa, que garante estadias agradáveis em diversos formatos. Viajantes sofisticados podem escolher entre hotéis elegantes, ryokans focados em bem-estar, castelos e até templos religiosos.

O Shiroiya Hotel, antigo e tradicional ryokan, foi transformado em um retiro especial para os amantes de arte, design e culinária da província de Gunma. Artistas e designers do Japão e do exterior conceberam obras customizadas para o local e desenharam quartos exclusivos. Acomodações luxuosas foram projetadas por Jasper Morrison, Michele de Lucchi, Leandro Erlich e Sou Fujimoto, com comodidades sustentáveis projetadas para reduzir o desperdício de plástico. O Shiroya Hotel oferece culinária local sob a supervisão do chef Hiroyasu Kawate (premiado com estrela Michelin, do Florilege em Tóquio); atividades de bem-estar, incluindo saunas privativas; cerimônias tradicionais do chá; caminhadas guiadas e passeios de caiaque no belo cenário natural de Gunma.

Seja o senhor do castelo

No Castelo de Ozu, na província de Ehime, os hóspedes são convidados a relaxar em um confortável lounge no terreno do castelo, enquanto se preparam para uma viagem ao ano de 1617. Podem vestir-se com quimono ou armadura de samurai, se desejarem. Quando o sol começa a se pôr e o castelo é fechado ao público, o toque da concha horagai (tipo de trombeta), ouvida em uma centena de filmes de samurai, faz o coração bater um pouco mais rápido. Uma tropa de samurais se reúne, carregando as bandeiras do Domínio de Ozu. Os hóspedes podem desempenhar o papel de senhor do castelo e entrar no terreno a cavalo, se desejarem.

Cultura gastronômica, patrimônio cultural imaterial

A culinária japonesa transforma ingredientes simples em composições extraordinárias. Curiosamente, a oferta gastronômica no Japão é ampla, proporcionando aos visitantes o conforto de apreciar iguarias de outras nacionalidades, também com requinte. Em dezembro de 2022, Tóquio recebeu, pela 6ª vez, o título de cidade com o maior número de estrelas do guia Michelin em todo o mundo, o que garante gastronomia de altíssimo padrão.

A gastronomia sustentável se faz essencial em 26 restaurantes japoneses premiados com a Estrela Verde Michelin. Este prêmio anual define tais estabelecimentos como detentores de padrões éticos e ambientais, pois trabalham com produtores e fornecedores sustentáveis para evitar o desperdício e reduzir ou até mesmo remover plásticos e outros materiais não recicláveis de sua cadeia de suprimentos.

Além de apreciar a culinária refinada, pode-se experimentar a história viva e a tradição japonesa. Por exemplo, na cidade de Ise, localizada na província de Mie, os visitantes têm a possibilidade de interagir com mulheres que mergulham sem equipamento, tradicionalmente conhecidas como Ama, famosas por coletar pérolas seguindo uma prática milenar. Almoçando com elas, os viajantes ouvem histórias fascinantes e aprendem sobre a importância de coexistir com a natureza.

Na província de Nara, outras duas experiências gastronômicas especiais e culturalmente ricas são imperdíveis: a culinária medicinal yaku-zen, ensinada pela especialista Kyoko Onishi (mais detalhes abaixo) e a história e fabricação do molho de soja mostrada pelos mestres do Maruto Shoyu, uma fábrica de molho de soja do século XVII que agora também é hotel.

Espiritualidade, uma viagem interior

Acredita-se que incontáveis espíritos ou divindades chamados kami vivem nas montanhas, rios e fenômenos da natureza do Japão. Sua reverência à natureza e seus espíritos fazem do país um destino de excelência para nutrir a alma e expressar gratidão pela vida e seus caminhos mágicos.

A rota de peregrinação Kumano Kodo é um dos principais caminhos sagrados do mundo. Cruzando pelas montanhas da Península Kii, em Honshu, região entre as províncias de Wakayama, Nara, Osaka e Mie, há mais de mil anos ela é percorrida por fiéis em busca de iluminação. Em 2004 as trilhas tradicionais e suas montanhas sagradas foram reconhecidas como Patrimônio Mundial da UNESCO. Um dos pontos especiais da trilha é o Santuário de Kumano Nachi Taisha.

Fundado em 686, Hasedera está entre os templos budistas mais reverenciados do Japão. Há mais de mil anos, adoradores têm ido lá orar por paz e felicidade. Cada dia no templo começa com ritos sagrados, canto de sutra e oferendas a Kannon, a divindade consagrada da compaixão. O templo recebe visitantes de todo o mundo para experimentar esses rituais matinais, independentemente de sua fé ou crença. Seguindo os rituais, os visitantes podem desfrutar de um café da manhã yaku-zen exclusivo. Embalada com a antiga sabedoria japonesa da terapia dietética, a especialista Kyoko Onishi propõe uma alimentação através da conexão diária com a natureza para revigorar o corpo e fortalecer o sistema imunológico, para aproveitar a vida.

Além de o Japão ser um destino para se aventurar e vivenciar tradições fascinantes, o país oferece ao turista uma estrutura altamente eficiente e repleta de comodidades. Ao longo das rotas de peregrinação, como Kumano Kodo, é possível organizar tours particulares, guiados e confortáveis, e desfrutar de estadias em templos. Spas de saúde e bem-estar de luxo estão lá para garantir que o corpo também receba um tratamento especial.

Shukubo Temple Retreats (retiros em templos), Hotel Koyasan Fukuchi-in em Wakayma

Assistência gratuita para planejar a viagem

Para atender à demanda de turistas do Brasil, a JNTO – Organização Nacional de Turismo Japonês estabeleceu o Tourist Information Desk, localizado na Japan House São Paulo (Av. Paulista, 52), com uma equipe especializada que oferece, gratuitamente, amplas informações sobre como e quando viajar para o Japão, onde se hospedar, o que comer e visitar, entre outras orientações valiosas.

Interessados em planejar uma viagem ou simplesmente conhecer melhor o Japão podem visitar o Desk da JNTO aos finais de semana e feriados, ou a qualquer momento explorar o site https://www.japan.travel/pt/br/ para sugestão de itinerários, dicas de viagem e muito mais.

SOBRE REGRAS DE ENTRADA NO JAPÃO

A partir de 29 de abril de 2023 todas as restrições adotadas na pandemia de Covid-19 foram retiradas, não sendo mais necessário apresentar certificado de vacinação. Os testes de coronavírus na entrada são necessários apenas para pessoas sintomáticas, apresentando tosse ou febre. (https://www.japan.travel/en/practical-coronavirus-information/ )

Ainda assim, é importante que viajantes brasileiros observem a necessidade do visto, que deve ser solicitado ao Consulado do Japão a partir de três meses antes da viagem. Por sua vez, quando emitido, o visto no passaporte permitirá a entrada no Japão no período de três meses após sua emissão.

Cidadãos residentes no Brasil podem solicitar o visto pela internet, pelo sistema e-Visa. Mais Informações podem ser obtidas diretamente com o consulado nos links abaixo:

Para residentes nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte do Triângulo Mineiro: https://www.sp.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/visto_atendimento.html

Para residentes em outros estados do Brasil: https://www.sp.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/consulado.html#EmbCon

SOBRE A JNTO

A Organização Nacional do Turismo Japonês (JNTO) é um órgão governamental japonês com escritórios em 24 cidades ao redor do mundo. A organização está envolvida em uma ampla variedade de atividades como a divulgação de informações turísticas e variadas campanhas voltadas para os consumidores em geral, companhias aéreas, agências e operadoras de turismo para incentivar turistas internacionais de todo o mundo a visitar o Japão.

A JNTO presta consultoria em vendas de pacotes turísticos, sugestões e assistência na criação de itinerários para o Japão, e incentiva associações acadêmicas e industriais a realizar congressos no Japão, além de promovê-lo para as pessoas interessadas. Além disso, publica regularmente estatísticas de turismo e relatórios de mercado. Para mais informações sobre turismo no Japão em português, acesse o site e siga-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram e Pinterest.

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo