ABEAR participa do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Aviação Civil na Câmara

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) participou na manhã desta quinta-feira (4), em Brasília (DF), do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Aviação Civil (FPAviação) da Câmara dos Deputados. A iniciativa, que será presidida pelo deputado federal Felipe Carreras (PSB/PE), busca construir um ambiente para discussão e aprimoramento da legislação, bem como criar um canal permanente de diálogo entre parlamentares, órgãos reguladores, entidades representativas e sociedade, com intuito de identificar prioridades e aperfeiçoamento de políticas públicas para a aviação civil. A FPAviação terá o apoio, além da ABEAR, de outras 11 entidades representativas do setor (confira todos os nomes no fim do texto).

“Hoje é um dia histórico, em que lançamos a primeira Frente dedicada exclusivamente à aviação civil. Felizmente temos na Câmara diversos deputados que entendem o Custo Brasil, a carga tributária, o preço do querosene de aviação e o peso do câmbio, os desafios que vocês [representantes do setor aéreo] encaram. Saibam que terão aqui, no Congresso, uma Frente que vai trabalhar e vai dar resultado. E vamos continuar mostrando a importância que este setor tem para o desenvolvimento social e econômico do país”, afirmou Carreras durante a cerimônia.

“O deputado Carreras entendeu a importância do setor aéreo como um motor da economia, um modal para unificar o país e encurtar distâncias. Hoje a gente vê esta Frente tomando forma, com certeza um dia especial. Contem com nosso apoio. Temos muito trabalho daqui em diante, mas tenho certeza que será uma empreitada de muito sucesso”, disse o secretário Nacional de Aviação Civil (SAC), Juliano Noman, que representou o Ministério de Portos e Aeroportos no evento.

“Eu acredito que esta Frente surge em ótima hora, num contexto de recuperação do nosso setor. Precisamos do auxílio do Estado para implementar políticas que incentivem e desenvolvam a aviação civil. Temos um setor que cresceu bastante nas duas décadas passadas, agora está em período de recuperação, mas que tem grandes chances de se universalizar mais, trazendo mais passageiros para voarem. A ANAC está à disposição para agir em conjunto para podermos explorar todos os potenciais da aviação civil”, disse o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Tiago Pereira.

“Esse é um dia muito importante para a aviação brasileira, que inicia uma nova fase de relacionamento e trabalho do nosso setor com o Congresso. Nosso objetivo é colaborar com o parlamento, construindo de forma colaborativa e consistente uma agenda de trabalho sustentável, que nos permita aumentar o número de passageiros e cargas transportadas, além do número de destinos atendidos. Queremos dialogar e traduzir este setor para uma linguagem acessível, que nos permita evoluir em regras alinhadas aos mercados internacionais e que possam democratizar, cada vez mais, este modal que é essencial para a economia do nosso País”, disse a presidente da ABEAR, Jurema Monteiro.

O evento contou também com a participação de parlamentares, como a deputada federal e coordenadora da Frente, Maria Helena Lima (MDB/RR), autoridades e dos CEOs das companhias aéreas associadas à ABEAR – Celso Ferrer (GOL), Jerome Cadier (LATAM), José Luiz Felicio (VOEPASS) e Gilberto Scheffer (RIMA) – além do presidente executivo do Conselho Deliberativo da ABEAR, Eduardo Sanovicz, e do diretor de Relações Institucionais da Azul, Fabio Campos.

 

Além da ABEAR, estiveram presentes no evento representantes das outras 11 entidades que apoiam a FPAviação:

• Aeroportos do Brasil (ABR)
• Associação Brasileira da Aviação Geral (ABAG)
• Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo (ABESATA)
• Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB)
• Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA)
• Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA)
• Confederação Nacional de Transporte (CNT)
• Junta dos Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil (JURCAIB)
• Sindicato Nacional da Aviação Agrícola (SINDAG)
• Sindicato Nacional das Empresas Aeroviarias (SNEA)
• Sindicato Nacional das Empresas de Taxi Aéreo (SNETA)

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo