23.1 C
Brasil
sábado, novembro 23, 2024
spot_img

Leonardo e Secretaria Geral de Defesa da Itália assinam contrato com a Áustria para ampliar frota de helicópteros AW169M LUH

Avaliado em 304 milhões de euros, o contrato prevê 18 helicópteros adicionais e eleva para 36 o número total de AW169Ms LUH austríacos;

A iniciativa faz parte do acordo Itália-Áustria G2G e visa reforçar a colaboração bilateral entre os dois países, estabelecendo uma parceria estratégica no setor de helicópteros;

Roma, 19 de janeiro de 2023 — A Leonardo e a Diretoria de Armamentos Aéreos e Aeronavegabilidade da Secretaria Geral de Defesa da Itália, através da sua Direção Nacional de Armamentos, assinaram nesta quarta-feira (18), um Contrato de Aquisição para o fornecimento de 18 Helicópteros Utilitários Leves (LUH) AW169M adicionais para o Ministério da Defesa austríaco. O contrato, avaliado em 304 milhões de euros, foi assinado na sequência da alteração do Acordo Governo-a-Governo (G2G) assinado pela Itália e Áustria em dezembro de 2022, através do qual a Áustria exercerá a opção por estas unidades adicionais, demonstrando mais uma vez a sua confiança na plataforma selecionada.

Este contrato eleva para 36 o número total de AW169M LUHs contratados pelo Ministério da Defesa austríaco. A primeira aeronave foi entregue em dezembro de 2022 em cerimônia oficial e, de acordo com as obrigações contratuais, inicia uma nova era na defesa nacional e nas capacidades de resposta a emergências. Para a Leonardo, o evento também representou um marco importante: a primeira entrega ao mercado de exportação da variante AW169M sob um programa G2G. As tripulações austríacas já estão aproveitando o treinamento inicial fornecido na Leonardo’s Training Academy, em Sesto Calende (Itália), e terão acesso à toda a expertise de treinamento do Exército Italiano como operadores de uma aeronave AW169M LUH. As entregas de todas as aeronaves devem ser concluídas até 2028.

A iniciativa Itália-Áustria G2G visa reforçar a colaboração bilateral entre os dois países e estabelecer uma parceria estratégica no setor de helicópteros, com a Áustria olhando para a Itália e o programa AW169M LUH como um exemplo para seu plano de modernização e substituição de suas antigas aeronaves Alouette III frota, que estão em serviço desde a década de 1960.

O AW169M LUH conta com desempenho superior e recursos incomparáveis de última geração, além de suporte completo e serviços de treinamento para realizar verdadeiras operações multifuncionais. Essa aeronave é a solução tecnologicamente mais avançada e econômica para atender às rigorosas necessidades dos operadores. Os AW169M LUHs têm capacidades para realizar uma ampla gama de missões de apoio aos requisitos de defesa austríacos e à comunidade nacional, incluindo transporte de tropas, operações de combate, socorro a desastres e emergências, combate a incêndios, resgate em montanhas e evacuação de emergência de feridos.

Sobre o Helicóptero AW169M

O modelo AW169M é a variante militar do AW169, helicóptero de última geração desenvolvido pela Leonardo e equipado com tecnologias de ponta. Projetado de acordo com os mais recentes requisitos FAR/JAR/EASA, o modelo atende aos padrões militares, de segurança interna e de usuários de governos. A plataforma apresenta excelente potência, agilidade e manobrabilidade, oferecendo excelentes características de manuseio em uma ampla gama de condições operacionais, incluindo altas temperaturas e altitude elevada. O design exclusivo da transmissão fornece energia aos sistemas hidráulico, elétrico e de ar-condicionado com os rotores parados (modo APU), otimizando o tempo de resposta e a disponibilidade. A cabine é a mais espaçosa de sua classe, possuindo uma seção transversal de altura constante para reconfigurações rápidas e facilidade de acesso. Os pilotos se beneficiam de um conjunto de aviônicos de open-architecture 2 de última geração, incluindo um cockpit de vidro totalmente digital e visibilidade externa sem precedentes, fornecendo consciência tática e situacional avançada.

A frota global de AW169 já tem mais de 150 unidades, entregues a operadoras em quase 30 países, e registrou mais de 135.000 horas de voo em todos os tipos de operações e condições. Clientes em todo o mundo fizeram pedidos e opções para mais de 320 helicópteros AW169 até o momento, incluindo operadores militares, policiais e de serviço público. As aeronaves têm capacidade para realizar uma série de missões, incluindo utilidade, vigilância, operações especiais, patrulha marítima, reconhecimento terrestre, treinamento, resgate e combate a incêndio. Na Itália, a adoção do AW169M por operadores entre forças armadas e agências governamentais de aplicação da lei, substituindo modelos antigos, oferece a vantagens únicas de logística, operacional e técnica, além de certificação e semelhanças de treinamento e sinergias entre as crescentes frotas de AW169. Essa característica fortalece a possibilidade de realizar operações conjuntas eficazes e seguras com outros usuários, representando um salto de qualidade em segurança interna, capacidade de resposta a emergências e eficácia geral ao longo do ciclo de vida das aeronaves nas próximas décadas.

Sobre a Leonardo:

A Leonardo, uma empresa global de alta tecnologia, está entre os principais players mundiais em Aeroespacial, Defesa e Segurança e a principal empresa industrial da Itália. Organizado em cinco divisões de negócios, a Leonardo tem uma presença industrial significativa na Itália, Reino Unido, Polônia e EUA, onde também atua por meio de subsidiárias que incluem Leonardo DRS (eletrônica de defesa), e joint ventures e parcerias: ATR, MBDA, Telespazio, Thales Alenia Space e Avio. A Leonardo compete nos mais importantes mercados internacionais aproveitando suas áreas de liderança tecnológica e de produtos (Helicópteros, Aeronaves, Aeroestruturas, Eletrônica, Segurança Cibernética e Espaço). Listado na Bolsa de Valores de Milão (LDO), em 2020, a Leonardo registrou receitas consolidadas de € 13,4 bilhões e investiu € 1,6 bilhão em Pesquisa e Desenvolvimento. A empresa faz parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) desde 2010 e está confirmada entre os líderes globais de sustentabilidade em 2021. Leonardo também está incluído no índice MIB ESG.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles