29.8 C
Brasil
sábado, novembro 23, 2024
spot_img

BH Airport conclui primeira fase da reforma do Terminal de Passageiros 1

Novo canal de inspeção e os portões de embarque 3, 4, 5 e 6 foram abertos hoje e levam o aeroporto a novo patamar de excelência

Belo Horizonte, dezembro de 2022 – O único terminal internacional de Minas Gerais acaba de entregar a primeira fase das obras do Terminal de Passageiros 1. Com isso, o aeroporto passa a ter um embarque doméstico mais moderno, com canal de inspeção centralizado e pronto para receber os passageiros. Além disso, na sala de embarque, a parte mais antiga, que abrigava os portões 3, 4, 5 e 6, também foi reformada e passou a lembrar o Terminal de Passageiros 2.

“A ideia da reforma foi trazer toda a modernidade do Terminal de Passageiros 2 também para o terminal mais antigo. Construído há mais de 30 anos e sem nenhuma reforma dessa magnitude durante esses anos, o Terminal de Passageiros 1 tem arquitetura e estética marcadas pelo concreto. Com o projeto de reforma e modernização, o intuito foi compor harmonicamente as áreas existentes com novos materiais e texturas. O resultado o passageiro já percebe ao acessar o embarque doméstico”, explica o gestor de Desenvolvimento Aeroportuário da BH Airport, Gustavo Anfra.

Ele ressalta que o conceito arquitetônico é um dos destaques da reforma, uma vez que visa transformar a antiga estrutura em uma nova ambiência que atenda as demandas atuais de movimentação, sem descaracterizar o projeto original, de autoria do arquiteto Milton Ramos. “A ideia do conceito sempre foi trazer para o terminal uma matriz conceitual com o lema ‘De Minas para o Mundo’. O intuito é que a arquitetura se caracterize como um meio potente de identificação e valorização da história e da cultura mineira”, explica.

Hoje, o aeroporto conta com 26 pontes de embarque divididas entre os terminais de passageiros 1 e 2. Dos portões 1 ao 16, todos fazem parte do Terminal de Passageiros 1. Do 17 em diante, compõem o Terminal de Passageiros 2. Com uma infraestrutura moderna, ele foi concluído em 2016 e oferece conforto e comodidade aos passageiros.

O projeto de modernização do Terminal de Passageiros 1, assinado pelo escritório Fernandes Arquitetos Associados, também prevê a ampliação das áreas comerciais, assim como a revisão dos fluxos e processos. As intervenções demandaram investimentos da ordem de R$ 100 milhões e contribuem para fortalecer o papel do aeroporto como hub, ou seja, um centro distribuidor de voos, com localização privilegiada e ampla conexão com todo o país. Atualmente, cerca de 50 cidades estão ligadas ao terminal com voos diretos.

“Queremos sempre oferecer a melhor experiência aeroportuária aos nossos clientes. Com o fim dessa primeira fase, o aeroporto deu um passo importante rumo a um novo patamar de excelência. Passageiros, visitantes e toda a comunidade aeroportuária passam a ter mais conforto e comodidade. Além disso, vamos ampliar nossas áreas comerciais em 100%, o que reflete na diversidade do nosso mix comercial”, ressalta.

Megastore da Dufry inaugura operação 

Com o fim da primeira fase da reforma, uma das novidades é a inauguração da megastore Dufry, em formato walkthrough, com quase mil metros quadrados. O empreendimento é a porta de entrada para a nova sala de embarque do aeroporto. Recentemente, a marca líder em varejo de viagem estendeu o contrato de Duty Free no aeroporto até 2029. A empresa, que opera um total de dez lojas Duty Free, Duty Paid e Hudson News, prevê a construção de mais três novas lojas Duty Paid.

Atualmente, o mix do aeroporto é composto por mais de 70 operações. Para 2023, a expectativa é abrir mais de 30 novas lojas. Ao longo de 2022, o BH Airport atuou para ampliar o seu mix e lançou 15 lojas em 11 meses. No primeiro semestre deste ano, foram inaugurados na sala de embarque doméstica os quiosques Califfornia Coffee, Dufry Vinhos, Dufry Balas e Doog. A sala de embarque também contou com a abertura da nova operação do Subway, do Liqd Bar e da joalheria internacional Pandora.

Para fechar as inaugurações do primeiro semestre, ocorreu o lançamento da Kopenhagen, no desembarque 2. Já no segundo semestre, as inaugurações foram dedicadas ao saguão do aeroporto. Abriram as portas a Pizza Hut e o Rokkon, restaurante de culinária japonesa, assim como os novos quiosques da Cacau Show e da Goccia Di Latte.  Em julho, foi inaugurado o La Vinícola, um espaço que combina winebar e fingerfoods, e mais uma loja do gelato italiano Goccia Di Latte. Para completar, foi lançada a Dufry Express.

Sobre o BH Airport

Único aeroporto internacional de Minas Gerais, com localização estratégica e um dos principais hubs do país que atende a cerca de 50 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o terminal é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles