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sábado, novembro 23, 2024
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Avantto detalha as últimas novidades dos fabricantes de EVTOLs, os chamados ‘carros voadores’

A expectativa é de que esse mercado movimente cerca de US$ 102 bilhões de dólares até 2040

O promissor setor de mobilidade aérea elétrica urbana segue em ritmo acelerado de rápido desenvolvimento ao redor de todo o mundo. As principais empresas têm apresentado avanços significativos em seus projetos de EVTOL (veículos elétricos de decolagem e pouso vertical), com o aperfeiçoamento das aeronaves, fechamento de parcerias comerciais importantes, testes de rotas para criação do ecossistema de voo nas cidades, dentre outros.

A Avantto, empresa pioneira no compartilhamento de aeronaves executivas do Brasil, já encomendou à Embraer 100 unidades de EVTOLs, cuja entrega deverá ser em 2026. As duas empresas já são parceiras no plano de desenvolvimento do ecossistema de voo do EVTOL nas principais cidades brasileiras.

Por tudo isso, a expectativa é de que os primeiros “carros voadores” ganhem os céus ainda nesta década. A estimativa é de cerca de 23 mil EVTOLs estejam em operação até o ano de 2035. Segundo um recente estudo do banco Santander, este mercado deverá movimentar US$ 102 bilhões em 2040, podendo dobrar de tamanho na década seguinte.

A Avantto agora revela as últimas novidades dos fabricantes e imagens que mostram a transformação da aviação nas cidades em um futuro cada vez mais próximo. Acompanhe:

Eve

 

O projeto do spin off da Embraer tem sido um dos mais bem-sucedidos até o momento. Já são mais de dois mil pedidos de encomenda. Em setembro, a Eve realizou simulações de rota em Chicago (EUA), assim como fizera no Rio de Janeiro no final de 2021. Os dados colhidos ajudarão no planejamento da infraestrutura de voo que a cidade necessitará para receber as aeronaves. A estimativa é de que Chicago comporte até 150 rotas para 240 EVTOLs em operação até meados da próxima década. O Eve contará com oito rotores para deslocamento vertical e outros dois para impulso horizontal, levando o aparelho a uma velocidade final de 240 km/h. A cabine deverá transportar até quatro passageiros e um piloto.

Lilium Jet

 

É um dos projetos mais adiantados do setor. Em setembro, a fabricante alemã anunciou a transição total dos seus 30 motores elétricos a jato. Os testes demonstraram os propulsores se movimentando da posição vertical para a horizontal em pleno voo e com total estabilidade. A empresa também firmou parcerias com a Globe Aviation para realizar voos no sudeste da França e Itália, além de entregar à Diehl Aviation a customização do interior das aeronaves. Com capacidade para até seis passageiros e um piloto, o Lilium Jet deverá alcançar velocidade máxima de 280 km/h e range de 250 km, nesta configuração maior de cabine.

CityAirbus

 

O projeto NextGen da fabricante francesa de aeronaves está em fase acelerada de desenvolvimento. Até o final do ano, a companhia pretende fazer testes de rota na cidade de Osaka, no Japão. Na América do Sul, a empresa fechou acordos recentes com a Ecocopter, especializada em missões de trabalho aéreo em países como Peru, Chile e Equador, nas áreas de mineração, offshore e resgate médico. O CityAirbus NextGen deverá voar a até 120 km/h, com range operacional de 80 km e capacidade para transportar três passageiros e um piloto.

VX4

 

A britânica Vertical Aerospace realizou o primeiro teste de decolagem do seu EVTOL em setembro. Até o momento, mais de 1.400 unidades do modelo já foram encomendadas. Dentre as empresas que fecharam acordos de compra estão a americana American Airlines, a britânica Virgin Atlantic e a brasileira Gol Linhas Aéreas, que requisitou um total de 250 aparelhos. O VX4 foi projetado para transportar até cinco pessoas — um piloto e quatro passageiros. De asa fixa e quatro propulsores, desenvolvidos em parceria com a Rolls-Royce, o aparelho deverá alcançar velocidade máxima de 325 km/h e terá autonomia de 160 km.

VoloCity

 

Em julho, o EVTOL da Volocopter foi apresentado oficialmente ao público na Ásia. No mês passado, na França, o aparelho completou mais uma bateria de testes de voo, visando plena adaptação a questões como pareamento de sistemas de controle e do tráfego aéreo, ajustes no sistema de voo não tripulado e de respostas a situações comuns a serem enfrentadas durante as missões. Quando estiver em operação, o Volocity contará com 18 motores elétricos para propulsão. A fabricante que eles serão mais silenciosos do que um helicóptero de pequeno porte. A velocidade máxima será de 110 km/h, com autonomia para voos curtos: 35 km. A bordo, serão apenas duas pessoas, piloto e passageiro.

Air One

 

O pequeno EVTOL de dois lugares da companhia israelense fez o seu primeiro teste de decolagem e pouso. Pensado para uso pessoal, não comercial, o aparelho poderá ser controlado por ambos os passageiros. O Air One contará com oito motores elétricos, que permitirão voar a 250 km/h. Muito ágil e leve, o aparelho terá autonomia de voo de 177 km. Em sua configuração mais básica, o EVTOL deverá ser vendido no mercado a US$ 150 mil.

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