AW609 revolucionará o transporte aéreo, combinando versatilidade de helicóptero e desempenho de avião. Aeronave decolou na Filadélfia em teste de manuseio geral e sistemas; Encomendas de três clientes já estão na linha de montagem final.
Philadelphia, 19 de outubro de 2022 — O primeiro programa de Tiltrotor multifunção do mundo estabeleceu um marco importante ao realizar o voo inaugural de sua primeira aeronave de produção AW609. Projetada para redefinir uma gama de serviços comerciais e públicos, a aeronave decolou das instalações da Leonardo na Filadélfia no dia 13 de outubro e realizou uma avaliação inicial, em voo, dos sistemas e de funções de manuseio geral. Designada como AC5, esta aeronave apresenta recursos sem precedentes e está sob uma certificação civil dedicada como ‘categoria de elevação motorizada’, ainda em desenvolvimento.
O AW609 representa uma revolução no mercado de transporte aéreo graças à combinação da versatilidade de um helicóptero com desempenho de avião. A aeronave se destaca pela capacidade de fornecer transporte rápido ponto a ponto em longas distâncias, seja conectando centros de grandes cidades ou fornecendo acesso oportuno a locais remotos. Ele pode transportar até nove passageiros no conforto de uma cabine pressurizada, facilitando viagens particulares, serviços médicos, missões de resgate e salvamento, operações offshore e serviços de patrulha, além de atender às demandas de diversos setores privados e governamentais.
A aeronave de produção se junta a um protótipo, baseado nos EUA, e mais dois localizados na Itália, todos envolvidos nas últimas etapas das atividades de testes antes da certificação da FAA (Federal Aviation Administration). O AC5 será retido pela Leonardo e reservado para ser utilizado em demonstrações de clientes, avaliações periódicas e pesquisas de expansão da capacidade da missão, apoiando o fabricante e os operadores na transição da fase de desenvolvimento para a fase operacional, quando o AW609 estiver no mercado. Atualmente, três aeronaves encomendadas por clientes estão na linha de montagem final, em diferentes estágios de construção, nas instalações dedicadas ao projeto na Filadélfia.
Gian Piero Cutillo, Diretor Geral da Leonardo Helicopters, comenta: “Esta incrível conquista se soma a vários marcos que o programa AW609 teve no ano passado, tanto em seu progresso técnico, quanto durante suas aparições públicas. Juntos, isso atesta o nível de maturidade que este programa inovador alcançou e fortalece nossas credenciais para sermos pioneiros no domínio crescente do mercado de aeronaves com hélices. Agradeço à nossa equipe integrada, formada por pessoas qualificadas e comprometidas em diversas partes do mundo, por tornar tudo isso possível à medida que continuam trabalhando para a certificação.”
No início deste ano, o cliente de lançamento do AW609 nos Estados Unidos, o Bristow Group, participou de um voo de demonstração na Filadélfia, um marco importante, uma vez que as empresas trabalharam juntas para colocar a aeronave AW609 em serviço. Além disso, em março de 2022, a base de usuários do AW609 foi expandida ainda mais com a adição de um operador europeu não divulgado de helicópteros da Leonardo, que terá como objetivo introduzir quatro Tiltrotors na realização de uma série de missões de transporte de passageiros, apoiando suas operações ponto a ponto no mundo todo.
Até o momento, o programa registrou quase 1.900 horas de voo nos EUA e na Itália. Os usuários receberão suporte abrangente e pacotes de treinamento, principalmente sediados na nova Academia de Treinamento da Leonardo na Filadélfia. Inaugurado em 2021, a instalação é o lar do primeiro simulador de voo completo AW609 do mundo.
Sobre a Leonardo:
A Leonardo, uma empresa global de alta tecnologia, está entre os principais players mundiais em Aeroespacial, Defesa e Segurança e a principal empresa industrial da Itália. Organizado em cinco divisões de negócios, a Leonardo tem uma presença industrial significativa na Itália, Reino Unido, Polônia e EUA, onde também atua por meio de subsidiárias que incluem Leonardo DRS (eletrônica de defesa), e joint ventures e parcerias: ATR, MBDA, Telespazio, Thales Alenia Space e Avio. A Leonardo compete nos mais importantes mercados internacionais aproveitando suas áreas de liderança tecnológica e de produtos (Helicópteros, Aeronaves, Aeroestruturas, Eletrônica, Segurança Cibernética e Espaço). Listado na Bolsa de Valores de Milão (LDO), em 2020, a Leonardo registrou receitas consolidadas de € 13,4 bilhões e investiu € 1,6 bilhão em Pesquisa e Desenvolvimento. A empresa faz parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) desde 2010 e está confirmada entre os líderes globais de sustentabilidade em 2021. Leonardo também está incluído no índice MIB ESG.