O evento é gratuito e acontece nos dias 16, 17 e 18 de setembro
A partir desta sexta-feira (16), até o domingo (18), Maracaípe sedia a 1º edição do Campeonato Brasileiro de Surf Adaptado que tem início às 8h com baterias de provas. O evento conta ainda com bate-papo motivacional e no sábado (17) às 20h, show com Teco Padaratz.
O evento é promovido pela Confederação Brasileira de Surf e conta com o apoio da ONG Rodas da Liberdade, entidade que trabalha, desde 1995, com a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Essa será a primeira seletiva de Parasurfe da história do Brasil, esse evento vem para potencializar a categoria e nortear as carreiras dos Paratletas do surfe, a entidade incluiu a categoria em definitivo no quadro oficial do surfe Brasileiro, que a partir de 2028 ela pode se tornar esporte Paraolímpico.
Todas as baterias terão duração de 20 minutos, compostas por três, dois e um atleta, as baterias com um atleta deverão ocorrer normalmente, para que seja comprovado a aptidão. Ao todo serão 41 atletas de dez diferentes Estados do Brasil.
Além das baterias, haverá atividades diárias tais como: vôlei sentado, banho de mar em cadeiras anfíbias, calçada sensorial, clínica de Surf, dentre outras atividades sugeridas pela Universidade Uninassau, que coordena junto com a CBSurf e a ONG Rodas da Liberdade fará todo o trabalho de inclusão social.