São Paulo, 1º de agosto de 2022 – A LATAM é a companhia aérea que responde pela maior oferta de assentos (35% do ASK) e pela maior participação de mercado (35% de RPK) no mercado doméstico brasileiro. É isso que apontam os dados acumulados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para os últimos 12 meses. E a razão pela qual a LATAM lidera a retomada do setor aéreo brasileiro tanto em oferta de assentos quanto em market share pode ser resumida em uma palavra: eficiência.
É o que explica Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil: “foi na pandemia que conseguimos alcançar uma eficiência operacional que viabiliza não somente retomar a conectividade reduzida durante a pandemia como também investir em novos destinos. Nosso foco é crescer com sustentabilidade: retomando rotas, abrindo novos voos e até mesmo alocando aeronaves maiores onde há demanda potencial”.
Somente em junho, a LATAM recuperou 101,7% da sua oferta doméstica de assentos (ASK*) no Brasil, na comparação com o mesmo mês de 2019 (antes da pandemia de Covid-19), de acordo com os números divulgados pela própria LATAM. No mesmo mês, a empresa também registrou uma taxa de ocupação de 73,7% em seus voos domésticos no Brasil, transportando mais de 2 milhões de passageiros em cerca de 540 voos por dia para 50 destinos nacionais (eram 44 destinos antes da pandemia de Covid-19).
LATAM TEM O MAIOR NÚMERO DE DESTINOS NO BRASIL DA SUA HISTÓRIA
Para julho, mês de alta temporada no mercado aéreo, a LATAM Brasil investiu na inauguração de destinos programados para 2022, como Montes Claros (MG), Cascavel (PR), Caxias do Sul (RS) e Juiz de Fora (MG). Os investimentos fizeram com que a LATAM conquistasse o maior número de destinos no Brasil da sua história. Hoje, são 54 destinos, superando os 44 que tinha em 2019, antes da pandemia de Covid-19. Além disso, a companhia aumentou a quantidade de voos e retomou rotas importantes, como Rio Branco-Brasília, Curitiba-Porto Alegre e Fortaleza-Vitória.
Ainda em julho de 2022, a LATAM continuou a investir no fortalecimento de sua malha aérea e programou quase 3 mil voos domésticos e internacionais adicionais para garantir o atendimento de aproximadamente 3 milhões de passageiros, o que corresponde a 60% de crescimento na comparação com o mesmo mês de 2021. Ao todo, a companhia fechou o mês com quase 20 mil pousos e decolagens de/para o Brasil, um crescimento de 61% em comparação ao mesmo período de 2021.