A KLM Royal Dutch Airlines registrou resultados operacionais positivos pela quarta vez consecutiva no segundo trimestre de 2022. Os lucros chegaram a € 262 milhões, em comparação com uma perda de € 185 milhões no mesmo trimestre do ano passado. Nos primeiros seis meses de 2022, a companhia aérea registrou resultados operacionais positivos de € 266 milhões em receitas de € 4,685 bilhões, uma melhoria significativa devido em parte aos esforços dos funcionários da KLM. Os números mostram que os clientes estão ansiosos para voar novamente com a KLM, tanto para negócios quanto para lazer.
Apesar dos fortes resultados da KLM após a crise do Covid-19, as emoções permanecem confusas. Os clientes foram muito incomodados por grandes interrupções operacionais em maio e junho, dois meses agitados e exigentes também para nossos funcionários.
O aumento acentuado no número de passageiros, as longas filas na segurança de Schiphol e a escassez de funcionários da KLM pressionaram fortemente as operações, especialmente nos meses de maio e junho. É uma situação muito desagradável tanto para nossos clientes quanto para nossos funcionários. A KLM foi forçada a cancelar voos e impor um limite na venda de passagens. Os efeitos positivos dessas medidas estão se tornando visíveis. As operações são administráveis novamente, mas infelizmente ainda não voltamos ao padrão de serviço que os clientes esperam de nós.
Apesar dos enormes desafios operacionais impostos pela recuperação do setor aéreo, milhões de clientes mais uma vez optaram por voar com a KLM e a Transavia nos últimos seis meses. Sou muito grato a eles por isso. Ao mesmo tempo, no entanto, nossas operações estão lutando com filas nas verificações de segurança de Schiphol, escassez de mão de obra e cargas de trabalho pesadas. Estamos fazendo o nosso melhor para apresentar medidas que irão aliviar a pressão.
Em minhas reuniões iniciais com membros de nossa organização, vi como os funcionários da KLM estão trabalhando duro, dia após dia, para oferecer o padrão de qualidade que os clientes esperam de nós. Eles estão fazendo isso em circunstâncias muito difíceis em Schiphol e em outros aeroportos. Tenho orgulho de todos eles por sua dedicação e comprometimento.
Embora os números sejam bons, devemos manter um controle rígido sobre os custos estruturais. Isso é vital para a saúde financeira da KLM e nos permitirá continuar investindo em sustentabilidade e em nosso produto para os clientes.
Empréstimos reembolsados
Os melhores resultados da KLM permitiram que a companhia aérea pagasse seus empréstimos governamentais e bancários, no valor total de € 942 milhões, em três parcelas no segundo trimestre de 2022. Por enquanto, a KLM manterá a linha de crédito associada. A KLM não fez mais uso do esquema governamental emergencial de retenção de empregos (NOW) no segundo trimestre, mas ainda deve uma quantia considerável em imposto de renda diferido, com o reembolso previsto para começar em outubro deste ano.
No total, o Grupo KLM recebeu 7,2 milhões de passageiros a bordo no segundo trimestre. O negócio de lazer teve um forte desempenho, com a Transavia a registar receitas superiores às de 2019. O contributo da carga para os resultados manteve-se substancial. A Engenharia e Manutenção (E&M) teve desempenho igual ao do ano anterior e manteve o foco no controle de custos.
Os lucros operacionais chegaram a € 266 milhões no primeiro semestre de 2022, com receitas no valor de € 4,685 bilhões. A KLM recebeu € 138 milhões sob o esquema NOW no primeiro trimestre. Mesmo sem esse apoio, foi uma melhora significativa nos resultados em relação ao mesmo período de 2021, quando a pandemia de Covid-19 estava no auge. A KLM registrou receitas de € 2,137 bilhões na época, representando uma perda operacional de € 522 milhões.
Graças ao rápido retorno de passageiros e ao mercado de carga resiliente, a KLM registrou resultados operacionais positivos pelo quarto trimestre consecutivo. O primeiro semestre de 2022 marca uma melhora significativa em comparação com os primeiros seis meses de 2021. Os custos estão subindo, no entanto, devido à inflação e à alta acentuada do preço do petróleo. Continua sendo vital para nossa lucratividade e competitividade continuar focando na economia de custos estruturais.