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sábado, novembro 23, 2024
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Chegada do frio abre oportunidade para turismo de inverno no país

Confira dicas do Sebrae para aproveitar a temporada e aquecer as vendas do seu pequeno negócio

As temperaturas já começaram a cair em várias regiões do Brasil e o inverno chegou mais cedo do que esperado. Entre os segmentos que podem se beneficiar da estação, o turismo se destaca na temporada, beneficiando várias atividades econômicas da cadeia produtiva. O período, que também é marcado pelas férias escolares de julho, é um momento propício para famílias e casais que desejam viajar. Os destinos mais procurados são as cidades mais frias do Sul e Sudeste do país, que exploram atrativos locais para atrair turistas de outras cidades, mas também moradores das próprias localidades.

A analista de Competitividade do Sebrae Nacional Ana Clévia Guerreiro explica que as pessoas querem viajar para compartilhar experiências únicas. “Quem empreende tem que ter clareza que esse é um momento de inovar, seja oferecendo produtos e serviços novos ou inovando em produtos e serviços que já existem, sempre pensando no que pode ser feito de forma diferente”, recomenda.

A especialista destaca a pesquisa Sustainable Travel Report, realizada pela empresa Booking.com no ano passado, que apresenta os principais desejos dos turistas. O relatório revela que 73% das pessoas querem ter experiências autênticas que representem a cultura local em suas viagens. “A pandemia trouxe para as pessoas essa consciência de comunidade, de que elas fazem parte de um todo e isso também se reflete na preocupação com os aspectos sustentáveis, principalmente no seu eixo ambiental e social”, comenta.

Para ajudar os donos de pequenos negócios, o Sebrae elaborou dicas para os empreendedores do turismo que desejam aproveitar a temporada de frio. Confira abaixo:

1. Tenha uma estratégia para atrair o seu cliente
Saiba encantar o seu cliente desde o momento da venda e não abra mão de explorar as possibilidades dos meios digitais para ajudar nessa missão. Para isso, tenha em mente que você deve posicionar o seu empreendimento, fazendo uma ligação com o período de inverno, clima mais ameno e mais aconchegante. Como o momento também coincide com as férias, muitas famílias e casais decidem viajar. Então, aproveite para criar um clima que atraia esse tipo de público. Também é preciso ficar atento ao momento da entrega que pode ir além do prometido e gerar uma experiência inesquecível, bem como no pós-venda, com uma interação mais amigável, estimulando aproximações futuras.

2. Agregue valor aos produtos e serviços com diferenciais do território com criatividade
Pense como o território onde o seu negócio está inserido pode agregar valor ao seu produto ou serviço. Esse é o momento de utilizar a criatividade para proporcionar uma experiência única seja no seu destino, seja no empreendimento para o seu público. Identifique quais sãos os diferenciais do território onde você atua. No Sul e Sudeste, por exemplo, nós temos vinhos, queijos, cafés reconhecidos que são a cara do Brasil. Aposte nessa conexão com a identidade e cultura locais.

3. Se comunique bem com o seu cliente
Aquele empreendedor que melhor se comunicar com seu cliente vai sair na frente. Então é fundamental ter informações disponíveis em seus canais de atendimento seja presencial ou virtual, bem como ter um produto turístico bem estruturado e roteiros. O conteúdo apresentado tem que ser esclarecedor, com informações relevantes que ofereçam segurança para que o cliente não tenha dúvidas de que vai viver experiências inesquecíveis e autênticas.

4. Fazer parcerias que gerem impactos positivo para toda a localidade
Lembre-se de que você não precisa oferecer essa experiência única sozinho. Pode somar com outros empreendedores da sua região para agregar valor ao seu produto ou serviço. Esse movimento é muito bem-visto pelos turistas, pois as pessoas querem sentir que a viagem teve um impacto positivo para aquela localidade ou destino visitado. Empreendedores que estão antenados e fazem parcerias com outros negócios da sua comunidade, sejam parcerias com produtores da agricultura familiar, sejam com grupos de identidade cultural do local, que também incluem aspectos da gastronomia, podem atrair maior atenção dos viajantes.

 

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