ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vibra publica Relatório de Sustentabilidade 2021 e reafirma compromisso de descarbonização de suas atividades

Rio de Janeiro, 17 de junho de 2022 – A Vibra acaba de lançar seu terceiro Relatório de Sustentabilidade. A companhia apresenta as iniciativas para se posicionar frente ao futuro e os compromissos para descarbonizar as suas operações e ajudar seus clientes a seguir o mesmo caminho. O documento apresenta trajetória ESG ao longo do ano de 2021, destacando também os principais avanços realizados na agenda ambiental, social e governança.

Em 2021, além de todos os importantes avanços operacionais e de eficiência que alcançou, a Vibra também desenvolveu e implantou estratégias para lidar com um mundo em transformação, com foco na transição energética que se avizinha e, principalmente, sob o entendimento de que a sociedade demandará, no futuro, novas formas de energia e conveniências para seus negócios e seu dia-a-dia. E formas eficientes, porém, limpas.

Dentro desse processo de transformação, a Vibra fez importantes realizações em todas as suas áreas. No campo organizacional, o documento traz o posicionamento e desempenho em relação a fornecedores (principalmente as transportadoras), a gestão social, ambiental e um grande avanço em questões ligadas à governança corporativa. Tudo alinhado com o reposicionamento de mercado da companhia que já está no caminho para se tornar uma empresa multienergia, privilegiando a transição rumo a fontes energéticas mais limpas e renováveis. Acesse aqui a versão completa.

A Vibra entende que os negócios atuais serão resilientes e rentáveis ainda por muitos anos à frente e continuarão a receber por esse tempo boa parte da atenção e capital. No entanto, ao colocar uma lupa em um prazo mais longo, os mercados que hoje a companhia atende passarão por transformações importantes, que demandarão uma atuação mais abrangente em energia, face a uma gradual migração do consumo rumo a fontes renováveis. Essa já é uma realidade para a Vibra.

Para isso, buscando somar forças com outras empresas líderes em suas áreas de atuação em conveniência, etanol, eletricidade, eletromobilidade e biogás, com base na crença de que é possível catapultar essas novas parcerias através do acesso diferenciado a mais de 18 mil clientes corporativos e à rede de mais de 8 mil postos – além das marcas, reputação e solidez financeira para apoiar esse crescimento — este documento traça metas para que alguns objetivos sejam alcançados.

Entre estes destaques, em 2021 a Vibra estabeleceu o compromisso de ter emissão líquida zero para os escopos 1 e 2 até o ano de 2025 e a ambiciosa meta de emissão líquida zero para o escopo 3 até 2050. Temos também a meta de reduzir as emissões de escopo 1 e 2 em 67% até o ano de 2026 em relação ao ano base de 2019, o que representa uma redução de 43,5 mil toneladas CO2 equivalente (tCO2e) por ano. A meta é sair de uma emissão de 64,9 mil tCO2e em 2019 para 21,4 mil tCO2e em 2026.

“Neste relatório, apresentamos o avanço da nossa atuação nas dimensões ambiental, social e de governança, ao mesmo tempo em que reafirmamos nosso compromisso com o propósito que temos com a sociedade. Estamos num movimento contínuo de transformação cultural na Vibra e isso também passa por uma busca incessante de aprendizagem e diálogo permanente com todos os nossos stakeholders. Queremos aprimorar cada vez mais as nossas atividades, reduzindo e neutralizando nossas emissões líquidas, mas acima de tudo, sendo protagonistas da transição energética para levar a todos os clientes e consumidores energias de fontes renováveis de forma justa e sustentável” afirma Selma Fernandes, Vice-presidente de Gente, Gestão e ESG.

Algumas realizações

– Assumimos o compromisso de emissões líquidas zero. Nossa meta é neutralizar as emissões de carbono dos escopos I e II (emissões diretas da atividade e indiretas do uso de energia pela companhia) até 2025, e do escopo III (emissões indiretas da atividade) até 2050.

– Implantação definitiva da operação de cabotagem de biodiesel pela rota Sul — Nordeste, inédita no cenário nacional, para resolver o suprimento de biodiesel nos estados nordestinos, apostando na intermodalidade para o aumento da eficiência no transporte. Redução de 200 caminhões a cada navio, descarbonização das atividades e otimização de custos da ordem de R$ 17 milhões, somente em 2021;

– Torre de Controle de Eficiência Logística e de Segurança e Meio Ambiente, ajudando a economizar R$ 95 milhões em custos logísticos;

– Realização de diagnóstico ESG, com a participação de nossas transportadoras com contrato de longo prazo;

Novos mercados renováveis

Já em nosso primeiro ano como uma empresa de multienergia, a Vibra realizou movimentos estratégicos para ocupar os espaços previstos no planejamento, e alcançar as metas acima dentro do prazo, em segmentos que demonstram alto potencial de crescimento nos próximos anos.

Etanol: joint venture com Copersucar nos torna maior plataforma de originação e de comercialização de etanol do Brasil e uma das maiores do mundo

Biometano: acordo de cooperação com ZEG Biogás para a oferta de solução integrada para produção de biometano a partir da vinhaça

Energia: aquisição da Targus Energia (uma das 25 maiores comercializadoras independentes de energia do país) e de 50% da Comerc (uma das principais comercializadoras de energia do Brasil)

Eletromobilidade: aporte na startup Easy Volt, uma das maiores redes de recarga elétrica no Brasil

Diesel verde: parceria com Brasil BioFuels para viabilizar a construção da primeira biorrefinaria de diesel verde do Brasil, prevista para 2025

Diesel renovável: projeto-piloto em desenvolvimento no Paraná, em ônibus da frota urbana da cidade de Curitiba.

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: (61) – 3202-8600 – Celulares: (61) 98117-4456 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 2734-158

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo