Cias Aéreas

Avião Solidário da LATAM transporta até Brasília espécime ameaçado de extinção por recomendação da Azab e do ICMBio

Animal chegou no Aeroporto de Brasília na manhã desta quarta-feira (15/6) e está sob cuidados da equipe técnica do Zoológico de Brasília

São Paulo, 16 de junho de 2022 – A LATAM Cargo, por meio do programa Avião Solidário, realizou nesta quarta-feira (15/6) o transporte gratuito entre Cuiabá (MT) e Brasília (DF) de um indivíduo da espécie cachorro-do-mato-vinagre (Speothos Venaticus), considerada ameaçada de extinção. O animal de apenas 18 meses de idade, batizado de Rondon, foi resgatado pelos órgãos ambientais dentro de um cativeiro domiciliar, em Rondonópolis (MT), que o mantinha de maneira ilegal. A recomendação de transferência do animal para o Zoológico de Brasília faz parte das ações do programa de conservação para a espécie da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O transporte ocorreu sem intercorrência no voo LA3711, que decolou às 4h45 e pousou às 7h15 no Aeroporto de Brasília.

A destinação para Brasília se deu após avaliação comportamental de Rondon, em que se constatou ser um animal manso cuja criação foi por seres humanos. Diante disso, a equipe da Azab responsável pela conservação da espécie no Brasil, em conjunto com o ICMBio, optou por transferir o animal para o Zoológico de Brasília para que pudesse viver com o Xingu, animal da mesma espécie já morador da instituição.

“Infelizmente, não existem fêmeas em cativeiro, no Brasil, para uma almejada reprodução. Então, tratando-se de uma espécie gregária, que vive em grupos, achamos que, para o bem-estar do animal, o melhor seria transferi-lo para o Zoológico de Brasília. Lá, o Rondon poderá viver com o Xingu e, além disso, a equipe do Zoo têm conhecimento de manejo com a espécie e dispõe de um recinto disponível adequado”, explicou o biólogo e studbook keeper da espécie no Brasil, Cauê Monticelli.

Atualmente, o animal está em quarentena em um recinto temporário no Zoológico de Brasília, fora da área de visitação, para que sejam realizados todos os exames clínicos e comportamentais necessários. Após esse período, passará por um processo de aproximação com seu novo companheiro.

“Os zoológicos são centros de conservação de fauna e devem focar seu trabalho em espécies ameaçadas de extinção, seguindo sempre as recomendações dos programas nacionais e internacionais. Quando falamos em conservação, temos que sempre pensar também no bem-estar dos animais que estão sob nossos cuidados”, diz o biólogo e diretor de mamíferos do Zoológico de Brasília, Filipe Reis.

Clique aqui para mais imagens (crédito: Welington Coelho)

Avião Solidário e a estratégia de Sustentabilidade do Grupo LATAM

O programa Avião Solidário existe há mais de 10 anos e é um dos mais importantes do Grupo LATAM no contexto da sua estratégia de Sustentabilidade, com compromissos assumidos em três frentes: Economia Circular, Mudança Climática e Valor Compartilhado. O programa coloca à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a malha da LATAM para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais.

Entre as metas da companhia, está a compensação de 50% das emissões de voos domésticos até 2030, estabelecendo um caminho para ser carbono neutro até 2050; o desenvolvimento de projetos de conservação e reflorestamento de ecossistemas, como a Amazônia, junto com a The Nature Conservancy (TNC); e a eliminação total de plásticos de uso único em 2023, em linha com a meta de resíduo zero para aterros sanitários até 2027.

No Brasil, o Avião Solidário já decolou para apoiar a conservação de mais de 4600 animais de diferentes espécies, especialmente as ameaçadas de extinção. Somente em 2022, já foram transportados 120 animais silvestres. A LATAM Cargo usa sua expertise e cuidados especiais para que todos os animais cheguem em seus destinos com tempos de exposição e desconforto mínimos para o animal.

Sobre a LATAM

LATAM Airlines Group é o principal grupo de companhias aéreas da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais na América Latina e para a Europa, Oceania, Estados Unidos e Caribe.

O Grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777, 787, Airbus A321 A320, A320neo e A319. LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, que além de terem acesso aos porões de aeronaves de passageiros do grupo, contam com uma frota conjunta de 14 aeronaves cargueiras, que será ampliada gradualmente até totalizar 21 aeronaves cargueiras em 2023.

Operam na malha aérea do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para o transporte de cargas; oferecem uma infraestrutura moderna, uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender as necessidades dos seus clientes. Para mais informações financeiras, consulte www.latamairlinesgroup.net.

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: (61) – 3202-8600 – Celulares: (61) 98117-4456 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 2734-158

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo