Terminais tiveram destaque pela pontualidade, qualidade dos serviços e oferta de lojas e alimentação
Dois aeroportos do Brasil tiveram destaque internacional nesta semana. Os terminais de Curitiba (PR) e Viracopos (SP) estão entre os 10 melhores do mundo, segundo a AirHelp Score 2022. A empresa, especialista global em direitos dos passageiros aéreos, classifica os aeroportos de acordo com a experiência dos passageiros.
O ranking avaliou os 132 terminais mais conhecidos e utilizados do planeta a partir da pontualidade, qualidade do serviço e oferta de alimentação e lojas. O terminal interacional Afonso Pena, na capital paranaense, ficou em 4º lugar, com 8,37 pontos, em uma escala de 1 a 10, apenas 0,2 pontos atrás da primeira colocação, ocupada pelo aeroporto Hamad, em Doha, no Qatar.
Já o terminal de Viracopos, em Campinas, aparece na 10ª posição com 8,25 pontos. Os dois estão entre os mais pontuais do mundo, segundo o ranking.
Para o ministro do Turismo, Carlos Brito, reconhecimentos como este colocam o Brasil em outro patamar no turismo internacional e incentivam mais pessoas a viajarem pelo país. “O Brasil tem todo o potencial para ser um gigante do turismo e temos estrutura e atrativos para isso. Seguimos trabalhando para melhorar ainda mais a experiência dos visitantes e conquistar cada vez mais prêmios nacionais e internacionais”, ressaltou.
Estes não são os únicos terminais premiados do Brasil. Em março deste ano, os aeroportos de Florianópolis (SC) e Cascavel (PR) foram reconhecidos como melhor terminal nacional e regional, respectivamente, pelo prêmio Aviação+Brasil, concedido pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) e Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).
Por Vanessa Castro
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo