Secretária de Turismo Vanessa Mendonça inaugura Centro de Atendimento ao Turista na tradicional Quadra Modelo da 308 Sul, ressignificando totalmente o local que é um verdadeiro sítio histórico onde é possível conhecer a Igrejinha, o Cine Brasília, o Clube Vizinhança, a biblioteca, as escolas e o Espaço Cultural Renato Russo, entre outros. O novo CAT é uma aula de arquitetura e urbanismo
A Secretaria de Turismo do Governo do Distrito Federal (Setur/DF) inaugurou nesta quinta-feira (31) às 10h, o 6º Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na tradicional Quadra Modelo da 308 Sul. O novo CAT se somará aos Centros de Atendimento ao Turista da Casa de Chá, da Rodoviária Interestadual, do Setor Hoteleiro Sul, do Setor Hoteleiro Norte e do Aeroporto, e seguirá os padrões dos outros já existentes na capital, com atendimento todos os dias da semana, inclusive aos feriados e finais de semana, das 9h às 18h.
“Que grande dia!”, celebra a secretária de Turismo do DF Vanessa Mendonça. Após um longo período de negociação junto à Secretaria de Segurança do DF, para obter a cessão da propriedade na 308 Sul, onde funcionou, durante dez anos, o Posto de Identificação nº1, local em que foram feitas as carteiras de identidade de todos os que completaram a maioridade em Brasília nas décadas de 60, 70, e 80, a secretária Vanessa conseguiu a cessão da edificação, iniciou uma grande reforma no local e, hoje, inaugurou um dos Centros de Atendimento ao Turista mais significativos de Brasília, pois o visitante poderá conhecer a Quadra Modelo e vivenciar os conceitos implementados pelas obras de Oscar Niemeyer, como a Igrejinha, a Escola Classe e a Biblioteca Comunitária, o paisagismo de Burle Marx e, é claro, os azulejos de Athos Bulcão.
Porta de entrada para muitos visitantes estima-se que o novo CAT deverá fazer mais de 1000 mil atendimentos mensais e, por isso, contará com profissionais responsáveis por fornecer informações sobre os pontos turísticos da cidade, produtos, serviços e, sobretudo, o famoso artesanato de Brasília.
Segundo a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, desde o início da sua gestão a meta da Setur/DF é qualificar, promover e estruturar o Turismo em todo o DF. O Centro de Atendimento ao Turista é própria Setur nas ruas, apresentado Brasília sob um novo olhar. “O Turismo organizado pode salvar a economia de um país e a cidade deve estar pronta para atender, primeiro, a sua população, pois se é bom para a população é bom para o turista”, finaliza.
O prefeito da Super Quadra 508 Sul, Fernando Bassit, celebrou a inauguração do espaço de atendimento, e fala da importância do reconhecimento oficial da quadra como destino túristico. “A comunidade de moradores está muito feliz em ter esse reconhecimento oficial da Quadra Modelo como um destino turístico. O centro de atendimento ao Turista vai trazer uma estrutura melhor para receber esse publico e oferecer informações sobre o espaço que está em nossa volta., além das informações a respeito do significado de super quadra, unidade de vizinhança e o contato com obras de arte de grandes gênios brasileiros que estão aqui reunidos, como Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Athos Bulcão. Esse Centro de Atendimento tem uma grande importância para os brasilienses e para a preservação do patrimônio histórico aqui estabelecido, estamos em festa. Parabéns a secretária Vanessa , grande madrinha desse projeto, pelo seu olhar pelo turismo e o seu amor por Brasília.”, afirma o prefeito.
A quadra guarda grandes histórias com personagens que estão presentes desde a construção da capital. É o caso de Lourivaldo Marques, proprietário da banca de revista que chegou à capital em fevereiro de 1960, e lembra as primeiras promoções que foram realizadas em sua banca para informar a população “promoção cultural: compre um livro, tome um vinho e ganhe um jornal”. Lourivaldo é apaixonado por Brasília e durante a cerimônia fez uma declaração de amor para a cidade “Brasília é amada por ti, por eles, por toda essa multidão de fãs, eu declaro nesta manhã o meu amor por essa cidade, e por aqueles que partiram deixando muita saudade, essa é minha palavra, e muito obrigada”, finaliza o empresário que fez questão de apresentar sua banca para a secretária de Turismo.
OPORTUNIDADE
O CAT vai contar com dois atendentes bilíngües para recepcionar os turistas do mundo inteiro que visitam a quadra. Jessica Rocha é uma das profissionais que fará os atendimentos, e conta com alegria sobre oportunidade de estar trabalhando em um espaço histórico. “Sou formada em turismo pela Universidade de Brasília (UNB) e apaixonada pela área, estou muito feliz em ver os espaços da cidade sendo ocupados e a memória sendo resgatada. Trabalhar aqui vai ser a realização de um sonho, é justamente aquilo que seu estudei para fazer”, conta emocionada. Os uniformes dos atendentes foram desenhados pelo estilista Brasiliense Fernando Peixoto, que fez questão de colaborar com o projeto.
HISTÓRIA
Fundada em 1962, a quadra modelo SQS 308 segue o padrão imaginado no plano original e tem a infraestrutura necessária para atender às necessidades dos moradores. É um verdadeiro sítio histórico onde é possível conhecer a Igrejinha, o Cine Brasília, o Clube Vizinhança, a biblioteca, as escolas e o Espaço Cultural Renato Russo, entre outros. É uma verdadeira aula de arquitetura e urbanismo que reúne num só endereço a assinatura dos homens que tornaram Brasília única.
A Superquadra 308 é visitada diariamente por grande quantidade de turistas locais, nacionais e estrangeiros e muitos deles realizam visitas guiadas, em excursões do segmento escolar (desde o jardim de infância ao ensino médio), inclusive promovidas pela Secretaria de Políticas para a Criança e o Adolescente, e acadêmico (sobretudo estudantes de arquitetura e urbanismo), além do turismo histórico e cultural em geral.