GOVERNO

MTur, Embratur e Anseditur vão criar grupo de trabalho para promover o turismo nacional

Iniciativa tem o objetivo de fomentar o setor a partir da perspectiva dos municípios brasileiros

O Ministério do Turismo, a Embratur e a Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur) estão unidos em prol do desenvolvimento do turismo no país. Em uma reunião realizada nesta quarta-feira (12.01), em Brasília (DF), as entidades discutiram a criação de um grupo de trabalho a fim de elaborar pautas e ações de promoção do setor nos municípios brasileiros.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, avalia que é necessário manter o diálogo com os municípios para criar políticas públicas de turismo eficazes. “O Brasil é um país continental e, para fazer com que o turismo se desenvolva, precisamos unir esforços e criar ações em conjunto com quem está na ponta”, ressalta.

Durante o encontro em Brasília, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Fábio Pinheiro, reforçou que o grupo de trabalho atuará por meio de quatro eixos. “O objetivo é elaborar políticas públicas por meio de estruturação, inteligência mercadológica, qualificação e promoção. Desta forma, podemos construir destinos e atrativos mais sólidos no propósito de impulsionar o desenvolvimento econômico e social, gerando emprego e renda”.

Atualmente, cerca de 800 municípios estão associados à Anseditur, que representam todas as regiões do país. Para o presidente da Associação, as regiões municipais estão repletas de equipamentos turísticos e culturais que representam a pluralidade do povo brasileiro e precisam ganhar destaque no cenário do turismo nacional e internacional.

“Esse encontro celebra o início de um plano de trabalho para a elaboração conjunta de promoção de destinos turísticos com um olhar, principalmente dos municípios, buscando a identidade e as reais características de cada região. Queremos mostrar o verdadeiro Brasil para os brasileiros e apresentar para os turistas estrangeiros os destinos que vão além de praia e sol”, defende Ângelo Sanches, presidente da Anseditur.

Para o gerente da diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação na Embratur, André Reis, uma boa preparação dos municípios é essencial para a promoção internacional do país. “É nos municípios onde as coisas acontecem, onde o turismo acontece. Então é fundamental que eles estejam cada vez mais preparados para que o turista internacional seja bem recebido e tenha ótimas experiências. E quanto mais municípios preparados, melhor para o Brasil e mais oferta para o turista internacional”, afirma.

A diretora de Promoção da Anseditur e secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, garante que criar parcerias com os prefeitos municipais é o caminho para o desenvolvimento do turismo no país. “Eu percebo que o prefeito está engajado na promoção do seu município e convencido de que o turismo é a engrenagem para mudar a economia de sua cidade. Recebo, semanalmente, dirigentes de todo o país em busca de projetos desenvolvidos em minha gestão que fizeram de Brasília um case de sucesso”, informa.

 

Por Vanessa Castro*

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Mais Lidas

VOENEWS - Notícias do Turismo Escritório de Negócios QNN 7 Conjunto "L" - Lote 47 - Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: (61) - 3202-8600 - Celulares: (61) 98117-4456 E-mail: contato@voenews.com.br

SOBRE O VOENEWS

VOENEWS – Notícias do  Turismo é de responsaabilidade da empresa: MP&F Assessoria e Consultoria em Turismo e Marketing, inscrito no CNPJ: 24.060.077/0001-15

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo