Cias Aéreas

KLM expande ainda mais a abordagem para Combustível de Aviação Sustentável

  • A partir de hoje, a KLM adicionará combustível de aviação sustentável a todos os voos que partem de Amsterdã
  • A partir de 13 de janeiro, os clientes podem optar por comprar uma quantidade adicional de combustível sustentável no momento da reserva 
  • A KLM já assinou acordos com vários parceiros e fornecedores SAF 

Hoje, a KLM começará a adicionar 0,5% de combustível sustentável para aviação (SAF) para voos que partem de Amsterdã. Além disso, a KLM oferecerá a seus clientes a opção de adquirir uma quantidade extra de combustível sustentável. Dessa forma, a KLM visa estimular o mercado de SAF. A cara das viagens está prestes a mudar no futuro e a SAF terá um papel essencial nesse sentido. Além da renovação da frota e mais inovação na empresa e no setor, a KLM está empenhada em realizar uma transição energética. 

Graças aos nossos clientes que participam do Programa SAF Corporativo e de Carga, a KLM já tem uma participação relativamente significativa no mercado global de SAF hoje. Mesmo assim, com uma participação de 0,18% em 2019, ainda é menos de 1% do nosso consumo total de combustível. Percebemos que a adição de 0,5% padrão nos bilhetes de passageiros é um passo muito pequeno, mas importante na direção certa e esperamos que outras companhias aéreas o sigam em breve. Teremos que trabalhar com todas as partes ao nosso redor e apresentar soluções e inovações sólidas para abrir ainda mais o mercado para SAF. 

Reduzir as emissões de CO2 em pelo menos 75% 
As emissões de CO2 de SAF que a KLM compra atualmente são pelo menos 75% menores do que as de querosene fóssil. Por isso, no curto prazo, o SAF é o meio mais importante para reduzir drasticamente as emissões de CO2, contribuindo assim para tornar a aviação mais sustentável. Os custos da variante de combustível sustentável são pelo menos quatro vezes maiores e a produção está ficando para trás. Ao aumentar a demanda, a KLM espera desenvolver ainda mais o mercado de SAF para que o fornecimento seja ampliado e o combustível sustentável se torne mais barato. 

Ambições SAF 
A partir de 1º de janeiro de 2022, a França introduzirá uma porcentagem de mistura SAF obrigatória. Isso ainda não é obrigatório na Holanda. Na Europa, existe uma proposta para atingir uma proporção obrigatória de SAF de 2% até 2025 para todos os voos dentro e da Europa. A KLM e seus parceiros na coalizão Clean Skies for Tomorrow anunciaram anteriormente que têm a ambição de atingir uma proporção mundial de SAF de 10% em 2030. Para esse fim, a KLM decidiu agora começar a adicionar mais SAF voluntariamente. 
Além disso, a Air France-KLM, KLM e a Air France se comprometeram com a trajetória de redução de CO2 traçada para o setor de aviação pela iniciativa Science Based Targets. Isso garantirá que os objetivos da KLM estejam em linha com as metas do Acordo do Clima da ONU assinado em Paris (líquido zero em 2050). O aumento da utilização de SAF é um fator chave para atingir essas metas. 

Aditivo padrão adicionado ao preço do ingresso 
A proporção SAF de 0,5% complementará o SAF que já está sendo combinado para clientes que aderiram aos programas SAF Corporativo e de Carga da KLM. Uma sobretaxa para o SAF adicional será adicionada ao preço do bilhete. Isso significa que os passageiros da KLM contribuirão automaticamente para a compra de combustível sustentável. A sobretaxa varia entre 1 e 12 euros por bilhete, dependendo da distância voada e do lugar reservado (económica ou business). 
A KLM usará essa contribuição para financiar uma mistura SAF padrão de 0,5% em todos os voos de Amsterdã. 

Serviço CO2ZERO expandido com opção SAF 
Para passageiros individuais que desejam reduzir ainda mais a pegada de seus voos, expandimos nosso serviço CO2ZERO com a opção de comprar uma quantidade adicional de SAF. Esta opção estará disponível além de nossa alternativa de compensação existente para apoiar um projeto de reflorestamento com certificação Gold Standard. O reflorestamento é uma forma de compensar as emissões de CO2 fora da indústria da aviação. Com a compra adicional do SAF, o passageiro contribui para um menor uso de querosene fóssil e, portanto, para uma redução direta das emissões de CO2 por voar. Mais uma vez, a KLM usará todo o valor arrecadado para comprar SAF para impulsionar a produção global de SAF. 

Compra de SAF 
Em 2011, a KLM conduziu o primeiro voo comercial do mundo com biocombustível misturado. Em fevereiro de 2021, operamos um voo comercial com uma mistura de combustível sintético sustentável. Para a SAF, a KLM se concentra em todas as tecnologias lado a lado: com base em óleo de cozinha usado, resíduos florestais e combustível sintético sustentável. A KLM está comprando volumes relativamente grandes de SAF e assinou vários contratos de compra com fornecedores. Isso garantirá a mistura padrão de 0,5% para voos partindo de Amsterdã e permitirá à KLM atender à demanda adicional gerada pelos passageiros por meio do programa CO2ZERO, bem como à demanda gerada por parceiros no Programa SAF Corporativo da KLM e na Air France-KLM-Martinair Cargo Programa SAF, contribuindo assim para os esforços da KLM para atingir suas metas de redução de CO2. 

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