Contador de histórias: Maha Alshammari
Você pode se apresentar e nos contar sobre sua vida no futebol?
Meu nome é Maha Alshammari. Tenho 18 anos e nasci e cresci aqui no Qatar. Acabei de me formar no ensino médio e estou animado para ir para a universidade na Irlanda. Embora minha formação no futebol seja relativamente nova, comecei a apreciá-lo mais recentemente, antes da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022 ™ e – meu pai trabalha na área de esportes – comecei a ver todo o trabalho que acontece nos bastidores, que me fez apreciar mais. Na verdade, só fui à minha primeira partida de futebol em dezembro de 2019, e foi uma experiência totalmente nova para mim! Ainda estou me familiarizando com todas as seleções, mas por enquanto, é claro, torço para a seleção do Catar.
Antes da Copa Árabe da FIFA ™, e devido à pandemia de COVID-19, eu havia comparecido a apenas uma partida. No entanto, agora assisto a jogos regularmente e fico mais animado do que meus irmãos que são grandes fãs de futebol, o que definitivamente mostra meu crescente entusiasmo pelo esporte.
Quais foram suas experiências na Copa Árabe da FIFA como torcedor do Catar?
Como país anfitrião da Copa Árabe da FIFA ™, assistir ao jogo do Catar tem sido a coisa mais emocionante, e chegar às semifinais foi muito além do que eu esperava inicialmente. A energia extremamente positiva de todos os fãs e a empolgação dos jogadores quando marcam são alucinantes! Também foi lindo ver HH O Padre Amir Sheikh Hamad bin Khalifa Al Thani assistir a todos os jogos e ver o quão orgulhoso ele está.
Saber quanto esforço meu amado país fez para sediar a Copa Árabe da FIFA ™ como preparação para a Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022 ™ no ano que vem e ver tudo ganhar vida foi simplesmente sensacional. Para mim, o melhor momento foi sem dúvida a deslumbrante cerimônia de abertura oficial no estádio Al Bayt. Os organizadores tinham telas enormes que exibiam hologramas de lendários artistas árabes do passado e do presente. Esse é apenas um dos muitos momentos incríveis que estou muito feliz por ter vivido.
Qual foi a atmosfera nos jogos?
O que mais gostei em assistir às partidas foi a sensação de união. Por exemplo, quando um time se aproximava de marcar um gol, você podia ver todo o estádio simultaneamente se levantando e torcendo, mesmo que ele não tenha marcado. Também me lembro de ver um cara cantando em um alto-falante e cantando canções nacionais do Catar, dizendo aos fãs para bater palmas em um determinado padrão ou fazer a onda mexicana. Claro, como eu poderia esquecer? Fiz parte da história em uma das partidas que mais assistiram a uma partida de futebol da história do Catar, com mais de 63.000 espectadores! São esses momentos especiais durante um jogo que me levam a assistir a mais jogos no futuro.
Como o Qatar se sairá neste torneio?
A seleção do Catar tem apresentado um desempenho brilhante neste torneio, tendo vencido quatro partidas e se classificado para as semifinais. Espero sinceramente que derrotemos a Argélia no próximo jogo e nos classifiquemos para a final! Mesmo que não consigamos, saber que chegamos até aqui e ver como nosso time jogou bem é maravilhoso por si só.
Quais são as oportunidades para as mulheres do Catar no futebol?
As mulheres do Catar têm grandes oportunidades para a prática do futebol, pois contam com instalações e equipamentos de alta qualidade; de clubes de esportes indoor para treinar, a treinadores de classe mundial que ajudam a melhorar suas habilidades e técnicas. Também há torneios nacionais regulares, onde todas as equipes femininas do Catar podem jogar umas contra as outras. O futebol sempre foi popular entre as mulheres do Catar, sempre jogamos jogos nas escolas durante nossos intervalos de almoço e algumas escolas jogam uma contra a outra. O país está expandindo as oportunidades de futebol para as mulheres, assim como para todos os outros esportes.
Qual é o papel do futebol na sua comunidade e na sociedade do Catar?
O futebol desempenha um grande papel em nossa sociedade. Cada cidade do Catar tem seu próprio time de futebol e clube esportivo. Você vê crianças jogando futebol em cada quintal. Pessoalmente, todas as sextas-feiras a nossa família aluga um grande campo de futebol e joga, desde crianças a adultos que eu acho muito simpático. O futebol realmente une as pessoas.
Que ambições você tem para o futuro?
Mal posso esperar para começar a estudar odontologia e, com sorte, me tornar um dentista mundialmente famoso um dia. Como Sua Alteza Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani disse uma vez: “O Qatar merece o melhor” e eu mantenho isso, é por isso que quero retribuir ao meu país. Um dos meus objetivos é abrir minha própria clínica para ajudar o maior número de pessoas possível.
O que o mundo deve saber sobre o futebol no Catar? Você tem uma mensagem para o mundo?
O futebol une pessoas de todo o mundo, não importa o tamanho ou a cultura do país a que pertencem. Acho que é um sentimento perfeito terminar esta mensagem para todos os fãs de futebol, e mal posso esperar até o início da Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022 ™ no ano que vem!
O ex-emir xeque Khalifa bin Hamad Al Thani do Catar, que ele descanse em paz, disse uma vez: “Todos, bem-vindos a Doha; Doha de todo mundo ”.