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A Etihad expande o programa de sustentabilidade estratégica unindo líderes da indústria na iniciativa de sustentabilidade da aviação mais abrangente e interorganizacional já realizada

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos – A Etihad Airways assinou vários acordos de parceria e colaboração com os principais fabricantes, fornecedores e partes interessadas da indústria da aviação no 2021 Dubai Airshow, reunindo as principais organizações da aviação em seu programa de sustentabilidade estratégica para impulsionar a descarbonização, criando o mais abrangente multi- parceria organizacional para reduzir as emissões de Co2 globalmente.

O programa de sustentabilidade da companhia aérea, que até agora tem se concentrado na frota da companhia aérea de Boeing 787 com motor GEnX sob o Programa Greenliner, agora será complementado por um programa semelhante focado em maximizar as oportunidades apresentadas pela inclusão do Airbus A350 com motor Rolls Royce XWB frota. O primeiro A350 da da Etihad, lançado hoje no Dubai Airshow como o “Sustainability50”, traz uma decoração única “UAE50” em reconhecimento do 50 º aniversário da federação dos EAU e o compromisso da companhia aérea para 2050 alvo da rede de zero emissões de carbono.

O trabalho da Etihad com parceiros, incluindo Boeing, GE, Airbus e Rolls Royce apóia os objetivos estratégicos da organização de atingir uma redução de 20% na intensidade das emissões em sua frota de passageiros até 2025, cortar as emissões líquidas de 2019 em 50% até 2035 e atingir as emissões líquidas zero em 2050.

Falando no Dubai Airshow, Tony Douglas, CEO do Grupo Etihad Aviation Group, reconheceu que a união desses participantes da indústria para a descarbonação é um passo único e importante para a indústria: “Não há bala de prata para este, nenhum ato único óbvio isso fornecerá uma solução. Vai exigir a combinação e a soma de muitas organizações e governos diferentes trabalhando juntos para melhorias pequenas e incrementais.

“Governos e reguladores devem ajudar a indústria a impulsionar a inovação para soluções de longo prazo para a descarbonização da aviação. O apoio é necessário para o desenvolvimento de um abastecimento acessível e suficiente de combustíveis sustentáveis. Otimizar as rotas de vôo nas rotas mais movimentadas do mundo evitaria que quantidades incalculáveis ​​de CO2 fossem bombeadas para a atmosfera. Há uma grande oportunidade aqui que não requer nenhuma nova tecnologia para ser implementada e poderia ser implementada hoje se houvesse vontade.

Apesar do impacto da Covid19 na aviação global, o programa Greenliner da Etihad implementou iniciativas importantes de sustentabilidade em 2020 e 2021 para testar e desenvolver soluções de descarbonização de longo prazo para aplicação comercial. Graças ao sucesso do programa nos últimos 2 anos e ao foco contínuo da companhia aérea na sustentabilidade, a Etihad revisou suas metas de redução de CO2 e está comprometida em permanecer com 50% das emissões de 2019 à medida que as operações de voo aumentam no mundo pós-pandemia , com base em sua frota de aeronaves sustentáveis ​​de alto desempenho. O Dubai Airshow em 2021 viu a renovação do Programa Greenliner.

Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes, disse: “A parceria é extremamente importante para descarbonizar nossa indústria e temos a honra de trabalhar lado a lado com a Etihad para o avanço da aviação sustentável. Nossos programas de teste de vôo e outros esforços conjuntos nos últimos dois anos demonstraram claramente o valor da colaboração da indústria ”.

Com base na frota de 787s da Etihad, a renovação hoje do acordo entre Etihad, Boeing e GE no âmbito do Programa Greenliner também verá um foco renovado na propulsão, explorando novas oportunidades para testar novas tecnologias da GE Aviation e GE Digital que reduzem as emissões.

John Slattery, presidente e CEO da GE Aviation, disse: “A descarbonização é um desafio que toda a indústria da aviação enfrenta. A única maneira de resolvermos isso é por meio de acordos como este MOU com a Etihad. Por meio deste acordo, a GE poderá testar tecnologias inovadoras que podem ajudar a reduzir as emissões, bem como aumentar o tempo de voo de nosso motor GEnx, o que pode beneficiar a Etihad e todos os nossos clientes de companhias aéreas ”.

O Sr. Douglas prosseguiu, dizendo: “À medida que continuamos nossa marcha em direção à aviação sustentável, sabemos que não podemos fazer isso sozinhos. O Programa Greenliner da Etihad foi projetado como um veículo de colaboração, reunindo com sucesso mais de 50 parceiros nos últimos dois anos. À medida que agora expandimos esse Programa com a introdução do A350 sob o programa Sustainability50, mais uma vez fazemos um apelo às armas, convidando mais partes interessadas em toda a indústria da aviação para nos ajudar neste caminho. ”

A parceria da Etihad com a Airbus estabelece uma estrutura formal para colaborar para a sustentabilidade em várias áreas principais da frota de A350 da Etihad, em linha com os respectivos programas de sustentabilidade das organizações para melhorar o desempenho ambiental da aviação. As principais áreas de colaboração incluem a promoção e comercialização de combustível de aviação sustentável, gestão de resíduos e peso, e o desenvolvimento de análises baseadas em dados.

Mikail Houari, presidente da Airbus Africa Middle East, disse: “A Airbus está liderando a indústria nos esforços coletivos de descarbonização necessários para a sustentabilidade. O design de folha limpa A350 da Airbus é a última geração de corpo largo que oferece benefícios reais para operadoras como a Etihad Airways. Menos consumo de combustível e custos operacionais mais baixos significam sustentabilidade do negócio, bem como melhor desempenho ambiental. Estamos ansiosos para desenvolver nosso relacionamento de longa data com a Etihad Airways ”.

A introdução do motor Rolls-Royce XWB na frota do A350 é mais uma credencial na direção da Etihad para operações sustentáveis, dada a renomada eficiência de combustível desse motor moderno. O acordo da Etihad com a Rolls-Royce visa maximizar o enorme potencial deste motor, e além, visando a aplicação de tecnologias de eletrificação e sistemas híbridos, juntamente com o uso de motores elétricos para aeronaves de passageiros e a mobilidade aérea urbana emergente (UAMs) ) setor.

Chris Cholerton, presidente da Rolls-Royce Civil Aerospace, disse: “Nosso compromisso com as emissões líquidas zero até 2050 só pode ser alcançado trabalhando em colaboração com nossos valiosos clientes e partes interessadas. Nosso relacionamento de longa data com a Etihad Airways oferece uma excelente base para construir soluções inovadoras que possam atender às necessidades das novas tendências da aviação, à medida que embarcamos na mesma jornada em direção a uma indústria cada vez mais sustentável ”.

A busca pela aviação sustentável vai além dos fabricantes de aeronaves e motores, e o lançamento do Dubai Airshow do Programa de Sustentabilidade expandido da companhia aérea, incluiu acordos com muitos novos parceiros, dentro e fora da indústria de aviação.

No Dubai Airshow em 2021, a Etihad assinou acordos focados na sustentabilidade com:

· A Etihad e a Lufthansa Technik AG assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) sobre uma parceria abrangente na exploração de soluções digitais que visa otimizar ainda mais a frota técnica da companhia aérea e o gerenciamento de operações. 

O campo de cooperação abrangerá vários produtos do pacote de operações digitais AVIATAR, líder da indústria da Lufthansa Technik. Com foco em tecnologias digitais e sustentáveis, abrange o uso de Análise de Combustível, Monitoramento de Condições e Planejamento de Manutenção de Linha automatizado no início. Para aumentar ainda mais sua eficiência de combustível e, portanto, atingir seus objetivos de sustentabilidade, a Etihad será uma das primeiras companhias aéreas a aproveitar o inovador aplicativo Fuel Analytics da AVIATAR.

· A SATAVIA e a Etihad Airways assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para formar uma parceria com foco na redução da pegada não-CO2 da companhia aérea por meio da otimização do planejamento de voo avançado. 

A colaboração ajudará a eliminar a criação de nuvens geradas por aeronaves, que respondem por até 60% do impacto total da aviação no clima. Em um primeiro teste mundial visando a formação de rastros, as duas empresas colaboraram no voo sustentável EY20 da companhia aérea em 23 de outubro de 2021. Com base na análise do plano de voo original, a atividade de prevenção de rastros EY20 evitou um líquido de ~ 64 toneladas de dióxido de carbono equivalente ( CO2e) forçando com uma penalidade marginal de queima de combustível de 0,1 toneladas, gerando menos de 500 kg de emissões adicionais de CO2.

A capacidade DECISIONX da SATAVIA permite que as companhias aéreas evitem rastros de condensação (rastros), que causam um efeito líquido de aquecimento do clima quase o dobro das emissões diretas do motor. Ao explorar o potencial de integração da otimização do plano de voo DECISIONX da SATAVIA aos sistemas de planejamento de voo da companhia aérea, a Etihad espera implementar a prevenção de rastros de navegação nas operações de voo do dia-a-dia.

· Etihad e Tadweer (Centro de Gestão de Resíduos de Abu Dhabi) assinaram um Acordo de Desenvolvimento de Projeto Conjunto (JOP) sobre iniciativas de resíduos para combustível, como parte das metas nacionais de desviar 75% dos resíduos de aterros sanitários até 2025 e a conformidade dos setores com CORSIA, em direção descarbonização por meio da utilização de Combustíveis de Aviação Sustentáveis. 

O projeto busca explorar o processamento de resíduos sólidos comerciais, industriais e municipais para combustível, cumprindo a posição da companhia aérea no desenvolvimento, produção e integração de uma valiosa cadeia de abastecimento de biocombustíveis na região. 

Este último acordo com a Tadweer fortalece a posição da companhia aérea sobre a importância dos combustíveis sustentáveis ​​para aviação e oferece a oportunidade de cobrir 20% das necessidades de combustível de aviação da Etihad até 2026. A Etihad tem uma longa história de teste de combustível de aviação sustentável em vários bancos de teste e voos comerciais desde que a companhia aérea operou seu primeiro voo de biocombustível em 2012. Em 2020, a Etihad fez parceria com a Boeing no Programa ecoDemonstrator, usando o maior volume permitido de SAF em todos os testes voos com mais de 60 toneladas de emissões evitadas apenas no voo de entrega. 

A participação no programa apoiou nossos parceiros de combustível na produção do maior volume de biocombustível de mistura 50/50 já produzido comercialmente. O acordo reforça ainda mais os desafios enfrentados atualmente na integração satisfatória da SAF como uma alternativa realista e viável ao combustível para aviação, visto que ainda há quantidades insuficientes disponíveis e pontos de abastecimento limitados em todo o mundo.

A companhia aérea continua a buscar a pesquisa e o desenvolvimento de alternativas de combustível fóssil como parte de sua ampla estratégia de descarbonização, defendendo a revisão das atuais configurações da política energética global, uma vez que esses combustíveis são aproximadamente quatro vezes mais caros do que o combustível de aviação normal. Com esta parceria, a Etihad espera melhorar diligentemente a disponibilidade e acelerar a integração de combustível de aviação sustentável em toda a indústria.

· Etihad Airways e The Storey Group assinaram um Memorando de Entendimento (MoU). Após a operação do Voo Sustentável da Etihad, a companhia aérea adotou um mangue para cada passageiro a bordo do voo do Jubail Mangrove Park, em Abu Dhabi, para apoiar o desenvolvimento de projetos de conversação de manguezais no país. 

Para explorar e maximizar todos os esforços para a descarbonização, a iniciativa atende às oportunidades apresentadas na busca de soluções para o agora, enquanto constrói um caminho de sequestro substancial para o futuro. Com os projetos de compensação de carbono frequentemente vistos como uma solução de curto prazo para a descarbonização, a companhia aérea continua a valorizar oportunidades robustas e significativas para apoiar sua estratégia de sustentabilidade sem depender de compensações. 

Colaboração com Jubail Mangrove Park, O Storey Group e Agência Ambiental de Abu Dhabi é especialmente significativo, ao garantir a preservação e manutenção dos habitats naturais, garantindo aos manguezais não apenas reduzir a poluição da água e da atmosfera, mas seu potencial para evitar a liberação de CO2 na atmosfera com os manguezais atualmente segurando até 6,4 bilhões de toneladas de CO2 globalmente.

As conquistas anteriores da Etihad como sócia fundadora do SBRC (Consórcio de Pesquisa em Bioenergia Sustentável) viram o desenvolvimento do projeto SEAS, que produziu o primeiro biocombustível de origem local e produziu a partir de plantas resistentes ao sal, chamado Salicornia. Com os Emirados Árabes Unidos para sediar a COP28 em 2023, os esforços da companhia aérea nacional para explorar todas as oportunidades possíveis para a redução de carbono prova ainda mais o compromisso das nações com a sustentabilidade,

Essas iniciativas somam-se ao número diligente de esforços que a companhia aérea fez anteriormente em direção à aviação sustentável, mantendo uma visão singular de construir relacionamentos valiosos com parceiros em toda a cadeia de suprimentos da aviação e além.

Com a recente vitória dos Emirados Árabes Unidos na candidatura para sediar a COP28 em 2023, a companhia aérea nacional está ainda mais encorajada a continuar sua abordagem altruísta à sustentabilidade na construção de uma rede não competitiva de conhecimento e inovação, fornecendo acesso a projetos de desenvolvimento e maturação de tecnologia, estruturas de investimento abrangentes e aproveitando todas as oportunidades para demonstração de prova de conceito.

A multiplicidade de parcerias que constituíram o Programa Etihad Greenliner até agora demonstra a abordagem ágil e abrangente da companhia aérea para a sustentabilidade, comprovado pela inclusão do Airbus A350 e Rolls Royce e subsequente expansão para Sustainability50; uma evolução certa para significar ainda mais o poder do chamado às armas da Etihad Greenliner e o compromisso da Etihad Airways ‘Para o mundo ‘ .

O Sr. Douglas concluiu em resumo: “Precisamos ser ousados ​​ao abordar as questões climáticas que o planeta enfrenta. Precisamos ser decisivos. Não há outro caminho a seguir. É por isso que temos insistido em continuar a focar nos desafios e oportunidades, muitos dos quais estão disponíveis hoje, como uma prioridade estratégica fundamental para o nosso negócio, liderado pelo Programa de Sustentabilidade da Etihad que compreende as frotas Etihad 787 Greenliner e Airbus A350 Sustainability50 , e os muitos parceiros que agora se juntaram à cruzada. Teremos sucesso, porque devemos ”.

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