Pesquisa traz boas notícias para a indústria de viagens: 50% dos viajantes esperam pegar um voo a negócios ainda este ano
O estudo global de nove mercados fornece uma visão sobre as atitudes e sentimentos dos viajantes em relação às restrições, dados digitais de saúde e viagens sustentáveis
Uma pesquisa com 9.074 consumidores na França, Alemanha, Índia, Espanha, Rússia, Cingapura, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos mostrou que o apetite por viagens está em alta. Ao mesmo tempo, o estudo revelou que uma maior clareza sobre as restrições e diretrizes será a chave para o aumento da confiança do viajante. Mais de um terço (35%) dos viajantes disseram que as diretrizes internacionais atuais sobre onde e como viajar são confusas, tornando-os menos propensos a reservar viagens de negócios e/ou lazer.
Ao mesmo tempo, os viajantes estão mostrando uma abertura cada vez maior para abraçar a tecnologia e a vontade de compartilhar dados de saúde para que possam começar a viajar novamente.
Quando questionados sobre a receptividade para compartilhar dados pessoais de saúde, os resultados da pesquisa mostram:
• 93% dos viajantes estariam dispostos a fornecer dados pessoais para o uso eficaz de passaportes ou certificados de saúde digitais, um ligeiro aumento contra os 91% mostrados em fevereiro de 2021
• Quase metade (48%) dos viajantes a negócios estariam dispostos a fornecer seus dados de saúde para visitar uma conferência ou evento, enquanto 36% dos viajantes a lazer estariam dispostos a fazer uma excursão ou atividade no destino.
Quando questionados sobre qual tecnologia aumentaria a confiança para viajar nos próximos 12 meses, as soluções móveis continuam a ser as mais populares, com as principais tecnologias incluindo:
• Aplicativos mobile que fornecem notificações e alertas durante a viagem (44%)
• Check-in self-service (41%)
• Pagamentos mobile sem contato (por exemplo, Apple ou Google Pay, Paypal, Venmo) (41%)
• Políticas de cancelamento automatizadas e flexíveis (40%)
Os aplicativos móveis e a tecnologia sem contato permaneceram como tecnologias de ponta em todos os três estudos, com a adição de políticas de cancelamento automatizadas e flexíveis nesta edição final.
A pesquisa é a terceira de uma série de estudos sobre a opinião do viajante, nas quais a Amadeus faz uma verificação regular da opinião e das preocupações dos consumidores para ajudar a indústria a reconstruir as viagens da maneira mais eficaz. Tanto a pesquisa Rethink Travel 2020 (setembro de 2020) quanto a pesquisa Rebuild Travel Digital Health (fevereiro de 2021) revelaram como a tecnologia pode ajudar a aumentar a confiança do viajante, e a Amadeus revisitou esta questão para ver como a confiança do viajante mudou desde setembro de 2020. 97% dos viajantes agora afirmam que a tecnologia aumentará sua confiança para viajar, contra 91% em fevereiro de 2021 e 84% em setembro de 2020, mostrando um sentimento crescente de confiança do viajante na tecnologia.
Ao considerar o futuro das viagens e da sustentabilidade, a pesquisa destacou as soluções que os viajantes acreditam que podem ajudar a indústria a se tornar mais sustentável no longo prazo. Os resultados mostraram:
• Quase metade (46%) dos viajantes citaram uma maior disponibilidade de meios de transporte verdes, como por exemplo aviões ou trens elétricos
• Uma porcentagem semelhante (44%) acredita que tornar as viagens sustentáveis mais econômicas seria benéfico
• 41% dizem que a transparência em torno das políticas de sustentabilidade das agências de viagens ajudaria.
Embora a receptividade para viagens no próximo ano seja alta, a indústria de viagens precisa considerar como responder às mudanças das preocupações dos viajantes à medida que o ambiente de viagens continua a se adaptar. As três principais preocupações dos viajantes são:
• Medo de pegar COVID-19 durante a viagem (41%)
• Autoisolamento ou quarentena antes e depois da viagem (41%)
• Alteração de restrições, resultando em cancelamentos de última hora (37%)
Em comparação com os estudos anteriores, o medo de pegar o vírus é uma grande preocupação para os viajantes, junto com o autoisolamento ou quarentena.
Decius Valmorbida, presidente de Travel da Amadeus, diz: “A indústria de viagens ainda enfrenta muitos desafios à luz da COVID-19, mas estamos vendo medidas positivas tomadas à medida que as restrições diminuem e os desenvolvimentos em certificados de saúde digitais continuam em todo o mundo. Esta pesquisa demonstra que o apetite por viagens continua crescendo e que os viajantes estão ansiosos por avanços em áreas como tecnologia sem toque, saúde digital e viagens sustentáveis. Agora é a hora de ouvir ainda mais atentamente as necessidades dos viajantes para que possamos reconstruir nossa indústria de uma forma que seja mais focada no viajante, resiliente e sustentável.”
Francisco Pérez-Lozao Rüter, presidente de Hospitality da Amadeus, comenta: “Esta série de pesquisas em três partes destacou o papel essencial que a tecnologia e os dados têm de desempenhar na recuperação de nossa indústria e no aumento da confiança do viajante. Especificamente em Hospitality, estamos vendo como nossos clientes de hotel estão implementando soluções que complementam e agilizam experiências sem perder o toque humano, enquanto usam os dados para se preparar melhor para as demandas dos hóspedes. Na Amadeus, estamos empenhados em reconstruir uma indústria melhor e trabalhar em estreita colaboração com nossos clientes para fornecer as ferramentas para alcançar isso.”