Encontro contou com a apresentação de iniciativas adotadas no país durante o momento de retorno das viagens
Com o tema “Inovações e experiências na retomada do turismo”, a Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT), coordenada pelo Ministério do Turismo, realizou nesta terça-feira (05.10), em Fortaleza (CE), o seu 13º encontro. Às vésperas da Abav Expo, que começa nesta quarta-feira na capital cearense, a reunião contou com a apresentação de ações de promoção e desenvolvimento do setor que tiveram sucesso no período de retomada. Esta foi a primeira reunião presencial da RIMT desde o início da pandemia, que contou com a participação de representantes do Sebrae e da Embratur.
Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o encontro é um marco da retomada de atividades turísticas e representa uma vitrine de boas práticas em prol do setor. “Este encontro tem por objetivo fortalecer conexões e promover o intercâmbio entre os membros desta rede, que é composta por diversos atores, dando enfoque à inteligência de mercado e destacando as inovações. Tenho certeza que foi um encontro muito proveitoso para o turismo nacional”, destacou.
Entre os cases apresentados, um dos destaques foi a campanha promocional realizada pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (SETUR-RN) e a Empresa Potiguar de Promoção Turística (EMPROTUR) em parceria com uma grande loja de departamento do país. O mote da ação era homenagear a fauna, a flora, os pontos turísticos e as expressões regionais potiguares, a partir de estampas exclusivas criadas por uma artista do estado, Ariell Guerra.
Outra iniciativa que deu certo foi a do Sebrae Tocantins: “Energia para Crescer”. O projeto tinha o objetivo de promover o desenvolvimento e estimular o empreendedorismo em comunidades quilombolas do Jalapão para o turismo de base comunitária. Além disso, a proposta buscava qualificar os produtos turísticos, fortalecer a governança e fomentar o acesso a serviços financeiros e a atração de investimentos.
O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, encerrou o encontro e destacou o esforço e a parceria de todos para melhorias no setor. “Contamos com a ajuda de vocês para que continuemos a trabalhar muito mais pelo turismo. Espero que esta seja a primeira reunião de uma volta à normalidade. Que a gente volte a se encontrar e que a gente bote as pessoas para viajarem por esse Brasil, que é maravilhoso”, concluiu.
A reunião também contou com a apresentação das ações desenvolvidas pela Embratur no sentido de fomentar o turismo, dentro e fora do país, desde o início da pandemia. Outro assunto do encontro foi o Desafio Turistech Brasil, promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Wakalua Innovation Hub – primeiro polo global de inovação em turismo – e em colaboração com a Organização Mundial do Turismo (OMT).
RIMT – Criada em 2016, a Rede de Inteligência de Mercado no Turismo visa compartilhar experiências voltadas à promoção dos destinos nacionais. Busca ainda manter um processo de colaboração entre atores públicos e privados do setor, permitindo ampliar a profissionalização do marketing turístico. As discussões têm o objetivo de adaptar a oferta de atrativos às expectativas e tendências do ramo de viagens, fornecendo subsídios à tomada de decisões.