Brasília

MTur e Setur DF firmam parceria para posicionar Brasília como um destino de excelência em turismo cívico no país

Cooperação busca elevar a capital a ser destaque neste segmento, contribuindo ainda para impulsionar outras cidades brasileiras

OMinistério do Turismo e a Secretaria de Turismo do Distrito Federal vão atuar em conjunto para promover o turismo cívico na capital federal e posicioná-la como um destino referência neste segmento no país. O objetivo é estimular que cada brasileiro conheça a sua capital, repleta de história, símbolos e personalidades que tiveram destaque na construção da identidade brasileira.

A proposta é que a Secretaria de Turismo atue na estruturação e desenvolvimento de produtos relacionados ao turismo cívico e que o Ministério do Turismo apoie a comercialização destes roteiros por meio de campanhas e exposição em feiras. A metodologia deverá ser replicada em outras cidades do país, estimulando e desenvolvendo o turismo cívico em outras regiões.

“A nossa rica história e cultura ainda são desconhecidas por muitos brasileiros. Jogar luz sobre elas leva o brasileiro a uma maior conscientização sobre si mesmo e imprime o sentimento de pertencimento, além de atrair investimentos privados e diversificar a oferta turística nacional. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre a nossa história e cultura, estimular o turismo cívico no nosso país e fortalecer o patriotismo, tornando nossos símbolos e personalidades em atrativos turísticos”, destaca o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Outra iniciativa do Ministério do Turismo para estimular o turismo cívico no País foi a celebração de um Termo de Execução Descentralizada com a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), que prevê a realização de pesquisas voltadas à formação de um acervo digital contendo os principais traços característicos da identidade do país.

CAPITAL FEDERAL – Construída em mil dias, Brasília é guardiã das decisões nacionais, sede dos três poderes da República e representa a capacidade do seu povo de criar e inovar. Possui monumentos, espaços históricos, arquitetura e urbanismo reconhecidos internacionalmente. É considerada Patrimônio Cultural Mundial, além de possuir o título de Cidade Criativa do Design, conferido a um seleto grupo de cidades em todo o mundo pela Organização das Nações Unidades para a Educação, a Ciência e a Cultural (Unesco).

“Nossa cidade é o maior museu a céu aberto com obras de Oscar Niemeyer e paisagismo de Lúcio Costa. Além dos ministérios, de todos estes monumentos e da sua história, na Esplanada também estão o Teatro Nacional, o Museu da República, a Biblioteca Nacional e a Catedral Metropolitana”, destaca a secretária de Turismo de Brasília, Vanessa Mendonça. “O projeto de Turismo Cívico-Pedagógico de Brasília já é um case de sucesso fora dos limites do Distrito Federal, porque aplica o ensino de história do Brasil, por meio de visitas a monumentos e endereços do poder, como ensinamento fora da sala de aula”, acrescenta a secretária ao pontuar ações já desenvolvidas no DF.

O turismo cívico faz parte do calendário oficial de Brasília. Setembro é o mês oficial, com aprovação da data pela Câmara Legislativa do DF. Assim, a capital tem um mês inteiro dedicado ao civismo, à pátria e à história do Brasil. Entre a programação já divulgada pela Secretaria de Turismo do DF estão exposições dos Dragões da Independências em regiões administrativas e da Guarda Presidencial, oficinas de artesanato e ocupação da Casa Chá, na Praça dos Três Poderes, onde está localizado um Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

Por Amanda Costa

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Mais Lidas

VOENEWS - Notícias do Turismo Escritório de Negócios QNN 7 Conjunto "L" - Lote 47 - Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: (61) - 3202-8600 - Celulares: (61) 98117-4456 E-mail: contato@voenews.com.br

SOBRE O VOENEWS

VOENEWS – Notícias do  Turismo é de responsaabilidade da empresa: MP&F Assessoria e Consultoria em Turismo e Marketing, inscrito no CNPJ: 24.060.077/0001-15

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo