Dados estão disponíveis para acesso na ferramenta Consulta Interativa
De acordo com os dados do transporte aéreo do mês de julho deste ano (clique no link para acessar), divulgados nesta terça-feira (31) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a demanda e a oferta de voos domésticos registradas em julho deste ano apresentaram retração em comparação com o mesmo período de 2019, de 23,6% e 22,1%, respectivamente.
Em julho de 2021, foram transportados mais de 5,8 milhões de passageiros no mercado doméstico, número 31,3% menor do que o total registrado no mesmo período de 2019.
No mercado internacional, considerando fatores como fechamento de fronteiras e restrição de viagem a turismo, os indicadores também permanecem sob retração. A demanda de passageiros no sétimo mês do ano foi 80,3% menor do que o registrado em 2019. A queda na oferta foi de 65,1%.
A comparação desses indicadores com o mesmo período de 2019 tem sido realizada considerando que a aviação não estava sob impacto da pandemia causada pela Covid-19, que tem afetado o transporte aéreo há pelo menos 17 meses.
Acesse o link a seguir para consultar os dados de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo de julho de 2021 e de toda a série histórica: https://bit.ly/3sNFBBo.
Consulta Interativa
Desde 2018, a ANAC disponibiliza, em sua página na internet, uma ferramenta na qual é possível realizar pesquisas regionalizadas dos principais indicadores do transporte aéreo. Por meio da Consulta Interativa (clique no link para acessar), é possível extrair, por exemplo, o número de voos para um determinado aeroporto e comparar os dados com outros períodos, seja por mês ou ano.
A ferramenta é um grande passo da Agência na transparência de dados do setor aéreo e, por meio dela, é possível ter acesso a informações de mais de duas décadas. As buscas no Consulta Interativa podem ser refinadas por voos, número de passageiros transportados, natureza doméstica ou internacional. Pode ainda ser consultado o ranking de Aeroportos, mostrando a participação de cada terminal na malha aérea brasileira, além de diversas outras possibilidades que retratam a evolução da aviação comercial no Brasil.
Assessoria de Comunicação Social ANAC
www.gov.br/anac