EVENTOS DO TURISMO

MTur e Fornatur debatem avanços no Plano Nacional de Segurança Turística

Videoconferência reuniu autoridades do governo federal e de estados para discutir ações que melhorem a percepção de visitantes em relação ao país

organização do Programa Nacional de Segurança Turística, desenvolvido pelo Ministério do Turismo em conjunto com a Embratur, foi o tema de reunião virtual do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), realizada na última terça-feira (03.08). Na ocasião, representantes do MTur detalharam os eixos norteadores da iniciativa, que busca identificar ações convergentes entre os diferentes atores do setor.

O programa envolve as áreas de vigilância sanitária, segurança pública, prevenção à exploração de crianças e adolescentes no turismo, defesa civil, relações de consumo, transporte de turistas e comunicação positiva. O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, defende empenho pela melhoria da percepção de visitantes brasileiros e estrangeiros quanto à realidade do segmento nos destinos nacionais.

“Temos cases turísticos no país, como Porto de Galinhas, Foz do Iguaçu, Pantanal, Maragogi e Jericoacoara, em que os índices de segurança são muito parecidos com os de países europeus. E pesquisas do MTur indicam que 94% dos estrangeiros que vêm ao Brasil querem voltar. Então, precisamos mudar a percepção de segurança do turismo no Brasil, com a divulgação de indicadores que mostrem que é possível viajar com segurança”, sustenta o ministro.

Uma das propostas do programa é a criação de um Fórum de Segurança Turística, de forma a reunir contribuições de profissionais das duas áreas. Durante o encontro na última terça-feira, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, William França, agradeceu a disposição do Fornatur em discutir o tema e estimulou o compartilhamento de informações por gestores estaduais do setor.

“Essa é uma questão que envolve particularmente a gestão estadual. A gente precisa ter informações sobre como está a estrutura que envolve a segurança e o turista nos estados, para a gente poder dar continuidade a esse trabalho de segurança turística. O ministro Gilson Machado Neto, ainda quando presidente da Embratur, já trazia esse assunto como prioridade e reforçou essa necessidade no Ministério do Turismo”, comentou França.

Também presente ao encontro virtual, a secretária nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Juliana Oliveira, apontou benefícios da plataforma consumidor.gov.br, que favorece a interlocução direta entre clientes e empresas para solução alternativa de conflitos, como cancelamentos e remarcações de passagens e outros serviços. “É uma plataforma que estamos inclusive maximizando, por meio de um acordo de cooperação com o Ministério do Turismo. O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor está à disposição para ações conjuntas”, afirmou.

SEGURANÇA – A videoconferência contou ainda com a titular da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo do Estado do Rio de Janeiro. Patrícia Alemany, sugeriu esforços no sentido de evidenciar números positivos da segurança turística no país. “Em 2019, tivemos no Rio 1,2 milhão de estrangeiros e apenas 3.800 registros de ocorrências. Isso significa 0,31% de crimes, sendo mais de 80% delitos de furto, sem violência. A gente pode ter esses números mais elaborados no Brasil inteiro e fazer uma comunicação detalhada e integrada”, sustentou.

Também presente ao encontro, o coordenador de Segurança Institucional da Embratur, Vitor Santos, frisou a importância da união de forças pela melhoria da imagem do Brasil na área. “Foi identificado que a segurança era um dos quesitos que mais prejudicava a vinda de estrangeiros ao país. A gente vem trabalhando com o MTur e precisa da união de esforços de atores e setores envolvidos com o trade. A gente precisa de indicadores para criar um plano estratégico”, apontou.

A reunião teve ainda a participação de Bruno Wendling, presidente do Fornatur e diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul. Wendling colocou o colegiado à disposição para discutir ações conjuntas. “A nossa imagem realmente destoa da realidade dos indicadores de segurança. Então, a gente tem que se debruçar muito em cima dessa comunicação integrada para reverter essa percepção”, defendeu.

Durante a reunião, foi distribuído um questionário online sobre o conhecimento de estados quanto a ações do órgão relacionadas à segurança turística (Acesse aqui o documento). As perguntas podem ser respondidas até o dia 20 de agosto por gestores públicos estaduais.

O encontro reuniu ainda a coordenadora-geral de Turismo Responsável do MTur, Rafaela Lehmann, e a coordenadora de Segurança Turística do MTur, Laís Campelo, além de secretários estaduais de Turismo e representantes de órgãos gestores do setor.

INICIATIVAS – O Ministério do Turismo tem atuado junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública pela criação de indicadores relacionados à segurança pública nos principais destinos e atrativos brasileiros. No início de junho, o ministro Gilson Machado Neto também se reuniu com comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para debater ações que aprimorem a percepção de segurança por turistas internacionais e nacionais no país.

A fim de evitar fraudes na venda de produtos e serviços turísticos, o MTur lançou ainda um novo campo no Cadastur (cadastro oficial de prestadores de serviços do setor) para a inclusão dos perfis oficiais de estabelecimentos do ramo nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram. Agora, antes de efetuar contratações online, consumidores podem conferir no site do Cadastur se as páginas são realmente das empresas envolvidas (Acesse aqui).

 

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

 

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo