Cias Aéreas

Estatísticas do setor de aviação civil confirmam que 2020 foi o pior ano já registrado

Montreal –  A International Air Transport Association (IATA) divulgou a publicação IATA World Air Transport Statistics (WATS) com números de desempenho para 2020, demonstrando os efeitos devastadores sobre o transporte aéreo global durante aquele ano da crise COVID-19.

  • 8 bilhões de passageiros voaram em 2020, uma redução de 60,2% em comparação com os 4,5 bilhões que voaram em 2019
  • A demanda de viagens aéreas em todo o setor (medida em receita por passageiro-quilômetro, ou RPKs) caiu 65,9% ano a ano
  • A demanda de passageiros internacionais (RPKs) diminuiu 75,6% em comparação com o ano anterior
  • A demanda doméstica de passageiros aéreos (RPKs) caiu 48,8% em comparação com 2019
  • A conectividade aérea diminuiu em mais da metade em 2020, com o número de rotas conectando aeroportos caindo drasticamente no início da crise e caiu mais de 60% ano a ano em abril de 2020
  • A receita total de passageiros da indústria caiu 69%, para US $ 189 bilhões em 2020, e as perdas líquidas foram de US $ 126,4 bilhões no total
  • O declínio nos passageiros aéreos transportados em 2020 foi o maior registrado desde que RPKs globais começaram a ser rastreados por volta de 1950

“2020 foi um ano que todos nós gostaríamos de esquecer. Mas a análise das estatísticas de desempenho para o ano revela uma incrível história de perseverança. No auge da crise, em abril de 2020, 66% da frota de transporte aéreo comercial do mundo ficou paralisada porque os governos fecharam fronteiras ou impuseram quarentenas estritas. Um milhão de empregos desapareceram. E as perdas da indústria no ano totalizaram US $ 126 bilhões. Muitos governos reconheceram as contribuições críticas da aviação e forneceram linhas de vida financeiras e outras formas de apoio. Mas foram as ações rápidas das companhias aéreas e o comprometimento de nosso pessoal que acompanharam a indústria aérea durante o ano mais difícil de sua história ”, disse Willie Walsh, Diretor Geral da IATA.

Principais dados de desempenho de companhias aéreas em 2020 do WATS

Passageiro

  • Em todo o sistema, as companhias aéreas transportaram 1,8 bilhão de passageiros em serviços regulares, uma redução de 60,2% em relação a 2019
  • Em média, houve uma perda de $ 71,7 por passageiro em 2020, correspondendo a perdas líquidas de $ 126,4 bilhões no total
  • Medida em ASKs (assento-quilômetro oferecido), a capacidade global das companhias aéreas caiu 56,7%, com a capacidade internacional sendo a mais atingida, com uma redução de 68,3%
  • A taxa de ocupação de passageiros em todo o sistema caiu para 65,1% em 2020, em comparação com 82,5% no ano anterior
  • A região do Oriente Médio sofreu a maior proporção de perda para o tráfego de passageiros * com uma queda de 71,5% nos RPKs em relação a 2019, seguida pela Europa (-69,7%) e a região da África (-68,5%)
  • A China se tornou o maior mercado doméstico em 2020 pela primeira vez já registrada, à medida que as viagens aéreas se recuperaram mais rapidamente em seu mercado doméstico após seus esforços para controlar o COVID-19
  • As  classificações regionais  (com base no total de passageiros transportados em serviços regulares por companhias aéreas registradas naquela região) são:
  1. Ásia-Pacífico : 780,7 milhões de passageiros, uma redução de 53,4% em relação aos passageiros da região em 2019
  2. América do Norte : 401,7 milhões de passageiros, queda de 60,8% em relação a 2019
  3. Europa : 389,9 milhões de passageiros, queda de 67,4% em relação a 2019
  4. América Latina : 123,6 milhões de passageiros, queda de 60,6% em relação a 2019
  5. Oriente Médio: 8 milhões de passageiros, queda de 67,6% em relação a 2019
  6. África : 34,3 milhões de passageiros, queda de 65,7% em relação a 2019
  • As  cinco principais companhias aéreas  classificadas pelo total de passageiros-quilômetros programados voados foram:
  1. American Airlines (124 bilhões)
  2. China Southern Airlines (110,7 bilhões)
  3. Delta Air Lines (106,5 bilhões)
  4. United Airlines (100,2 bilhões)
  5. China Eastern Airlines (88,7 bilhões)
  • As cinco principais  áreas de rota **  por demanda de passageiros (RPKs), com a maior queda sendo observada em rotas no Extremo Oriente:
  1. Na Europa (290,3 milhões, queda de 70,7% em relação a 2019)
  2. Europa – América do Norte (122,9 milhões, redução de 80,4% em relação a 2019)
  3. No Extremo Oriente (117,3 milhões, uma diminuição de 84,1% em relação a 2019)
  4. Europa – Extremo Oriente (115,3 milhões, uma redução de 79% em relação a 2019)
  5. Oriente Médio – Extremo Oriente (104 milhões, queda de 73,6% em relação a 2019)
  • Os cinco principais  pares de aeroportos domésticos de passageiros  estavam todos na Ásia e tiveram um desempenho melhor do que as principais rotas internacionais, uma vez que a recuperação doméstica voltou mais rápido, especialmente na China:
  1. Jeju – Seoul Gimpo (10,2 milhões, aumento de 35,1% em relação a 2019)
  2. Hanói – Cidade de Ho Chi Minh (5,9 milhões, um aumento de 54,3% em relação a 2019)
  3. Xangai-Hongqiao – Shenzhen (3,7 milhões, um aumento de 43,4% em relação a 2019)
  4. Pequim-Capital – Xangai-Hongqiao (3,6 milhões, aumento de 11,8% em relação a 2019)
  5. Guangzhou – Shanghai-Hongqiao (3,5 milhões, um aumento de 41,2% em relação a 2019)
  • As  cinco principais nacionalidades *** viajando de avião (internacional) foram:
  1. Estados Unidos (45,7 milhões, ou 9,7% de todos os passageiros)
  2. Reino Unido (40,8 milhões, ou 8,6% de todos os passageiros)
  3. Alemanha (30,8 milhões, ou 6,5% de todos os passageiros)
  4. França (23,3 milhões, ou 4,9% de todos os passageiros)
  5. Índia (17,4 milhões, ou 3,7% de todos os passageiros)

Carga

  • O frete aéreo foi o ponto alto no transporte aéreo em 2020, à medida que o mercado se adaptou para manter as mercadorias em movimento – incluindo vacinas, equipamentos de proteção individual (PPE) e suprimentos médicos vitais – apesar da queda maciça na capacidade das barrigas dos aviões de passageiros.
  • A carga disponível em toda a indústria, tonelada-quilômetro (ACTKs) caiu 21,4% com relação ao ano anterior em 2020
  • Isso levou a uma redução da capacidade, com a taxa de ocupação de carga em todo o setor aumentando 7,0 pontos percentuais, para 53,8%. Este é o valor mais alto da série IATA iniciada em 1990.
  • No final do ano, as toneladas-km de carga em todo o setor (CTKs) haviam retornado perto dos valores anteriores à crise. No entanto, o declínio anual na demanda de carga (CTKs) ainda foi o maior desde a crise financeira global em 2009, em um considerável 9,7% ano a ano em 2020.
  • As  cinco principais companhias aéreas  classificadas por carga programada por tonelada-quilômetro (CTKs) voadas foram:
    1. Federal Express (19,7 bilhões)
    2. United Parcel Service (14,4 bilhões)
    3. Qatar Airways (13,7 bilhões)
    4. Emirados (9,6 bilhões)
    5. Cathay Pacific Airways (8,1 bilhões)

Alianças de companhias aéreas

  • A Star Alliance manteve sua posição como a maior aliança de companhias aéreas em 2020 com 18,7% do tráfego total programado (em RPKs), seguida por SkyTeam (16,3%) e oneworld (12,7%)

> Baixe uma  prévia das Estatísticas de Transporte Aéreo Mundial  (pdf).
> Adquira o conjunto completo de estatísticas WATS, que inclui dados e análises adicionais.

Para mais informações por favor entre em contato:

Comunicações corporativas

Tel: +41 22 770 2967

Email: corpcomms@iata.org

Notas para editores:

* Tráfego de transporte aéreo (medido pela receita de passageiros-quilômetro) agrupado por região geográfica correspondente à região de domicílio da companhia aérea.

** O tráfego é contado com base na origem-destino do voo. Isso significa que, por exemplo, um passageiro viajando do Canadá para Cingapura via Japão será incluído no Extremo Oriente – América do Norte, bem como no Extremo Oriente.

*** Refere-se especificamente ao passaporte no qual o passageiro viajou (não ao país de residência) e os dados excluem o tráfego de conexão.

  • IATA (International Air Transport Association) representa cerca de 290 companhias aéreas, compreendendo 82% do tráfego aéreo global.
  • Você pode nos seguir em twitter.com/iata para anúncios, posições políticas e outras informações úteis do setor.

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