Cias Aéreas

GOL anuncia os Resultados do 2T21 e pavimenta o caminho para o Crescimento Sustentável

Forte recuperação da demanda confirma a resiliência do mercado brasileiro de viagens aéreas;
A disciplina no gerenciamento de capacidade mantém lucratividade e yields com altas taxas de ocupação;
Companhia preparada para a aceleração do crescimento neste segundo semestre de 2021.

São Paulo, 29 de julho de 2021 – A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (“GOL” ou “Companhia”) (B3: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior Companhia aérea doméstica do Brasil, anunciou hoje o resultado consolidado do segundo trimestre de 2021 (2T21), detalhando também suas iniciativas contínuas em resposta à pandemia de Covid-19.

Todas as informações são apresentadas em Reais (R$), de acordo com as normas internacionais de contabilidade (IFRS) e com métricas ajustadas e estão disponibilizadas para possibilitar a comparabilidade nesse trimestre com o mesmo período do ano anterior. Tais indicadores ajustados excluem os gastos relacionados ao percentual da frota não operacional que a GOL manteve em solo nesse período, e estão detalhados na tabela da seção “despesas operacionais”. As comparações são em relação ao segundo trimestre de 2020 (2T20), exceto quando especificadas de outra forma.

O 2T21 foi marcado por três temas relevantes para o crescimento sustentável da GOL daqui para frente:

Primeiro, a resiliência do mercado brasileiro de viagens aéreas. A demanda por transporte aéreo no Brasil está se recuperando rapidamente em função da consistente queda nos casos e fatalidades de Covid-19 desde 24/6/2021, com redução de mais de 2% ao dia nas novas transmissões registradas no País, e com queda em todos os estados brasileiros. Essa promissora tendência está impulsionada pela maior disponibilidade de vacinas no segundo trimestre; em 30/6/2021, mais de um terço da população brasileira havia recebido pelo menos 1 dose de uma vacina e, mais de 12% tenham sido totalmente vacinados. Além disso, o governo brasileiro garantiu vacinar aproximadamente 90% de todos os brasileiros com mais de 12 anos até setembro.

“Os brasileiros não hesitam quanto a serem vacinados. Dados apontam que 92% das pessoas com mais de 60 anos já receberam a primeira dose e 59% estão totalmente vacinados”, disse Paulo Kakinoff, CEO. “Estamos confiantes de que aproximadamente 85% das pessoas acima de 30 anos no Brasil estarão imunizadas ao final do terceiro trimestre deste ano. Esse grupo demográfico representa atualmente mais de 98% dos casos graves de Covid-19 no Brasil”.

Segundo, a gestão disciplinada do yield da GOL levou a Companhia a, de forma constante e muito ágil, preservar o equilíbrio entre capacidade e demanda no segundo trimestre, mantendo elevados os seus yields e taxa de ocupação, bem como minimizando o consumo de caixa. Concomitantemente, a GOL foi a única empresa aérea da América do Sul a levantar capital durante a pandemia por meio de uma captação de R$ 423 milhões em novas ações, 63% ancorada por seu acionista controlador, e uma emissão de capital de R$ 607 milhões como parte do R$ 1,3 bilhão para a aquisição da participação minoritária de seu programa de fidelidade, a Smiles. O comprometimento do acionista controlador da Companhia é um diferencial-chave para o negócio, direcionando o foco no crescimento sustentado de longo prazo ao invés de movimentos não sustentáveis de curto prazo.

Kakinoff continuou, “Ao longo da pandemia executamos uma estratégia robusta para garantir liquidez, proteger o relacionamento com todos os nossos principais parceiros de negócios, cuidar de nossos Colaboradores, preservar a vantagem de custo da Companhia e minimizar a diluição para nossos acionistas. Essas bem implementadas iniciativas posicionam vantajosamente a GOL para criar significativo valor para os acionistas no cenário pós-pandemia. No 2T21 a GOL apresentou de forma sistemática uma eficiência de mercado superior aos competidores o que reforça o nosso compromisso em equilibrar o volume de oferta de assentos com a projeção preditiva de demanda”.

Terceiro, a rota da GOL para prosseguir seu crescimento sustentado. A GOL possui um conjunto único de vantagens, composto pela melhor malha aérea, produto e jornada do Cliente personalizados, modelo de negócios de baixo custo e menor alavancagem financeira entre seus pares. Essas vantagens serão essenciais para incentivar o retorno aos céus dos viajantes a negócios, que costumavam responder por 50% da demanda por viagens aéreas no Brasil. Embora uma pequena porcentagem de Clientes corporativos possa vir a preferir reuniões virtuais, a expansão de setores-chave como de petróleo e gás, infraestrutura, agronegócio, serviços e imobiliário comporá uma porção significativa do crescimento da economia brasileira e as de viagens de negócios. Essas indústrias demandam que executivos e colaboradores tenham um número maior de interações pessoais e visitas presenciais.

“Com base em nossas expectativas sobre o avanço da vacinação no Brasil, prevemos que as viagens a negócios voltarão a apresentar uma recuperação acentuada a partir do 1T22. Quando isso acontecer, aumentaremos a malha da GOL para permitir altas frequências nos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, restaurando as rotas aos níveis pré-pandemia. A GOL também retomará os voos internacionais a destinos na América do Sul e nos EUA com disciplina e seguindo as restrições e regras de compliance de cada País. Até o final deste ano, retornaremos os voos para o Caribe, cujas passagens já estão disponíveis para compra no site da Companhia”, Kakinoff concluiu.

Sumário dos Resultados do 2T21

• O número de Passageiro-Quilômetro Transportado Pago (RPK) aumentou 344% comparativamente ao 2T20, totalizando 3,4 bilhões (-63% vs. 2T19);

• O Assento Quilômetro Ofertado (ASK) aumentou 307% em relação ao 2T20 (-65% vs. 2T19);

• A GOL transportou 2,9 milhões de Clientes no trimestre, um aumento de 366% versus o 2T20 (-64% vs. 2T19);

• A receita líquida foi de R$ 1,0 bilhão, um aumento de 187% em relação ao 2T20 (-67% vs. 2T19). As outras receitas (principalmente cargas e fidelidade) totalizaram R$ 141 milhões, equivalente a 13,7% das receitas totais;

• A Receita Líquida por Assento Quilômetro Ofertado (RASK) foi de 25,50 centavos (R$), redução de 29,5% em relação ao 2T20. A Receita de Passageiros Líquida por Assento Quilômetro Ofertado (PRASK) foi 22,01 centavos (R$), queda de 10,5% em relação ao 2T20;

• O Custo por Assento Quilômetro Ofertado (CASK) foi de 42,47 centavos (R$), 46% menor em comparação ao mesmo período do ano anterior para bases nominais, e 45% menor excluindo a variação cambial entre os períodos. Os custos incorridos estritamente relacionados aos voos operados (CASK ajustado) corresponderam a 21,94 centavos (R$), uma redução de 36% para bases nominais e 34% menor excluindo a variação cambial;

• O EBIT ajustado foi de R$ 144 milhões, correspondendo a uma margem de 14%, o que demonstra o restabelecimento das margens operacionais necessárias para suportar o crescimento da operação. O EBITDA ajustado atingiu R$ 222 milhões, com margem de 22% evidenciando os bem-sucedidos esforços de sustentabilidade, com equilíbrio entre oferta e demanda;

• O prejuízo líquido após participação de minoritários foi de R$ 1,2 bilhão, excluindo variações cambiais e monetárias, despesas líquidas não recorrentes, ganhos relacionados a Exchangeable Notes e resultados não realizados de capped calls;

• Yield médio por passageiro de 25,86 centavos (R$), redução de 18% em comparação ao 2T20, principalmente em função do maior volume de RPKs em comparação ao 2T20, período com menor nível de operação caracterizado pela “malha essencial” do início da pandemia e por consequência do agravamento da segunda onda da Covid-19 que impactou especialmente a operação da GOL nos meses de abril e maio de 2021;

• Taxa de ocupação média de 85,1%, um aumento de 7,0 p.p. em relação ao 2T20, principalmente em decorrência da prudente gestão de oferta, adicionando capacidade em equilíbrio com os sinais da demanda e o data analytics proprietário da GOL;

• Utilização de aeronaves de 8,0 horas/dia, uma evolução de 23,1% em relação ao 2T20, consistente com a estratégia da Companhia de adicionar capacidade conforme os sinais da demanda; e

• Pontualidade de 96,3%, um aumento de 0,2 p.p. em comparação com o 2T20, de acordo com a Infraero e dados fornecidos pelos principais aeroportos.

Comentários da Administração sobre os Resultados

A GOL está intensamente focada na melhoria de suas operações à medida que a Companhia restaura sua malha para atender ao aumento da demanda. “Agradeço muito aos nossos Colaboradores, o Time de Águias, que estão liderando com cuidado, clareza e confiança, resultando em uma gestão bem-sucedida durante a crise, e colocando a Companhia em uma sólida posição para a retomada completa de suas operações”, disse Kakinoff.

Vendas: As vendas brutas consolidadas atingiram aproximadamente R$ 1,7 bilhão no 2T21. As vendas médias diárias da GOL foram de R$ 18 milhões, as quais representam cerca de 54% dos níveis de venda pré-pandemia e R$ 50 milhões acima do 1T21. Um trimestre tradicionalmente fraco se mostrou um período de retomada para o setor, que voltou a crescer em linha com a tendência de queda de casos de Covid-19, especialmente a partir de junho/21.

Malha e Frota: Atualmente, a frota da GOL conta com 94 aeronaves dos modelos 737-800, 23 aeronaves 737-700 e 10 aeronaves Boeing 737 MAX 8. Em junho, a GOL deu início às operações do Boeing 737 MAX 8 em Congonhas (SP), um dos mais importantes e movimentados aeroportos do País. Como consequência de sua flexibilidade, a malha da GOL foi redesenhada com foco na demanda de lazer, principalmente na região Nordeste do Brasil, através do hub da Companhia em Salvador.

“Seguimos comprovando que nossa frota padronizada e flexível continua sendo a melhor estratégia para atender as flutuações da demanda. Estamos extraindo maior valor de nossa malha em relação às demais aéreas, e retomando nossas operações com mais qualidade quando comparado ao período pré-pandemia, e podendo ajustar quase instantaneamente as nossas frequências nos mercados mais aquecidos”, comentou Celso Ferrer, Diretor Vice-Presidente de Operações.

A GOL recentemente anunciou a aquisição da MAP Linhas Aéreas (“MAP”), uma empresa aérea brasileira doméstica com rotas para destinos regionais e do Aeroporto de Congonhas, com o objetivo de expandir malha e capacidade, à medida que busca revitalizar a demanda por viagens de lazer e negócios. Com essa aquisição, a Companhia investe ainda mais no mercado de transporte aéreo regional, com destaque para a região Amazônica do Brasil. O acordo de aquisição se alinha à tradicional flexibilidade GOL, uma vez que não existem compromissos quanto à frota e pessoal da MAP.

Experiência do Cliente: A Companhia se destaca pelo relacionamento humano e inteligente, importantes direcionadores que proporcionam a melhor experiência para os Clientes.

O Net Promoter Score (NPS) da GOL foi de 43 no trimestre, uma sólida métrica resultante do produto best-in-market e do elevado engajamento da equipe de atendimento ao Cliente e de todo time da GOL.

Liquidez: A Companhia amortizou aproximadamente R$ 450 milhões de dívida no segundo trimestre de 2021 e ao mesmo tempo, liberou ativos de valor de mercado de US$ 250 milhões, demonstrando seu comprometimento no fortalecimento de seu balanço em meio a períodos desafiadores para estrutura de capital.

Considerando os valores financiáveis de depósitos e ativos não onerados, as fontes potenciais de liquidez da Companhia resultam em aproximadamente R$ 5 bilhões de liquidez acessível.

Ademais, a Companhia tem trabalhado para fortalecer margens, e manteve seu custo fixo reduzido em comparação ao pré-pandemia, além de converter seus custos fixos de folha e arrendamento para variável. A forte e ágil resposta à pandemia em termos de liquidez foi possível devido ao trabalho de fortalecimento do balanço dos últimos 5 anos que a Companhia conduziu de maneira diligente e contínua.

“Mesmo em um ano atípico, a GOL se destaca entre as poucas empresas aéreas mundiais por amortizar cerca de R$ 6,0 bilhões de dívidas desde o início de 2020, pela sua gestão disciplinada de liquidez e sua extração de valor dos ativos correntes. Essa estratégia permite que a GOL foque em crescer com rentabilidade, saindo da crise com um balanço mais leve e fortalecido, comparativamente aos seus concorrentes”, apontou Richard Lark, Vice-Presidente Financeiro. “A emissão de ações para a reincorporação do programa de fidelidade Smiles em conjunto com o aumento de capital liderado pelos acionistas controladores totalizam aproximadamente R$ 1,0 bilhão em capital novo no trimestre”.

Leasing: Durante o segundo trimestre, a GOL manteve a flexibilidade pela vigência de seus contratos de pagamentos mensais fixos permanecendo-se variáveis (power-by-the-hour). Os acordos firmados com seus arrendadores permitem a extensão no prazo dos diferimentos de forma a serem ajustados proporcionalmente à recuperação da capacidade durante o ano de 2021. A gestão eficiente dos contratos de arrendamento permitiu que a Companhia registrasse o menor endividamento de sua frota perante seus pares locais e com o menor compromisso de dólares por aeronave.

Sustentabilidade: A GOL investe em diversas iniciativas para amenizar seus impactos, e foi a primeira Companhia Aérea da América Latina a estabelecer o compromisso de neutralizar suas emissões de carbono até 2050, por meio da utilização de alternativas sustentáveis de combustível de aviação, ou SAFs (Sustainable Aviation Fuels) e por melhorias operacionais e técnicas que reduzem as emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa), alinhado às diretrizes da IATA e do Esquema de Compensação e Redução de Carbono para Aviação Internacional (CORSIA). Além disso, é a primeira Companhia aérea a oferecer a possibilidade de seus Clientes realizarem a compensação de carbono de suas viagens por meio de uma parceria com a MOSS Earth, plataforma ambiental de crédito de carbono. A compensação é realizada com o MCO2, o crédito de carbono da MOSS, que é um token global lastreado em blockchain. A transação neutraliza a emissão de carbono emitido no voo a partir do apoio a projetos de conservação certificados com atuação na região da Amazônia.

Desenvolvimentos Recentes e Considerações para o 2S21

Demanda por viagens: O mercado de aviação doméstica é altamente correlacionado à atividade econômica do País (PIB). Com a recuperação econômica no Brasil e a tendência de queda de casos de Covid-19, suportada pelo avanço no Programa Nacional de Imunização, a Companhia projeta um cenário positivo para o 2S21. O mês de julho já apresenta cerca de 75% de aumento em relação a julho/20, enquanto as vendas no 2S21 devem expandir cerca de 35% versus o 2S20. A GOL está planejando um aumento de aproximadamente 50% nas decolagens no 2S21, quando comparadas ao mesmo período do ano passado.

Capacidade: A GOL segue ajustando a sua malha aérea para manter seus altos índices de ocupação e rentabilidade. O cenário atual de planejamento de capacidade assume um aumento de aproximadamente 46% no 2S21 em relação ao 2S20. Atualmente as operações estão acima de 400 voos/dia com 82 aeronaves, 2,3 vezes maior quando comparado às operações de julho/20. Após devolver cinco aeronaves B737-800 arrendadas no 2T21, a GOL planeja devolver outras três aeronaves no 2S21. Do início dessa crise até o final de julho/21, a Companhia diminuiu sua frota em 19 aeronaves Boeing 737 arrendadas.

Fluxo de caixa: A Companhia vem implementando medidas para minimizar o consumo líquido de caixa e manter o equilíbrio de seu fluxo de caixa operacional. Para o 2S21, a GOL estima que a demanda seja aproximadamente 50% maior quando comparada ao mesmo período do ano passado, e 65% dos patamares pré-pandemia. Combinado com o rebalanceamento responsável e equilibrado no patamar da capacidade e capex de aproximadamente R$ 300 milhões a Companhia prevê financiar o crescimento das operações com equilíbrio entre as entradas e saídas operacionais de caixa.

Liquidez: A GOL espera encerrar o 2S21 com R$ 4,2 bilhões em liquidez. A dívida líquida ajustada deverá ser da ordem de R$ 15,3 bilhões em 31/12/21. “O apoio contínuo dos nossos stakeholders é fundamental para assegurar a manutenção dos recursos disponíveis para a Companhia financiar o seu crescimento durante o período de recuperação,” concluiu Lark.

Perspectivas para 2S21

No 2S21, a Companhia estima operar uma frota média de 102 aeronaves ao final do período. Espera-se que a receita do segundo semestre de 2021 aumente aproximadamente 60%, comparada com igual período em 2020.

A GOL espera encerrar o 2S21 com aproximadamente R$ 4,2 bilhões em liquidez total e R$ 15,3 bilhões em dívida líquida ajustada. Diversas iniciativas são relevantes para assegurar que a Companhia mantenha a liquidez nos patamares esperados no 2S21.

Informações Ambientais, Sociais e de Governança (“ESG”)

A GOL busca ser líder mundial na transformação da aviação mais sustentável. A Companhia lançou uma nova seção Environmental, Social and Governance em seu site de relações com investidores (https://www.voegol.com.br/ri), incluindo informações detalhadas de métricas SASB e TCFD, e uma subseção específica para projeções. O conteúdo do novo website está alinhado com o comprometimento da GOL em melhorar a sustentabilidade de seus negócios por meio de uma sólida governança corporativa, com o propósito de ser a Primeira para Todos os Colaboradores e Clientes, promovendo inclusão e acessibilidade, e alcançando emissões líquidas zero de carbono em 2050.

Desde 2010, a GOL prepara relatórios anuais de sustentabilidade com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative, um padrão internacional para relatar o desempenho ambiental, social e econômico. Ao adotar esses parâmetros e fornecer dados relacionados ao público, a Companhia está reforçando sua responsabilidade com as diversas partes interessadas, por meio de maior transparência e credibilidade. Entre as iniciativas da GOL estão sua adesão voluntária, desde 2016, à coalizão de liderança em precificação de carbono, que é uma iniciativa global para precificar as emissões, bem como várias campanhas e associações dedicadas a promover as melhores práticas ESG tanto no setor de aviação quanto na economia em geral. A Companhia também mantém iniciativas sociais relacionadas à sua força de trabalho, satisfação e segurança dos Clientes, bem como iniciativas de governança por meio de lideranças, comitês, políticas e assembleias de acionistas.

A Companhia convida os gestores de fundos de investimento orientados para ESG a rever as ações de sustentabilidade da GOL e a filosofia de reporting, em seu site de relações com investidores: www.voegol.com.br/ri.

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