AEROPORTOS

Login único da ANAC: acesso digital aos sistemas da Agência por meio do CPF

Mais acessível e segura, nova porta de entrada torna navegação intuitiva e interativa

A partir desta quarta-feira (30/6), o público que utiliza os serviços digitais da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) passa a contar com uma nova forma de acesso aos sistemas da instituição. É o Login Único da ANAC, a porta de entrada que facilita a identificação e a autenticação a partir do cadastro do CPF como usuário.

Assista ao vídeo de lançamento do Login Único da ANAC. (Clique no link para acessar).

Agora, o acesso aos sistemas da Agência ocorre em um ambiente digital único (integrado ao Governo Federal), altamente seguro, racional, intuitivo e interativo. Com um único usuário e senha, o regulado poderá navegar, neste primeiro momento, em todos os sistemas integrados ao SACI e SINTAC, por exemplo.

Quer saber como funciona o Login Único da ANAC?
Assista aos vídeos tutoriais e entenda o passo a passo para acessar com o CPF, abrir uma conta ou até recuperar sua senha.

– Login Único: Login com a conta Gov.Br (Clique no link para acessar).

– Login Único: Login com a conta da ANAC (Clique no link para acessar).

– Login Único: Criação da conta ANAC (Clique no link para acessar).

– Login Único: Recuperação de senha da conta ANAC (Clique no link para acessar).

Ainda ficou na dúvida? Confira a página de ajuda do Login Único da ANAC (Clique no link para acessar).

Entenda o que é e como você pode cadastrar o seu CPF no ambiente gov.br. (Clique no link para acessar).
As “Perguntas e Respostas” mais frequentes também funcionam para acessar os sistemas da ANAC com facilidade.

As mudanças não se restringem às vantagens do cadastro do CPF como usuário. Outras melhorias importantes serão percebidas pelos regulados da ANAC. Quem preferir acessar os sistemas da Agência pelo smartphone ou tablet, por exemplo, vai ter uma nova experiência. É a responsividade trazida pelo login único.

O acesso aos sistemas da ANAC ficou mais fácil também para os usuários estrangeiros, sempre presentes nas operações aeronáuticas brasileiras. Antes do login único, os estrangeiros que necessitavam acessar os serviços da Agência não conseguiam se cadastrar adequadamente. Precisavam ter um número de CPF e se comunicar apenas em português. Agora, o acesso pode ser feito também em inglês e espanhol. Os estrangeiros poderão obter a autenticação por meio de uma Conta ANAC, que aceita o cadastro do passaporte como usuário.

Segurança conforme criticidade

O Login Único da ANAC fornece um nível de segurança compatível com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados pertinentes aos sistemas da Agência. São utilizados os mesmos recursos e protocolos de segurança consolidados pela indústria de software para identificação, autenticação e autorização de usuários.

Além de níveis compatíveis com criticidade dos dados acessados, a plataforma da ANAC exige o nível de exigência Prata (acesso com conta e senha já integradas a instituições financeiras) para as assinaturas e as autenticações eletrônicas de documentos públicos na plataforma Gov.br. O nível Prata permite ao usuário fazer uma assinatura avançada, com maior garantia de autoria e interações eletrônicas protegidas por sigilo.

Com o lançamento do login único, a ANAC executa determinação da Estratégia do Governo Digital, em atendimento à orientação da Secretaria Executiva do Ministério da Infraestrutura. A meta é simplificar o relacionamento com o público da Agência e manter um alinhamento entre as ações para transformação do setor público e o estímulo a uma economia digitalizada, dinâmica, produtiva e competitiva.

SEI e Portal de Capacitação com autenticação própria

Os usuários que interagirem com a ANAC pelo SEI e pelo Portal de Capacitação precisarão manter seus logins originais cadastrados nessas plataformas. Como ambos os sistemas não foram desenvolvidos pela Agência, o login único não pôde ser implantado nas duas plataformas.

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo